Páginas

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Prefeito de Parauapebas é notificado pelo TCM

Do Blog do Zé DUDU

EDITAL DE NOTIFICAÇÃO NO 002/2013/7ª
CONTROLADORIA/TCM
(PROCESSO NO 201303242-00
)
Notificação com prazo de 15 (quinze) dias, ao Senhor Valmir Queiroz Mariano.
O Auditor Convocado do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará, usando das atribuições conferidas pela Resolução nº 10.249/TCM – PA, de 20 de dezembro de 2011, e pela PORTARIA Nº 0315/TCM – PA, de 14 de março de 2012, e com fulcro nos arts 119 e 120, IV, do Regimento Interno do TCM – PA, alterado pelo Ato nº 15, de 17 de outubro de 2011, em cumprimento às atribuições desta Corte de Contas prevista no art.70, da Constituição Federal, e com o intuito de efetivar o exercício do controle externo, levando-se em consideração a diplomação e posse de novos gestores dos municípios paraenses, NOTIFICA o Senhor Valmir Queiroz Mariano, Prefeito Municipal de Parauapebas – PA, eleito para o mandato de 2013 a 2016, para que encaminhe/informe a este Tribunal, no prazo máximo de 15 (quinze) dias, contados do recebimento desta, os seguintes documentos:
1- Relação atualizada de nomes, endereços e telefones dos dirigentes do órgão ou entidade, bem como encaminhar o Decreto Executivo de nomeação dos mesmos;
2- Indicar o responsável pelo Controle Interno do Poder Executivo;
3- Relação dos Contratos com Prazos de Vigência ainda em curso, com indicação do número do Contrato, credor, objeto, valor, prazo de vigência, número da licitação, inexigibilidade ou dispensa, número de comprovação de envio a este Tribunal de Contas e eventual prorrogação realizada pelo novel gestor;
4- Relação de Convênios com prazos de Vigência ainda em curso, com indicação do número do convênio, convenente, objeto, valor, prazo de vigência;
5- Lei Orgânica do Município;
6- Lei de Criação da Procuradoria Municipal;
7- Lei de Contratação de Serviços Temporários.
Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará
Belém, 26 de fevereiro de 2013.
Auditor Convocado Alexandre Cunha
Relator/7ª Controladoria/TCM

Semurb e Crea realizam fiscalização em novos empreendimentos

Em municípios com grande número de construções e novos empreendimentos como Parauapebas é comum se encontrar obras executadas fora dos critérios necessários, comprometendo a qualidade das construções e gerando acumulo de entulhos em passeios públicos.

Comprometida em solucionar esse tipo de problema, a Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb) realizou nesta quarta-feira (27) uma ação de Fiscalização em novos loteamentos e construções de grande porte. Visando uma maior abrangência, o trabalho foi realizado em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (Crea).

Nesta ação foram fiscalizados onze novos empreendimentos quanto a uma série de critérios tais como documentação, se a obra segue o que está definido no projeto, se possui alvará de construção, dentre outros.


Obras que estão em desacordo com as normas de construção e postura foram notificadas, os responsáveis deverão para comparecer aos órgãos competentes para efetuarem regularização. Durante a ação foi esclarecido que a documentação da construção deve ser mantida na obra.
De acordo com o Coordenador de Engenharia da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semurb), Daniel Barroso, ações como esta são de extrema importância para o município, pois buscam cumprir determinações do Código de Posturas e orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), ”ações deste porte com parceria de mais órgãos competentes acontecerão continuamente”, afirma.

Enchentes: 100 famílias devem ser remanejadas este ano

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Parauapebas (Comdec) estima que cerca de 100 famílias devam ser remanejadas para abrigo público este ano, em virtude das enchentes. A previsão leva em consideração um levantamento realizado pela repartição, que já adotou medidas para atender aos atingidos pelas cheias.

Segundo Pedro Jaques, coordenador da Defesa Civil, o abrigo público que irá receber as famílias está em fase final de construção, no bairro Cidade Jardim. A área de 1.100 m2 receberá infraestrutura necessária para acolher as famílias. “Estamos construindo um abrigo decente, com estrutura de madeirite, banheiros e espaço de lazer para as crianças”, afirma o coordenador.

