Páginas

sexta-feira, 29 de março de 2013

Mike do Mosqueiro morre atropelado

O cantor "Mike do Mosqueiro", celebridade instantânea que ganhou sucesso com o hit da web "Tchanana nanana", morreu atropelado na madrugada desta sexta-feira (29), no distrito de Mosqueiro.

O atropelamento aconteceu na rua 16 de Novembro, na localidade próxima à praia do Chapéu Virado.
Mike caminhava pela pista "cambaleando" alcoolizado quando foi atropelado por uma combi.
Mike não resistiu ao impacto da batida e morreu na hora.

Oriundo de Belém do Pará Mike começou sua carreira tocando em quiosques nas praias de Belém, aos poucos foi conquistando o cenário underground da cidade. Com seu talento no violão e sua voz bonita e vigorosa, possui varias musicas circulando na internet dentre elas um single em inglês.

Programação Circuito Cinema 29/03 à 04/04/2013


FilmeClas.Horário

A Hospedeira (The Host)

12 anos

Dub. - 14h00, 16h30, 19h00, 21h30

G.I. Joe: Retaliação (G.I. Joe 2: Retaliation)

12 anos

Dub. - 19h20, 21h40

Jack - O Caçador de Gigantes (Jack - The Giant Slayer)

10 anos

Dub. - 13h40, 16h10, 18h40, 21h20

Os Croods (The Croods)

Livre

Dub. - 13h00, 15h00, 17h10

Vai que Dá Certo (Vai que Dá Certo)

12 anos

13h30, 15h30, 17h30, 19h30, 21h30

Câmara Municipal de Parauapebas em clima de Páscoa.


Em comemoração a semana de Páscoa, os vereadores Miquinha, Josineto De Oliveira Feitosa , Arenes Do PT, Ivanaldo Braz , Antonio Chaves Major, Bruno Soares, Devanir Martins e Pavão, participaram nesta terça feira (26) de um café da manhã com os servidores da Câmara Municipal de Parauapebas. 
Um ato simbólico onde os servidores foram presenteados com ovos de Páscoa e relembraram o verdadeiro sentido da páscoa.

 






quinta-feira, 28 de março de 2013

Jornada de Lutas da Juventude Brasileira- 25 a 30 de Março


Se liga na curiosidade - Barulho do estômago

O estômago naturalmente já provoca certo barulho característico das atividades do sistema digestório. No entanto, quando uma pessoa está com muita fome, seu estômago passa a fazer um barulho acima do normal, chegando a ser audível até mesmo para pessoas ao seu redor. 
Quando vemos, sentimos o cheiro ou imaginamos o alimento, nosso cérebro envia informações para o tubo digestivo como forma de preparação para a realização da atividade digestória. Dessa forma, os órgãos começam a se preparar para receber os alimentos. O barulho que escutamos é provocado pelo estômago e intestino delgado, que passam a se contrair e relaxar várias vezes, no chamado movimento peristáltico. Esse movimento provoca a agitação dos gases e líquidos contidos em seu interior, resultando no “ronco” do estômago

Hospital Municipal de Parauapebas


Filas de Bancos em Parauapebas

Agência do banco do Brasil de Parauapebas

- Ontem aproveitei o intervalo do almoço para ir em uma outra agencia bancária, e tive o desprazer de ficar duas horas na fila, retirei minha senha ás 11: 15, e só fui atendido as 13:15, isso mesmo duas horas depois.

Será que vai ser para sempre essa falta de estrutura das agências para atender os clientes?

Realmente é uma falta de respeito da parte do banco para com seus clientes, uma fila tão grande que você perde a manhã toda para ser atendido. Os clientes e usuários dos bancos têm o direito de serem atendidos até um determinado limite de tempo. Muito embora as leis da fila tenham sido as primeiras a prever esse limite, cremos que não foram elas que criaram o direito subjetivo ao tempo de espera razoável em fila bancária. Elas somente deram maior concretude – ao prever o tempo máximo de espera – e garantia – ao cominar a multa como sanção pelo descumprimento – a um direito que já existia por força do regime decorrente do Código de Defesa do Consumidor. Com efeito, entre os direitos do consumidor está o de ter um serviço prestado adequadamente, conforme se depreende do artigo 4º, II, d, e V, artigo 6º, IV e X, artigo 20, § 2º, todos do Código de Defesa do Consumidor.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Após desabafo, Gusttavo Lima diz que não pretende encerrar carreira

Depois de fazer um desabafo em um show e ameaçar abandonar sua carreira, o cantor Gusttavo Lima usou o Facebook para tranquilizar seus fãs e dizer que não tem planos de se afastar da música.