De acordo ainda com Pedro Jaques, até agora nenhuma família teve que deixar sua casa, tendo em vista que o nível do rio Parauapebas até a última terça-feira (26) estava em 6 metros e 20 centímetros – índice considerado relativamente baixo para este período. “Estamos monitorando o nível da água do rio todos os dias. A previsão é de chuva para esta semana e enchente para a primeira quinzena de março. Teremos situação de emergência apenas quando o nível do rio atingir os 9 metros”, explica.
Ações

Nos primeiros 45 dias do ano, a Comdec vistoriou e mapeou áreas de risco, com enfoque principal nos locais com histórico de desastre relacionado a chuvas. As visitas técnicas ocorreram no Morro do Macaco I, onde foram diagnosticadas três famílias em situação de risco elevado,o que levou a Coordenadoria a levantar um laudo técnico que foi encaminhado aos órgãos competentes para as devidas providências.
No Morro do Liberdade II, os agentes identificaram uma família em situação de emergência, por causa do risco de enxurradas, desmoronamento e desabamento. Já no Morro da Chácara das Nuvens, foi realizado monitoramento das famílias em situação crítica, além da atualização de todas as áreas de risco do município.
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil conta ainda com uma rede de parceiros, como Corpo de Bombeiros e secretarias municipais de Habitação, de Obras, de Assistência Social e de Serviços Urbanos. A Comdec está no prédio da Semob, no bairro Beira Rio. O telefone é o 3356-2597.
Ascom PMP

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Deus está vendo

Hoje quando eu estava atravessando vi um senhorzinho caindo, as pessoas passavam por ele como se ele fosse invisível. Quando eu me aproximei ele tava sentado no chão, perguntei se ele tava bem e precisava de alguma coisa, ele me estendeu a mão e pediu dinheiro. Dinheiro eu disse que não daria, ele me olhou e disse: Me dá comida, to com fome. Eu atravessei com ele e o coloquei sentado na padaria, enquanto todos me olhavam por estar com um mendigo sujo e fedorento eu pedia comida pra ele. Eu nunca vi ninguém se emocionar tanto a comer um pão... Fui embora com uma frase na cabeça "A vida tirou até meu nome, menina!" Quando já tinha saído, vem um homem bem vestido atrás de mim, pega na minha mão e diz: NEM OLHOS VIRAM, NEM OUVIDOS OUVIRAM O QUE DEUS PREPAROU PRA VOCÊ É MUITO MAIOR QUE VOCÊ PODE IMAGINAR! Ai não teve jeito, chorei como se não houvesse amanhã.

Isabelle Coelho.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Floresta Nacional de Carajás completa quinze anos de criação

A Floresta Nacional (Flona) de Carajás, no sudeste do Pará completa quinze anos de criação. Uma programação especial foi realizada no Parque Zoobotânico de Parauapebas.

As fotos da floresta e os animais empalhados chamaram muito a atenção dos visitantes no salção de exposições do Parque. "Mostrar um pouco da fauna e da flora da floresta amazônica e a parceria desses 15 anos da Flona de Carajás", disse Aucemir Aires, técnico do museu.
Pelo menos duas mil pessoas passaram pelo parque neste último final de semana e participaram das atividades que marcaram os 15 anos de criação da Flona.
O decreto do Governo Federal que criou a Flona é de 2 de fevereiro de 1998. Mas desde 1985 existe o Parque Zoobotânico de Parauapebas, que fica dentro da Unidade de Conservação, onde é possível apreciar de perto as plantas e animais, como a anta, que está na lista do Ibama de espécies ameaçadas de extinção.
O contato com a natureza é intenso: existem muitas espécies de árvores e animais.
Com aproximadamente 411 mil hectares, a Flona Carajás é uma das mais diversificadas e ricas da Amazônia. Também é onde está localizada a maior mina de minério de ferro a céu aberto do mundo.
"Carajás é um grande exemplo da compatibilização da mineração com a conservação da bidiversidade", disse Frederico Drumonth, chefe da Flona Carajás. (G1)

Centro de recuperação de dependentes químicos busca doações em Parauapebas

O Centro de Apoio Semeando saiu às ruas para pedir ajuda e continuar mantendo o trabalho de resgate de dependentes químicos do município. O Centro Semeando já existe a um ano em Parauapebas e segundo o líder André Luiz dos Santos Barbosa mais de dez pessoas já passaram pela casa de apoio neste período e se encontram recuperadas.

Baseado em seu testemunho pessoal André Luiz que hoje é pastor e ex- dependente químico, falou que esta iniciativa surgiu quando perdeu dois filhos para o mundo do crime especificamente na dependência química. Desde então, colocou um propósito em seu coração para ajudar pessoas que vivem em completo abandono por seus familiares que acabam sendo vitimadas à dependência de drogas e álcool. “A fé que nos move é firmada em Deus, eu vivi esta vida e graças ao apoio de pessoas que fazem este trabalho é que estou vivo salvando outras vidas” disse André Luiz.

Atualmente o centro funciona em uma chácara próxima da cidade que abriga a família do líder e outros ex-dependentes que não possuem família em Parauapebas. Ainda segundo ele o aluguel desta chácara é no valor de R$ 2 mil reais e por ainda não receberem recurso da Prefeitura visto que estão se legalizando juridicamente resolveram fazer campanhas externas em semáforos e veículos de comunicação buscando recurso para a manutenção desta casa de recuperação.
Pastor André disse que além recurso em dinheiro, também precisam da doação de produtos de higiene pessoal, roupas, calçados,cobertores e ventiladores. A campanha tem como título “Ajude nesta obra” a conta para doações em dinheiro é: Banco Bradesco- AG-01411 C/C 0583122-9 . O contato é pelos telefones (94) 8127-6632/9173-4562.
Carajás o Jornal


Vereador Josineto Feitosa reúne sua equipe para traçar metas para 2013

O Vereador Josineto Feitosa juntamente com sua equipe traçando metas e elaborando o Plano de Ação para 2013.

Este trabalho serve para que o gabinete possa realizar um trabalho ordenado e constante junto às comunidades de Parauapebas.
Uma das ações em destaque é  o Programa “Vereador no Bairro”, este Programa tem por objetivo proporcionar as  comunidades um contato direto com o Vereador, pois o mesmo nesta ação visita os prédios Públicos, faz levantamento das necessidades do bairro e principalmente escuta as reivindicações e apelos da população, para que possa na Câmara Municipal reivindicar aos Órgãos competentes as respostas aos anseios do povo.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Feliz aniversário Willyan Sousa


Feliz Aniversário Amigo!
Parabéns para o nosso querido Willyan Sousa.

Semurb realiza ações para cumprimento do código de posturas do município

Na manhã deste domingo (24), a Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb) realizou uma fiscalização para desobstruir vias e passeios públicos nas proximidades do Mercado Municipal. A ação pretende melhorar a mobilidade urbana na região e faz parte de uma série de atividades desenvolvidas pela Prefeitura de Parauapebas com o objetivo de se fazer cumprir o código de posturas do município.

Por volta das cinco horas da manhã, uma equipe de 17 agentes da Semurb foi à Rua Araguaia e à Travessa Santo Antônio para retirar as barracas dos feirantes que ocupavam o passeio público. De acordo com a coordenadora da fiscalização da Semurb, Ingrid Fernandes, os comerciantes estão sendo instruídos a se reorganizarem no galpão coberto construído para eles atrás do mercado. Em caso de reincidência no descumprimento do que determina o código, o comerciante poderá ser multado.

A coordenadora afirmou, ainda, que os trabalhos da fiscalização continuarão nos próximos finais de semana.
Ação em toda cidade
A Semurb, em parceria com outros órgãos como o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), Vigilância Sanitária, Conselho Tutelar e Defesa Civil, deu início aos trabalhos de fiscalização e cumprimento ao código de posturas do município na última semana.
Estabelecimentos comerciais ao longo da PA-275, nas proximidades da Praça Mahatma Gandhi e no Bairro Cidade Jardim foram notificados e não podem manter mesas e cadeiras nas calçadas, devendo desobstruir o acesso dos pedestres.
Os comerciantes podem entrar com pedido junto à Semurb para manter parte desse material, mas o número final de mesas e cadeiras utilizadas deverá ser aprovado pela secretaria.
Código de Posturas
O código de posturas do município, de 31 de Dezembro de 2004, é um documento que reúne o conjunto de normas municipais em todas as áreas de atuação do poder público. Ele deixa clara a proibição do impedimento de ruas, praças, estradas e caminhos públicos para pedestres e veículos.
Com o cumprimento do código, a Prefeitura pretende tornar Parauapebas uma cidade mais organizada e adequada às necessidades de desenvolvimento urbano, garantindo bem-estar e qualidade de vida à população.
Fonte: Ascom PMP

UFRA divulga o listão dos aprovados no vestibular 2013


Lista traz nome dos 1.120 aprovados no certame.Este ano foram 15.579 candidatos inscritos.

A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) divulgou na manhã desta quinta-feira (21), o “listão” com o nome dos 1.120 aprovados no Processo Seletivo 2013.
Para acessar o listão clique aqui.
Este ano, 15.579 candidatos se inscreveram para o certame. A Ufra ofereceu vagas para os seguintes cursos: Agronomia; Engenharia Ambiental e de Energias Renováveis; Engenharia de Agrimensura e Cartográfica; Engenharia de Pesca; Engenharia Florestal; Licenciatura em Computação; Sistemas de Informação; Administração; Ciências Biológicas; Ciências Contábeis; Medicina Veterinária e Zootecnia, distribuídas nos campi de Belém, Capitão Poço, Parauapebas, Capanema e Paragominas.
Os dois primeiros lugares gerais foram para o curso de Medicina Veterinária, com os estudantes Alisson Santos de Souza (1º lugar) e Bruno Masato Kitagawa de Oliveira (2º lugar). A estudante Giovanna Mayssa Pinheiro Costa foi a terceira colocada geral da universidade, ela optou pelo curso de Engenharia Cartográfica de Agrimensura.
Matrícula
O candidato poderá fazer a matrícula no campus em que foi aprovado de 06 a 08 de março, no horário de 08h30 às 11h30 e de 14h30 às 16h30. No ato da matrícula haverá "trote solidário", com a doação de material escolar para ensino fundamental. As aulas iniciam no dia 22 de abril.
Para fazer a matrícula, os alunos precisam apresentar original e cópia dos seguintes documentos:
- Histórico escolar do Ensino Médio;
- Certificado de conclusão do Ensino Médio;
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Carteira de identidade;
- Certificado de alistamento militar se maior de 18 anos;
- Título de eleitor;
- CPF;
- Duas fotos 3 x 4.
G1.com