“Eu deixei tudo para trás e fui em busca dos meus sonhos e com 14 anos de carreira passei por momentos tristes e momentos alegres inesquecíveis. O meu maior sonho eu consegui, que era fazer minha música, o meu som fazer parte e virar trilha sonora da vida das pessoas. Se eu cheguei até aqui não vai ser agora que eu vou desistir, o sonho não pode acabar”, garantiu.
O sertanejo também deu um recado para seus fãs e para aqueles que não apreciam tanto o seu trabalho. “Aos meus fãs, jamais vou deixar vocês. E aos que não gostam do Gusttavo Lima, é, vão ter que me aturar por muitos e muitos anos”, escreveu.
No último fim de semana, Gusttavo fez um show no interior de São Paulo, e no palco, confessou ao público que “aquele poderia ser um dos últimos shows que fizesse na vida”. “Eu já não aguento mais, não suporto mais”, disse. De acordo com o G1, após o desabafo no show, o cantor se reuniu com seus empresários para discutir os rumos de sua carreira.  (Terra.com)

terça-feira, 26 de março de 2013

Falta de água para interligação de nova adutora

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) informa que haverá interrupção no abastecimento de água, pelo período de 48 horas, a partir das 6 horas de sábado (30) até as 6 horas de segunda-feira (1º de abril).
A interrupção faz-se necessária em virtude da execução dos serviços de interligação da nova adutora de distribuição de água, localizada na Rua Cristo Rei, Bairro Rio Verde.
Durante a execução dos serviços, mais de 90% do sistema de abastecimento de água serão afetados, com exceção apenas do Complexo Altamira, que ficará sem o líquido por um período de 14 horas na sexta-feira (29), das 6 às 20 horas.
O Saaep reitera que a manutenção é imprescindível para a melhoria no abastecimento de água, conforme previsto no planejamento do órgão, uma vez que a implantação desta nova adutora diminuirá as paralisações não programadas no fornecimento de água.
Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep)

Vereadora Luzinete preocupada com a saúde das mulheres solicita academias populares


A preocupação com a saúde das mulheres foi outro tema que entrou na pauta da última sessão da Câmara. Irmã Luzinete (PV) solicitou ao Poder Executivo Municipal a construção de duas academias populares para mulheres, uma no Complexo Altamira e outra no Guanabara.
O pedido foi realizado por meio do Requerimento Nº021/2013. A ideia é disponibilizar um local adequado para a prática de exercícios físicos, com acompanhamento de profissionais da área e orientação nutricional.
De acordo com Irmã Luzinete, estas academias vão ser destinadas “às mulheres que querem fazer exercícios e não tem condições de pagar. Além disso, nestes locais teremos palestras sobre saúde e orientação nutricional. Creio que a saúde da mulher está diretamente relacionada à atividade física, os benefícios são muitos”. 
Fonte: Alderi

domingo, 24 de março de 2013

Vale a pena ler


UM FATO VERÍDICO ACONTECEU NOS ESTADOS UNIDOS


O que era para ser unicamente uma atitude pessoal ganhou o mundo graças a uma turista do Arizona que registrou com a câmera de seu celular e postou no Facebook a imagem de um ser humano agindo com humanidade.
Estranho mundo esse nosso...
O que deveria ser corriqueiro casou espanto e admiração...
Foram mais de 400.000 compartilhamentos.

Tudo começou quando o Larry DePrimo um policial de Nova York de 25 anos fazia sua ronda normal pela 7º Avenida na altura da Rua 44...
DePrimo, observou sentado numa calçada um morador de rua que tremia de frio...
Sem ter com que se cobrir e descalço o homem tentava se aquecer mantendo-se encolhido e silencioso.
Diante da cena, o jovem policial se aproximou olhou, deu meia volta, entrou uma loja e com o dinheiro que carregava em seu bolso, comprou um par de meias térmicas e uma bota de inverno – gastou 75 dólares.

De volta à presença do morador de rua, DePrimo, lhe entregou as meias e as botas.
O homem, segundo DePrimo, deu um sorriso de orelha a orelha e lhe disse:

“Eu nunca tive um par de sapatos em toda a minha vida”.

No entanto, o gesto não se conclui na entrega do presente...
Percebendo que o morador de rua tinha dificuldade em se mover, o policial se agachou, colocou as meias, as botas, amarrou os cadarços e pergunto: ficou bom?

A resposta foram dois olhos felizes, lagrimejados e um novo sorriso.
Ao se despedir, DePrimo perguntou se o homem queria um copo de café e algo para comer...

“Ele me olhou e cortesmente declinou a oferta. Disse que eu já havia feito muito por ele”.
Aqui deveria ser o fim da cena.
O pano cairia e todos iriam para casa...
Mas não foi.
Jennifer Foster, autora da foto, foi para casa abriu seu computador e postou em sua página a foto e escreveu o seguinte texto, dirigido ao Departamento de Policia de Nova York.
“Hoje, me deparei com a seguinte situação. Caminhava pela cidade e vi um homem sentado na rua com frio, sem cobertor e descalço. Aproximei-me e justamente quando ia falar com ele, surgiu por trás de mim um policial de seu departamento.O policial disse: ‘tenho umas botas tamanho 12 para você e umas meias. As botas servem para todo tipo de clima. Vamos colocar’?”
“Afastei-me e fiquei observando. O policial se abaixou, calçou as meias no homem, as botas e amarrou seus cadarços. Falou alguma coisa a mais que não entendi, levantou e falou, cuide-se”.
“Ele foi discreto, não fez aquilo para chamar a atenção, não esperou reconhecimento, apenas fez”.

“Se foi sem perceber que eu o olhava e que havia fotografado a cena. Pena, me faltou coragem para me aproximar, lhe estender a mão e dizer obrigado por me fazer crer que a policia que sonho é possível”.
“Bem, digam a ele isso por mim”.
Jennifer Foster.
Em poucas horas, o texto e a foto de Jennifer pipocaram por todo o território americano e por boa parte do mundo.
Larry DePrimo, soube por um colega que lhe telefonou para contar...
Quando voltou ao trabalho e se preparava para sair às ruas foi chamado por seus superiores, ouviu um elogio, recebeu abraços de seus companheiros e quando seu chefe lhe disse que o departamento iria lhe ressarcir o dinheiro gasto de seu próprio bolso, Larry recusou e disse: “Não senhor, obrigado. Com meu dinheiro, faço coisas nas quais acredito”.
Fonte: Elmundo.es/Nueva York e Newsday.

quinta-feira, 21 de março de 2013

A luz do Vaga-lume

O vaga-lume é um inseto coleóptero que possui emissões luminosas devido aos órgãos 
fosforescentes localizados na parte inferior do abdômen. Essas emissões luminosas são chamadas de bioluminescência e acontecem em razão das reações químicas onde a luciferina é oxidada pelo oxigênio nuclear produzindo oxiluciferina que perde energia fazendo com que o inseto emita luz.
Outro fator que impulsiona emissões luminosas é o de chamar atenção de seu parceiro ou parceira. O macho emite sua luz avisando que está se aproximando enquanto a fêmea pousada em determinado local, emite sua luz para avisar onde está.
Na reação química, cerca de 95% aproximadamente da energia produzida transforma-se em luz e somente 5% aproximadamente se transforma em calor. O tecido que emite a luz é ligado na traqueia e no cérebro, dando ao inseto total controle sobre sua luz.
Infelizmente, os vaga-lumes estão ameaçados pela forte iluminação das cidades, pois quando entram em contato com essa forte iluminação, sua bioluminescência é anulada interferindo fortemente na reprodução, podendo até serem extintos.

Vice-prefeita Ângela Pereira em ação

Ao invés da grande maioria dos “vices”, que após as eleições vão para o anonimato político, se contentando ao salário do silêncio e do fica quieto, Ângela Pereira, desde o inicio do mandato vem surpreendendo a todos, através de seu jeito alegre e espontâneo de interagir com a comunidade.