Imagem do Dia


sábado, 23 de fevereiro de 2013

Imprensa Local e se reune com Assessoria de comunicação da Câmara



A Assessoria de comunicação da Câmara Municipal de Vereadores que tem a frente o professor e blogueiro Alderi Gonçalves dos Santos se reuniu com a imprensa local para tratar de assuntos diversos.
A imprensa compareceu em grande número sendo eles: O jornal o Regional, Carajás, Tabloide, jornal de Parauapebas,Conexão Rural, Hoje, Semanal, PortalPebinha de açucar, blog jovem de parauapebas e Fonte de Vida FM

Serra Pelada é destaque no Conexão Rural deste domingo

 Assinatura de contrato para exploração da chamada Montoeira de Serra Pelada é destaque no Conexão Rural deste domingo, que traz ainda muita moda de viola com a dupla Cebolão e Tiãozinho
O programa Conexão Rural, produzido e apresentado pelo jornalista Lima Rodrigues, traz neste domingo (RBATV, BAND, CANAL 30) uma reportagem especial sobre uma assembleia de garimpeiros realizada em Curionópolis (PA). Mas não foi uma assembleia qualquer. Foi uma mega

assembleia para aprovação de um importante contrato entre a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) e a BS III, uma empresa comandada pelo ex-deputado federal Virgílio Guimarães, especializada em estruturação de investimentos na área mineral. O objetivo do contrato é permitir a exploração da chamada montoeira de Serra Pelada, que são os resíduos, sobras ou lama da grande cava daquele que foi o maior garimpo a céu aberto do mundo no início da década de 1980. O Conexão Rural apresenta ainda muita música sertaneja de raiz. O programa vai ao ar todo domingo pela RBA-TV Parauapebas, Band, canal 30. As imagens são de Rayane Pontes e a edição de Neulizey Marques.

Lima Rodrigues
Programa Conexão Rural






sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Show de Gusttavo Lima em Parauapebas dia 24 de Fevereiro

O Cantor, músico e compositor. Gusttavo Lima fará Show em Parauapebas, no dia 24 de Fevereiro, o evento será no espaço da FAP.
Com realização da Equipe 3 e Marola Shows.

Gusttavo Lima é Mineiro de Presidente Olegário (MG), toca violão, viola, guitarra, bateria, baixo e sanfona, chega ao mercado fonográfico com notoriedade, é o responsável por dar o tom a canções de sucesso como “Inventor dos Amores”, “Rosas, Versos e Vinhos”, “Balada” – que conquistou o Brasil nos últimos meses, e agora a “60 Segundos”.
 Nivaldo Batista Lima, ou simplesmente Gusttavo Lima, gravou, em 2010, o seu primeiro CD e DVD “Inventor dos Amores”, com 22 músicas, onde 16 são composições próprias. O mineiro, que é empresariado pela Áudio Mix, começou sua carreira artística muito bem, o seu primeiro álbum é recheado de participações especiais, como da dupla Jorge & Mateus (na canção “Inventor dos Amores”), Maria Cecília & Rodolfo (na música “Te Quero Sim”), Guilherme & Santiago (na canção “Larguei de Ser Besta”) e do artista solo Edson (na música “Super Homem”).
com o seu carisma e seu jeito simples de ser, promete levar suas canções para todo o público sertanejo do Brasil.

Desaparecido

O Jovem Mateus Alves de 17 anos, está desaparecido desde o dia 13 de Fevereiro, Mateus foi visto pela ultima vez em um restaurante do Bairro Casas Populares 2, quando foi abordado por três indivíduos, dentro de um veiculo Renault/Sandero  de cor branca.
Se você tem alguma informação, que leve ajude a resolver à esse caso de desaparecimento, ligue para o Disque Denúncia de Parauapebas (94)3346-2250. O Anonimato é Garantido. 

Julgamento de um dos acusados pela morte de Ana Karina em Parauapebas

Iniciou às 9h desta quinta-feira (21), o julgamento de um dos acusados pela morte da comerciária Ana Karina, em maio de 2010, na cidade de Parauapebas, sudeste do Pará. O corpo de vítima, grávida de 9 meses, nunca foi achado. Este é o primeiro caso no Pará em que um réu é julgado por homicídio sem que o corpo tenha sido encontrado.

Logo no início do julgamento aconteceu o sorteio das pessoas da comunidade que vão participar do juri. Florentino Rodrigues será o primeiro de quatro acusados a ir ao banco dos réus. Alexandre Camilo, que seria pai do filho de Ana Karina; a noiva dele, Graziela Barros; e Francisco de Assis, acusado de ser o pistoleiro que matou a comerciária também devem ir a júri popular, mas somente depois do Tribunal de Justiça do Pará julgar os recursos movidos pelas defesas dos réus. Como a defesa de Florentino não recorreu, o processo foi desmembrado e ele será julgado separadamente.
Entenda o caso
Ana Karina tinha 29 anos e estava grávida de 9 meses quando, segundo a polícia, foi assassinada no dia 10 de maio de 2010 em Parauapebas. O crime ganhou repercussão na imprensa do estado pela brutalidade como a vítima foi morta.
Depois de assassinada, o corpo de Ana Karina teria sido esquartejado, jogado dentro de um tambor com pedras e jogado no Rio Itacaiunas. Até hoje nada foi encontrado. (G1)

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Curso de formação do servidor público é ministrado a servidores da Câmara Municipal

O curso serviu para capacitar servidores recém empossados no quadro efetivo da Câmara Municipal.

O curso de “Noções Básicas de Administração e Formação do Servidor Público”, ministrado entre os dias 19 e 20 de fevereiro, na Câmara Municipal de Parauapebas. Teve como Objetivo repassar ao Servidor Público, informações sobre administração pública, direitos e deveres.
Os tópicos abordados no evento foram os seguintes:
Estado: origem e conceito; Poderes e função do estado; Administração Pública: sentido objetivo e subjetivo; Poderes e deveres dos administradores públicos; Servidores Públicos; Ingresso na administração, estágio probatório e avaliação de desempenho. 

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Produtores rurais apresentam suas necessidades à Sempror

Dando continuidade as ações com produtores rurais, a Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror) realizou mais duas reuniões no último final de semana.
Agora, foi a vez das regiões de Palmares Sul e Serra do Cedro. A primeira ocorreu no sábado (16), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Freire, Palmares Sul. Já a segunda, aconteceu nas futuras instalações da Associação dos Produtores Rurais da Comunidade Serra do Cedro, a 17 km de Parauapebas.

Em ambas as reuniões foram tratados de assuntos relacionados às necessidades dos produtores rurais. Além disso, ocorreram as apresentações: da equipe que está realizando o censo agropecuário nas duas regiões e da nova dinâmica de trabalho da Sempror.
Segundo o Secretário de Produção Rural, Horácio Martins, as reuniões estão sendo extremamente produtivas. “Estou conhecendo os produtores e suas necessidades, para que possamos transformar a realidade local. A meta do governo é fazer do ano de 2013 o ano da produção rural no município”, declarou o secretário.
PALMARES SUL
É uma das regiões que mais produz hortifrutigranjeiro no município de Parauapebas e também uma das que mais fornece para a Feira do Produtor. Por isso, recebeu as congratulações do Secretário de Produção Rural.
Messânia Cardoso ASCOM

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Paula Fernandes em Parauapebas - 17 de Maio


Blogger visita Praça da Bíblia

Essa noite visitei um dos pontos turísticos de Parauapebas, a "Praça da Bíblia" . O que eu não imaginava é que presenciaria uma linda noite ao lado de uma amiga, uma noite fria, nublada e com lindas nuvens vermelhas no céu.


Equipe da SEMOB atende apelo de moradores através de foto

O buraco localizado na Avenida Vs10 do Bairro Caetanópolis, havia sido tapado com lixo e entulho por moradores locais.
Graças a uma foto postada na Rede Social e outra em nosso Blog, o apelo dos moradores foi atendido pela equipe da Secretaria Municipal de Obras.
a Secretaria Municipal de Obras (SEMOB) tem como Secretário, Dário Furtado Veloso e como Secretário Adjunto Raimundo Nonato Barbosa 
Veja o antes e depois nas fotos abaixo:
Antes
Depois

Parabéns a equipe, que atendeu o apelo dos moradores!

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Morre Almir Gabriel, ex-governador do Pará

O ex-governador do Pará Almir Gabriel (PTB) morreu na manhã desta terça-feira aos 80 anos em um hospital particular de Belém, onde estava internado desde o início de fevereiro. O político, que governou o Pará entre 1995 e 2002, lutava há alguns anos contra enfisema pulmonar. O velório será realizado no Palácio Lauro Sodré, a partir das 14h. O enterro será na quarta-feira, em Castanhal, cidade natal do ex-governador. As informações são do governo do Estado do Pará.
Almir Gabriel era médico cardiologista formado pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Gabriel exerceu dois mandatos como chefe do Executivo Estadual, após vencer duas disputas no segundo turno, derrotando Jarbas Passarinho e Jader Barbalho (PMDB). Ele governou o Pará entre 1995 e 2002, sendo sucedido por Simão Jatene (PSDB), atual governador, na época em seu primeiro mandato. Em 2006, Almir concorreu novamente ao governo do Estado, e foi derrotado por Ana Júlia Carepa (PT).