A vice-prefeita atua de forma aberta e transparente, apoiando projetos importantes e de grande significado para a população parauapebense.
Tais apoios, somadas as preocupações e atenção que sempre dispensou ao município, lhe conferem destaque e um crescente prestigio político.
Incentivadora de grandes eventos festivos e sociais, a atuação e o dinamismo da “vice”, vai assim, tornando-se popular em toda a Parauapebas.  Fonte: Alderi

Almoço no CRAS - Rio verde
Aula inaugural de Karatê
Campanha de limpeza na SEMURB

Charge do dia


Hoje é o Dia Internacional da Síndrome de Down

A escolha do dia 21 de março tem ligação com a causa da síndrome, já que a trissomia do cromossomo 21, uma alteração genética que acontece na divisão celular, é o que provoca a Síndrome de Down

Os seres humanos têm 23 pares de cromossomos em seu DNA. No caso dos portadores da síndrome, 
há um cromossomo a mais no 21º par, sendo, por isso, também chamada de "trissomia do 21". A data escolhida para o dia internacional da Síndrome de Down, 21 de março, faz referência a essa trissomia, já que muitos países optam por colocar o mês antes do dia ao escrever a data. Dessa forma, 21 de março seria 3-21, ou seja, a trissomia do cromossomo 21. 

quarta-feira, 20 de março de 2013

Presidente Josineto Feitosa reuniu-se com os moradores do Bairro dos minérios

Dizendo-se cansados de esperar pelas promessas da Prefeitura de Parauapebas, moradores da invasão do morro do castanhal e da invasão de um local no bairro dos minérios procuraram o presidente da câmara de vereadores Josineto Feitosa para falar sobre as dificuldades enfrentadas pela falta de um local para morarem.

O presidente Josineto Feitosa disse que iria levar as reclamações para o prefeito Valmir Mariano e para a secretária de Habitação Maquivalda para tentar solucionar o gravíssimo problema que vem afligindo os moradores. Fonte: Alderi

Presidente Josineto Feitosa reúne-se com comunidades parauapebenses

O presidente Josineto Feitosa realizou um bate papo com os moradores das casas populares 1 e do Jardim América.  O objetivo foi ouvir os apelos e anseios da comunidade e propor melhorias.

“Estamos andando pela cidade e temos o compromisso de representar a população. Hoje vim ouvir o povo e trabalhar a favor deles” enfatizou o presidente.

“Estou muito feliz por ele realmente se preocupar e ter voltado para nos atender, como prometido” diz a senhora Antônia Teixeira com um enorme sorriso.
“Eu acredito que para enfrentar os obstáculos impostos precisamos de um vereador que nos represente de verdade, pois o nosso bairro esta esquecido”, finaliza Odir Oliveira Rosa.
O projeto “Vereador no meu bairro” é uma promessa de campanha e está sendo colocada em prática e os encontros vão ocorrer todas as quartas e sextas-feiras, em diversos bairros da cidade.
Fonte: Alderi

terça-feira, 19 de março de 2013

Santarém, Belém e Parauapebas lideram ranking da dengue, diz Sespa


Em 2013, 1.358 casos da doença foram confirmados no estado.
Ações de combate serão intensificadas, segundo a Secretaria de Saúde.


O informe epidemiológico sobre a dengue no Pará, divulgado nesta segunda-feira (18), mostra que em 2013 já foram confirmados 1.358 casos da doença em todo o estado. De acordo com a Secretaria de Saúde do Pará (Sespa), Santarém, Belém e Parauapebas lideram o ranking de municípios com mais notificações de casos dengue.
Segundo o informe, dos 1.358 casos confirmados, 1.346 foram de dengue clássica, 5 de dengue com complicação, 3 de febre hemorrágica e 4 de síndrome de choque. Quatro mortes por dengue foram confirmadas no Pará, nos municípios de Rurópolis, Oriximiná, Paragominas e Altamira.

Apesar de apontar Santarém, com 568 casos, Belém, com 472, e Parauapebas, com 348, como os municípios com mais notificações sobre casos de dengue, o ranking de cidades com maior número de casos confirmados é diferente. As cidades que lideram a lista de lugares onde há o maior número de casos confirmados são: Santarém, com 207 confirmações, Parauapebas, com 181, e Oriximiná, com 112.
De acordo com a Sespa, as ações de combate a dengue serão intensificadas nestes municípios e também na região sul do estado. A Secretaria informou ainda, que ajuda os municípios com insumos e inseticidas para o controle do vetor. Entre as principais ações desenvolvidas para prevenir a dengue estão articulação com órgãos municipais de saneamento e limpeza urbana para melhorar a coleta e destinação adequada do lixo, e manutenção das atividades de rotina no combate ao mosquito transmissor. G1.com