Sessão solene marca o início dos trabalhos legislativos de 2013


A Sessão Solene, que deu início a sétima legislatura municipal de Parauapebas, aconteceu na tarde da última sexta-feira, 15/02. O presidente da Câmara, Josineto Feitosa (PSDC), abriu a cerimônia convidando as autoridades presentes a comporem a Mesa de honra da Casa. Além dos vereadores eleitos estiveram presentes o prefeito Valmir Mariano, a vice-prefeita Ângela da Silva, o secretário de esporte, Marcel Nogueira, o secretário adjunto de comunicação,parlamentares de Curionópolis, a imprensa local e a comunidade.
Em seguida o presidente da Casa passou a palavra ao prefeito Valmir Mariano, que após um resumo dos primeiros 40 dias de mandato, falou sobre as propostas de projetos para os próximos quatro anos de governo. O chefe do Executivo ressaltou a importância do recadastramento de pessoas de baixa renda para que os programas assistenciais funcionem de maneira justa e amenize, então, o déficit habitacional do município e da necessidade de reajuste da tarifa do transporte coletivo. O prefeito finalizou dizendo que “Toda crítica é válida e tudo soma no processo democrático. O que tivermos que fazer, faremos”.

Luzinete Batista (PV) falou aos cidadãos que é na Câmara que os problemas da comunidade serão discutidos. Ela disse ainda que Parauapebas só vai ser uma cidade digna de viver se houver diálogo para que todos cheguem a uma conclusão sobre o que é melhor para o município. 
“Há um trabalho árduo nesta Casa e nossa missão é nos comprometer com as causas dos mais necessitados”, essas foram as palavras de Eliene Soares (PT) na tribuna, ela também afirmou que como vereadora não pode permitir a desorganização no governo. Eliene ainda sugeriu a criação de um serviço de denúncia para que a população possa reivindicar seus direitos.

Israel Pereira Barros (PT), o Miquinha, falou sobre o grande desafio que existe hoje na cidade. Muito já foi feito pelo município, mas ainda é necessário continuar trabalhando. “O vereador faz indicação, apresenta projeto, mas quem executa é o Executivo”, explicou Miquinha.

Charles Borges (PSD) afirmou que “é necessário haver equilíbrio para resolver as pendências que se acumularam. Não é apontar os dedos para ninguém, mas nós organizarmos. Estamos aqui para trabalhar”.

O vice-presidente da Câmara, José Arenes (PT) continuou os discursos na tribuna dizendo que “é preciso arregaçar as mangas e trabalhar ao invés de criticar. Agora é hora de fazermos uma nova história e darmos respostas urgentes ao problema da água e da saúde”. O vereador pediu ainda para que o prefeito não fizesse cortes nas verbas destinadas a agricultura e a educação.


Ao se pronunciar novamente, Josineto Feitosa anunciou a vontade de trabalhar em parceria com o Executivo e se colocou a disposição da população: “A Casa está aberta para recebê-los e atendê-los, porque aqui vai ter debates para o crescimento desta cidade”. Para encerrar a cerimônia o presidente convidou a todos para estarem presentes na Sessão Ordinária na terça-feira, 19/02, às 16 horas no auditório da Câmara Municipal de Parauapebas, localizado na Av. F, quadra especial no Bairro Beira Rio II.
ASCOM CMP / Fotos Rodrigo Martins.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Garimpeiros aprovam contrato para exploração da Montoeira



 (Curionópólis-PA – 18/02/2013) Por 355 votos favoráveis, 174 contrários, 4 votos não e 12 em branco, em um total de 545 votantes, dos quase mil garimpeiros presentes na Assembleia Geral Extraordinária ocorrida no domingo, 17 de fevereiro, foi aprovado  contrato de parceria entre a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada  (Coomigasp) e a empresa Brasil Século III Consultoria Ltda, inscrita no CNPJ sob o nº 14.110.805/0001-00, denominada BS III, com sede à Av. Brasil, 1438, sala 1005, bairro Funcionários, na cidade de Belo Horizonte (MG).
O contrato determina a exploração do material secundário denominado “melechete”, de “rejeito”, “lama” e/ou “montoeira”, que está localizado nas áreas da “CAVA”, “Rio Grota Rica” e “Montoeira”, na Província Mineral de Serra Pelada, pertencentes à COOMIGASP abrangidas pelos Processos DNPM/850.424/1990 e 850.425/1990. A Carta de Intenção já havia sido aprovada por assembleia do Conselho Deliberativo realizada em 26 de janeiro de 2013. O acordo prevê 44% do bruto para a Coomigasp, livre de quaisquer despesas, além do repasse de R$ de 200 mil mensais durante seis meses para a cooperativa aplicar em custeio com funcionários e programas sociais.