Duas casas noturnas são interditadas durante fiscalização

A ação conjunta de fiscalização, realizada no sábado (16), por órgãos da Prefeitura de Parauapebas e Polícia Militar, resultou em duas interdições, além de duas notificações, de um total de oito casas noturnas fiscalizadas.
Os órgãos da Prefeitura que participaram da ação foram: Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semurb), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Vigilância Sanitária (Visa), Departamento de Arrecadação Municipal (DAM) e Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT).
Cada órgão atuou dentro das suas respectivas atribuições com providências relativas à fiscalização de bares, restaurantes, cinemas, teatros e casas noturnas de todos os gêneros.  A ação foi realizada em cumprimento a recomendação da Terceira Promotoria de Justiça Cível de Parauapebas, que dentre outras considerações, solicitou a intensificação de fiscalizações quanto ao cumprimento das políticas públicas e suas adequações aos interesses sociais e a proteção aos jovens e adolescentes.
Ações conjuntas estão virando rotina em nosso município e visam garantir melhor qualidade nos serviços, além de contribuírem com a segurança e saúde pública. Mais ações estão previstas para todo o ano.
Regularização de estabelecimentos comerciais
Para que um estabelecimento possua autorização de funcionamento, é necessário obter licenças junto à Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e órgãos de competências diversas da Prefeitura Municipal, que serão cobradas de acordo com o segmento de atuação. 
Texto: Solange Sousa Fotos: Anderson Souza

quarta-feira, 13 de março de 2013

Cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio é o novo Papa, Francisco


Ele é o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta da história.
Decisão foi anunciada nesta quarta (13) após dois dias de conclave.


O conclave elegeu nesta quarta-feira (13) o cardeal Jorge Mario Bergoglio, argentino, como novo Papa, sucessor de Bento XVI à frente da Igreja Católica Apostólica Romana.
Após uma eleição histórica, ele se torna o 266º Papa da Igreja -o primeiro latino-americano e também o primeiro jesuíta.
O nome do escolhido pelos 115 cardeais foi anunciado com a tradicional fórmula latina "Habemus Papam!" ("Temos um Papa!"), pelo mais velho dos cardeais-diáconos, o francês Jean-Louis Tauran, e recebido com aplausos pelos fiéis que enfrentaram frio e chuva na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Também houve festa na Basílica de Buenos Aires, em que 200 fiéis argentinos assistiam à missa no momento do anúncio.
Bergoglio, de 76 anos, escolheu se chamar Papa Francisco, sem o numeral.

A decisão dos cardeais pelo Papa argentino surpreendeu, pois ele, apesar de citado inicialmente, não aparecia nas últimas listas de favoritos, que incluíam o brasileiro Dom Odilo Scherer e o italiano Angelo Scola.
Minutos após ser anunciado, o novo pontífice apareceu na varanda central da Basílica de São Pedro para dar sua primeira bênção 'Urbi et Orbi' (para a cidade de Roma e para o mundo).
Ele foi bastante aplaudido e saudado. Antes, a aparição da "fumaça branca" que, na chaminé da Capela Sistina, indica a eleição do novo pontífice, já havia emocionado os fiéis. G1.com

Dep. Estadual Zimmer participa de homenagens ao Dia Internacional da Mulher


Nesta quinta (07), o deputado estadual Milton Zimmer participou da sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher,  comemorado amanhã. A bancada do PT indicou e homenageou Cristina Lobato (delegada de Polícia Civil), Maria de Fátima Alves (juiza) e Maria de Jesus Silva (ex-vice prefeita e ex-vereadora de Jacundá). Ao todo 18 mulheres receberam a comenda Isa Cunha, instituída na Assembleia Legislativa no  dia 19 de fevereiro de 2004. A historiadora Isa Cunhai foi a fundadora da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos e do Movimento de Mulheres do Campo e da Cidade. Ela faleceu em 2003. A Casa também prestou homenagem à servidora pública Ilma Lopes de Noronha pelos 54 anos dedicados ao órgão.  
Durante a cerimônia, Socorro Gabriel, ex- mulher do ex-governador Almir Gabriel, que morreu no mês passado, também recebeu a homenagem. Pela memória de Almir foi dedicado um minuto de silencio.
HISTÓRIA - A data foi oficializada por meio de decreto em 1975, pela Organização das Nações Unidas – ONU. A comemoração é uma forma de lembrar as conquistas pelas reivindicações trabalhistas que as operárias de uma fábrica norte - americana realizaram no ano de 1857.


Por Mara Barcellos (assessora de imprensa)

Adolescente tenta assaltar casa e dorme no ‘serviço’


Um adolescente de 15 anos de idade foi flagrado por volta das 5 horas da manhã desta quarta-feira (6) dormindo no telhado da casa que acabara de destelhar para roubar, localizada no Bairro Casas Populares II, em Parauapebas.
O proprietário do imóvel percebeu barulho no telhado, mas pensou que fosse gato. Saiu do interior da residência, fez uma ligeira vistoria, porém não percebeu nada. Às 5 horas, observou que havia uma pessoa dormindo no telhado. Acionou a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiro e estes retiraram o rapaz, ainda dormindo, do telhado da casa.
Ao ser colocado dentro da viatura, o menino acordou bravo, e deu trabalho para a guarnição, que foi obrigada a amarrar o pequeno delinquente para levá-lo à delegacia, onde prestou esclarecimento.
(Vela Preta/Waldyr Silva)

Vandalismo

O escritório de Advocacia Marques, próximo ao Forum, foi alvo de um ato de vandalismo na madrugada desta terça,feira, 12, um individuo ainda não identificado, arremessou uma pedra na porta de entrada do escritório, assim que o alarme do escritório disparou o individuo fugiu do local.

Em Parauapebas, PA, começa a procura pelos ovos de Páscoa

Preços variam de R$ 5 a R$ 63, dependendo da marca e tamanho.
Procon alerta para o peso correto dos ovos de chocolate.

Em Parauapebas, no sudeste do Pará, os consumidores já começaram a procura pelos ovos de Páscoa nas lojas. Mas o Procon alerta que é importante ficar atento ao peso correto do produto, especialmente os que acompanham pequenos brindes.
O movimento nos corredores dos chocolates ainda é tranquilo, mas a vendedora conta que a pesquisa pelos preços já começou e deu até para identificar a preferência dos consumidores. “As crianças gostam mais dos pequenos, as mulheres são mais ‘olhudas’, gostam dos grandes”, conta Aline Ribeiro, vendedora. Os preços são variados: “vai de R$ 5,00 a R$ 63,00”, conta ainda Aline.
Segundo o gerente de supermercado, o preço dos ovos de chocolate estão cerca de 8% mais caros em relação ao ano passado. “Os pedidos que nós fizemos aos fornecedores teve uma queda em torno de 30% o volume de compras que fizemos. Vão chegar algumas marcas ainda, marcas mais em conta”, explica o gerente Jaime Saldanha.
Em uma loja especializada em bombons de chocolate, o movimento também já é grande. A aposta em promoções é uma das estratégias para atrair os consumidores. “A cada R$ 50,00 em compras o cliente vai estar adquirindo um cupom para concorrer a R$ 1,5 milhão em barras de ouro e também a um ovo de 6 kg”, conta a vendedora Antônia Lima.
O Procon alerta: na hora de comprar os ovos de páscoa, o consumidor deve observar se o produto está em perfeito estado de conservação e ainda o peso real do ovo de chocolate. G1.com

Pará é 3º no ranking de mortes por arma de fogo

O Pará ocupa o terceiro Estado brasileiro onde mais se mata com arma de fogo, de acordo com o Mapa da Violência 2013, que apontou o crescimento em 346% de óbitos por arma de fogo, no Brasil. O estudo também apontou que 96,1% dos homicídios, em 2010, foram praticados com armas de disparos. Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, e Marabá, no sul do Estado, ocupam respectivamente o 7º e 9º lugar no ranking de municípios brasileiros onde mais se registram mortes por armas de fogo. Números estarrecedores que, mais uma vez, colocam o Pará no topo da violência. Os jovens e os negros continuam sendo as maiores vítimas desta realidade.
A pesquisa, feito pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos e Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais, divulgada na última quarta-feira, 6, indicou também que de 1980 a 2010, exatos 799.226 brasileiros morreram vítimas de armas de fogo. Entre as características dessas mortes estão os homicídios, acidentes, suicídios e causas indeterminadas. Os números impressionam pelo fato do saldo liquido da mortalidade por armas ser quase seis vezes maior que o do crescimento da população neste período. Em 1980, o número de mortes por armas de fogo foi de 8,710. Em 2010, este índice é de 38.892 – um salto de 346,5%. Ao longo desse período a população brasileira aumentou em 60,3%, segundo o estudo.
Atualmente, a cada 100 mil brasileiros, 44,2 são vítimas fatais de arma de fogo.          Fonte: Dol