O evento ocorreu no auditório da cooperativa localizado na Rua 31 de Março, no bairro Planalto, em Curionópolis e contou com a presença de garimpeiros, diretores e delegados regionais da Coomigasp, além de funcionários e representantes de garimpeiros em várias cidades; diretores da BS 3 Consultoria e Gestão de Negócios, presidentes de cooperativas da região, advogados da cooperativa e da empresa contratante, entre outros convidados. O evento contou com o apoio da Polícia Militar e  ocorreu em clima de absoluta tranquilidade.
(Ascom-Coomigasp).

Feliz Aniversário Rayane Aires

Parabéns para linda Rayane Aires, que apaga as velinhas hoje!


Muita saúde, Muita paz, Muitas felicidade e tudo de bom para essa garota Magnifica!
 PARABÉNS!

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Enquanto isso em Parauapebas

Buraco na Avenida Vs10 do Bairro Caetanópolis é tapado com lixo e entulho. 
Bairro Caetanópolis Avenida: Vs10
Foto tirada por moradores do Bairro.

Ministério Publico sugere que a Prefeitura autorize o reajuste da passagem em Parauapebas

Ainda não está autorizada oficialmente, mas algumas vans estão usando de má fé e cobrando a tarifa indevida de 2.00 reais

O Ministério Público (MP) sugeriu, após análise da documentação apresentada pela Central de Vans que gerencia o segmento de transporte coletivo de Parauapebas, que a Prefeitura autorize o reajuste da passagem até o valor de R$ 2,00 (dois reais), mediante o compromisso que, até julho de 2013, seja renovada a frota atual no percentual mínimo de 5% (cinco por cento), visando o equilíbrio do sistema econômico-financeiro dos que prestam o serviço de transporte coletivo.

A Prefeitura está analisando a sugestão do MP, mas até o momento o reajuste não foi autorizado pelo Executivo. 
(Frank James)

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Brasil ocupa o 4º lugar em ranking de países que mais protegem sua moeda

O Brasil deixou de ser um dos países mais ativos na proteção de sua moeda. A constatação é de um estudo divulgado na quarta-feira (13): o Ranking da Guerra Cambial. Produzido pela equipe de pesquisa global do banco britânico HSBC, o levantamento compara 36 moedas e a ação desses países no mercado. De zero a dez, o Brasil ficou com sete pontos na contagem dos mais intervencionistas no câmbio - o que lhe rendeu o quarto lugar da lista. Com dez pontos, Japão e Suíça dividem o título de mais ativos na defesa de suas moedas.

No estudo, economistas do HSBC compararam o comportamento de 35 países e também da União Europeia nos últimos 12 meses. Levaram em conta desde aspectos subjetivos, como os discursos e a retórica dos líderes econômicos, até itens comparáveis, como taxa de juro, volume de intervenções diretas, medidas regulamentares e programas de relaxamento quantitativo.
Feita a comparação, o Brasil recebeu sete pontos em uma escala que varia de zero - o menos intervencionista - até dez - o mais ativo possível. Além de medidas tradicionais de política monetária como corte de juros, o estudo diz que "a regulamentação tornou-se a tática adicional favorita dos emergentes". O HSBC dá como exemplos a mudança de alíquotas de impostos ou novas regras para o mercado. "O Brasil é um exemplo notável disso, onde novas alíquotas passaram a ser cobradas em operações financeiras que estavam pressionando o real."
Com sete pontos, o Brasil divide o 4.º lugar no ranking com o Peru e Taiwan. À frente estão Colômbia, Venezuela e Turquia, com oito pontos, e Argentina, com nove pontos, além dos líderes Japão e Suíça, que têm a pontuação máxima. (IG)

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Flash - Câmara Municipal de Parauapebas

Plenária da nova Câmara Municipal de Parauapebas, com o vidro de proteção que separa a tribuna do auditório.
Na foto alguns equipamentos de limpeza, e móveis, quase tudo pronto para a 
a Sessão Solene de abertura dos trabalhos legislativos que ocorrerá na próxima Sexta, as 16:00 Horas.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Feliz aniversário Alzenir Azevedo


Hoje quem completa mais um ano de vida é a nossa linda Alzenir Azevedo.