terça-feira, 12 de março de 2013

Tráfico de Mulheres

Sempre que vejo a novela Salve Jorge, lembro de uma jovem, filha de uma vizinha e amiga da minha mãe, uma jovem bonita, na época ela havia saído da igreja que ela frequentava, participou de vários desfiles aqui em Parauapebas, até que um dia apareceu pessoas dizendo que iriam levá-la para ser modelo nas grandes capitais, sei que era para fora do Pará (na época eu era bem pirralha), ela encantada com a proposta não contou para ninguém, apenas arrumou as malas quando não tinha ninguém em casa e saiu. Não sei como minha mãe ficou sabendo; ela iria embora escondida de todos, iria para a casa de uma Mulher que havia prometido que ela seria modelo, minha mãe foi até a mãe dela, e sairam pedindo informações para quem tinha visto ela sair com malas. Até que descobriram o roteiro dela, e a suposta viagem foi desfeita. Na época escrevi um pequeno cordel inspirada na história dela; ela era acanhada, vestia saia e vestidos compridos, usava tranças, depois saiu da igreja, e tudo mudou com o sonho de ser modelo, o hino Saudade de Tereza tmbm me lembra muito a história dela. Mas graças a Deus, o pior não aconteceu, um tempo depois ela voltou para igreja e sacou que toda a história que diziam para ela, a conquista fácil no mundo na moda, era ilusão.

As mães devem ficar atentas ao comportamento das filhas, as vezes o sonho de ser modelo é tão grande que a pessoa perde o senso crítico das coisas, acontece também que há mães que estimulam as filhas a ser modelo, mesmo elas não tendo o corpo que a moda quer, ai as frustrações são inevitáveis, e elas se submetem a tudo, e isso pode chegar até aos casos de anorexia.

Vamos abrir os olhos mamães e papais, e as jovens também.

Aline Alves

segunda-feira, 11 de março de 2013

Vem ai 6ª trilha do Minério

Quem tem fé passa!

Morre Wilson Fittipaldi aos 92 anos


Faleceu na madrugada desta segunda-feira o ex-radialista Wilson Fittipaldi aos 92 anos, no Rio de Janeiro. Barão, como era conhecido, é pai dos ex-pilotos Emerson e Wilsinho Fittipaldi, e avô de Christian Fittipaldi. De acordo com a assessoria do Hospital Copa D'Or, onde estava internado, ele deu entrada com problemas respiratórios no dia 25 de fevereiro e acabou sendo internado no centro de tratamento intensivo coronariano. O patriarca da família Fittipaldi será velado no fim desta tarde no Cemitério da Paz, em Morumbi, São Paulo. O enterro será nesta terça, às 14h30 no mesmo local. A pedido da família, o hospital não divulgou detalhes da causa da morte.

Imóveis do “Minha casa, minha vida” são fiscalizados em Parauapebas

A Prefeitura de Parauapebas, no sudeste do Pará, está supervisionando os donos de imóveis adquiridos no programa “Minha casa, minha vida”, do governo Federal. O motivo é que muitos moradores estão transformando a casa em comércios, o que é proibido pela Caixa Econômica Federal.

Os agentes da Secretaria Municipal de Habitação iniciaram as vistorias na última segunda-feira (4), e em um único dia, mais de 10 proprietários de residências adquiridas pelo programa foram notificados por irregularidades. “Durante as visitas antes das entregas, nós informamos a toda comunidade que eles não poderiam dar uma outra destinação aos imóveis que não fosse a moradia. Então, o comércio não poderia ocorrer nessas casas. Elas são para moradia das famílias”, explicou a assistente social da prefeitura, Eulália Almeida.
No bairro do Minério, mais de mil imóveis financiados pelo “Minha casa, minha vida” foram entregues no mês de abril do último ano de 2012.
Para os comerciantes que se instalaram nos imóveis, a medida é prejudicial, mas garantem que vão se adequar às regras. “A gente vai ver o que dá pra fazer, porque esse [comércio] é o meio que a gente tem pra sobreviver. A gente não sabia [da regra] e agora a gente vai tá vendo como é que a gente vai fazer”, lamenta o comerciantes Silas Lima. “Eu ia fazer esse negócio de churrasquinho para ganhar mais um pouquinho, pra poder auxiliar na despesa, pelo menos”, conta outro morador, José Edvilson.
De acordo com a assistente social, os comerciantes têm de 30 a 60 dias para que os comércios voltem a funcionar como residência. “Caso o beneficiário não atenda a notificação, nós vamos fazer um relatório escrito e um relatório fotográfico para serem encaminhados à Caixa Econômica, em Belém”, afirma.
Os moradores que também são beneficiados com os comércios próximos às casas, reprovam a proibição. “Um comércio perto da casa da gente é muito importante. Nós somos mães de família, temos a responsabilidade de casa e não podemos ficar saindo de casa pra longe”, reclama a dona de casa Laudenir Maciel. “Muito longe é ruim pra gente fazer as compras. A gente precisa pegar van e às vezes a gente tá sem dinheiro. Aí se pudesse ficar o comércio pertinho nessa área, ficava bom também”, completa o servente Antônio Lopes.
A assessoria da Caixa Econômica reforçou que, caso os proprietários irregulares não se adequem às exigências, eles poderão até mesmo perder os imóveis.  G1.com

sábado, 9 de março de 2013

Jean Wyllys é processado por humilhar alunos

O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), está sendo processado por seis alunos da Faculdade Jorge Amado, em Salvador, acusado de humilhar, perseguir e reprovar sem base os universitários da turma noturna. Jean ministrava aulas de Comunicação Social, onde falava sobre cultura brasileira e baiana.

Alguns alunos desistiram do curso e outros fizeram transferência de faculdade depois do comportamento do deputado. De acordo com os advogados Jean ignorava os universitários nas aulas e ironizava as dúvidas dos alunos. “Sem contar com a chacota através de comentários infelizes como ‘alunos insuportáveis, incompetentes, que caíram na faculdade de paraquedas etc’”, relataram os advogados.
Jean fazia agressões verbais em sala de aula, com acusações em tom de voz alta, e se mostrava agressivo e ameaçador. Sempre usava critérios subjetivos de avaliação, onde a maior parte das vezes os alunos eram reprovados, não obstante o esmero dos alunos para adequarem seus estudos aos “costumes” e ideologias de seus “mestres”.
O deputado e professor também foi acusado de se dirigir aos alunos dizendo que eles deveriam procurar outra profissão, dizendo que eles não teriam capacidade para aquele curso: “deveriam procurar outra profissão para seguir como porteiro, caixa de supermercado, vendedor… pois jamais seriam jornalistas”, “ que vocês não tem condições e competência para estar fazendo o curso de Jornalismo”, disse Jean.
O baiano ficou conhecido após vencer a quinta edição do Big Brother Brasil, da “TV Globo”. Mudou-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou como repórter do programa “Mais Você” apresentado por Ana Maria Braga, e como comentarista do “Amigas Invisíveis”, programa de variedades na “Rádio Globo”, e colunista da Revista G Magazine.
Candidato em defesa das causas homossexuais e dos direitos humanos, o ex-BBB Jean Wyllys (PSOL) foi eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro. Com 13.016 (0,2%) votos válidos, ele conseguiu a vaga graças ao desempenho do deputado federal Chico Alencar, do seu partido, que conquistou 240.671 (3%) dos votos e foi o segundo mais votado em todo Estado.  Fonte: overbo.com

sexta-feira, 8 de março de 2013

Câmara Municipal de Parauapebas homenageia servidoras no dia internacional da mulher

A Câmara Municipal de Parauapebas realizou na manhã de hoje, um café da manhã para as servidoras do legislativo, em comemoração ao dia Internacional da Mulher .
O evento contou com a presença especial das vereadoras Eliene Soares e irmã Luzinete, e também dos vereadores Miquinha, Arenes Do PT, João do Feijão, Maridé Gomes, Antonio Chaves Major da Mactra e o Presidente da Câmara Josinetto Feitosa De Oliveira Oliveira.
Vereador Major do Mactra se emocionou ao lembrar das agressões  que sua mãe sofria do próprio marido
Miquinha ensragando brinde para Servidora


Servidoras da Câmara Municipal