Parabéns, que você seja sempre essa pessoa humilde e alegre, te desejo tudo de bom hoje e sempre, muita paz, saúde, conquistas, que todos os seus sonhos se realizem e que Deus te abençoe com muitas vitórias. Feliz Aniversário!


segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Imagem do dia


Petição contra Renan alcança meta de assinaturas


Será necessário talvez que o barulho do Carnaval passe para a grande maioria dos brasileiros se dar conta, mas o fato é que a petição pelo afastamento de Renan da presidência do Senado alcançou a meta de assinaturas estabelecida pelos autores da iniciativa. Ou seja, mais de 1% do eleitorado nacional – isto é, 1 milhão 360 mil pessoas – já assinou o documento que pede o impeachment do senador Renan Calheiros(PMDB-AL). Às 17h desta segunda-feira (11), o total de subscritores da petição passou de 1,4 milhão.
A mobilização digital contra a volta de Renan ao cargo ao qual ele renunciou, no final de 2007, abalado por várias denúncias graves, foi iniciada pela ONG Rio de Paz e teve imediata adesão de diversas entidades da sociedade civil. A ideia original era pressionar pela eleição de um político ficha limpa para presidir o Senado e, por conseguinte, o Congresso Nacional (o presidente do Senado acumula as duas funções). Eleito no último dia 1º com o voto de 56 dos 81 senadores, Renan é acusado de ter cometido três crimes pela Procuradoria-Geral da República. 
(congresso em foco)

Papa Bento 16 anuncia renúncia ao pontificado


Papa Bento 16 anúnciou a renúncia ao pontificado nesta segunda-feira (11), segundo  o Vaticano. Em comunicado, Bento 16 disse que vai deixar o cargo devido à idade avançada, por "não ter mais forças" para exercer o cargo.
O papado de Joseph Aloisius Ratznger começou em 2005. Esta é apenas a segunda vez que um Papa da Igreja Católica renuncia ao pontificado.

Segundo a rede de TV Sky News, o Papa deve deixar o Vaticano em 28 de fevereiro.(UOL)

Chico Brito avalia a primeira noite de carnaval em Parauapebas


A primeira noite de carnaval em Parauapebas foi positiva, segundo avaliação do secretário de cultura, Chico Brito (foto), em conversa via telefone celular agora há pouco com o Blogger.
Chico BritoQuestionado sobre o caos que virou o trânsito desde ás 17:30 horas, Chico disse que realmente o grande congestionamento foi um dos pontos negativos da noite, mas, segundo ele, o congestionamento se deu em virtude de um acidente ocorrido no semáforo próximo a Câmara Municipal, que interrompeu a via escolhida para o escape dos motoristas que iriam ao shopping e bairros próximos. Ainda segundo o secretário, a nova gestão recebeu o DMTT totalmente sucateado, sem a mínima condição de realizar um trabalho que atenda a população.
Chico ressaltou a segurança do evento, afirmando que não houve sequer uma ocorrência mais séria registrada pela segurança. “ Não houve briga, tumulto, assaltos. Tudo correu na maior tranquilidade e o que se viu foi o folião brincando, satisfeito”.
Outro ponto positivo destacado por Chico Brito foi na área da saúde. Segundo ele, os que precisaram de socorro médico encontraram um local refrigerado, com pessoal capacitado, em bom número e eficiente no atendimento.
Ainda na área da saúde, o Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais do Centro de Testagem e Acompanhamento – CTA esteve presente e pretende distribuir 40 mil preservativos e 1.000 unidades de gel lubrificante aos foliões, além de disponibilizar 1.000 testes rápidos de AIDS para os quatro dias de folia. É bom lembrar que quem quiser só camisinha receberá 4 unidades mediante comprovação de ser adulto. Se o folião fizer o teste de AIDS receberá 20 unidades. Para fazer o teste será necessário apresentação de documento com foto, informou Allan Werbett, coordenador do CTA.
Sobre o local do evento, Chico Brito voltou a insistir que a escolha se deu em virtude da Praça de Eventos não comportar mais esse tipo de festa. Para ele, o município terá que encontrar uma área pública que atenda as necessidades culturais já para o próximo ano. Solicitado que construísse uma nota para a noite de carnaval de ontem, Chico foi categórico: nota 7. “Levando-se em conta a segurança, o atendimento da área da saúde, o comércio, o trânsito, as instalações e a festa, acredito que 7 seria uma boa nota. Claro que haverá de melhorar muita coisa, mas estamos trabalhando nisso. Como exemplo, uma parte pequena do espaço reservado aos foliões, próximo a parede da Leolar, ainda apresentou setores alagando, todavia, a Semob já esteve hoje pela manhã no local efetuando um serviço de drenagem que melhorará significantemente o local para hoje”. O secretário mostrou-se chateado com parte da imprensa que insistia em fotografar apenas a área alagada, em detrimento aos pontos positivos do evento.
Sobre os boatos que circulavam nas redes sociais hoje de manhã, de que haveria a mudança para a Praça de Eventos a partir de hoje, o secretário negou veementemente, alegando que não haveria tempo para a mudança e que ela foi sequer cogitada.
Para Chico Brito, o importante é que a população tenha consciência e responsabilidade e faça do carnaval um momento de festa, tendo a certeza que, pelo tempo transcorrido entre a posse e o carnaval, a Secult fez o seu melhor. Chico disse que, com mais tempo pra planejar, o carnaval de 2014 será inesquecível.
Texto:Zédudu