Páginas

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Garimpeiros reivindicam divisão dos lucros do ouro em Serra Pelada

Em Serra Pelada, na região sudeste do Pará, garimpeiros estão acampados próximos às instalações da empresa que vai explorar a mina de ouro da localidade, de forma mecanizada. O grupo quer a divisão igual dos lucros com a venda do ouro quando a mina estiver produzindo. No último domingo (22), houve confronto entre manifestantes e a polícia. Homens da Tropa de Choque de Polícia Militar estão no local.
saiba mais
Garimpeiros acampam em frente entrada de mina em Serra Pelada
Cerca de 2 mil manifestantes permanecem acampados próximo as instalações da mineradora. “Nós estamos aqui buscando os nossos direitos, reivindicando aquilo que foi nos tirado na marra por um grupo de pessoas da empresa canadense para roubar o garimpeiro. Isso nós não admitimos”, conta o garimpeiro Vanderci da Silva.
Um contrato entre a mineradora Colossus e a cooperativa que representa mais de 30 mil garimpeiros em todo o Brasil, prevê que quando a mina estiver produzindo os garimpeiros, fiquem com 25% dos lucros e a empresa com 75%.
A representante da mineradora Colossus, Paula Mayumi, alega que os manifestantes não pertenceriam a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp). “É importante frisar que a justiça paraense não reconhece essas lideranças como representantes da diretoria da Coomigasp, e a empresa adotou a postura de que sob coação não vai haver negociação”, explica a representante da mineradora.
Por causa das manifestações, as atividades na mina estão funcionando parcialmente e a empresa já calcula prejuízos. “O impacto financeiro que nós podemos mensurar agora é de, no mínimo, R$ 250 mil por dia de atividade parada, com as atividades mantidas apenas para garantir o bombeamento da mina”, explica Paula Mayumi. Os garimpeiros exigem que tanto o governo do estado quanto o federal se manifestem diante da situação.
Confronto
Enquanto o impasse continua, 40 homens da tropa de choque da PM permanecem na área para evitar novos conflitos. No confronto de domingo (22) entre manifestantes e a PM, um homem teria ficado ferido por bala de borracha e socorrido por outros garimpeiros.
O homem ainda estaria caído no chão quando o grupamento da PM jogou uma bomba de efeito moral próximo ao grupo que o socorria. A confusão durou cerca de 20 minutos e terminou com pelo menos 25 pessoas feridas.
Os garimpeiros que chegaram em Serra Pelada no último domingo (22) para participar de uma assembleia. Depois de saírem em marcha foi que a confusão teria começado.
A Polícia Militar informou que ouve reação porque os manifestantes tentaram invadir as instalações da empresa que vai explorar a mina de ouro. O comandante da PM em Parauapebas, Mauro Sergio, disse que acompanhou toda a ação no domingo e que os policiais utilizaram armas não letais como forma de evitar um confronto. Ele garantiu ainda que os policiais agiram de forma correta.(G1)

SBT Brasil mostra farra dos médicos no Rio de Janeiro

PROJETO DE LEI QUE TRAMITA NA CÂMARA FAZ ECONOMIZAR NOSSO DINHEIRO


É isso mesmo, o Vereador Braz apresentou um Projeto de Lei Complementar 002/3013 que visa acabar com a possibilidade de o Procurador Geral ser nomeado por advogado estranho à carreira. Seguindo orientação do Supremo Tribunal Federal de que os procuradores dos Estados haverão que ser nomeados dentre os procuradores de carreira e ainda dos diversos Estados da federação, inclusive o Estado do Pará, que já se filiaram a esse entendimento, o Projeto pretende que a Câmara Municipal também se paute de acordo com esse entendimento.
Na sua justificativa o Vereador diz que é inconcebível que com 5 (cinco) procuradores de carreira a Câmara ainda tenha que ter nomeado mais 1 (um), fazendo um gasto indevido e injustificado do dinheiro público.
Com o Projeto a Câmara corrige essa distorção e ainda economiza 60% do salário de um procurador todo mês.
Parabenizo o Vereador Braz pela bela e nobre iniciativa.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Câmara sugere a criação do “Procon Móvel”

No comércio, nas agências bancárias e nas prestações de serviço de uma forma geral é comum encontrar situações em que os direitos do consumidor são desrespeitados, mas, por falta de tempo ou desinformação de quem é prejudicado, na maioria dos casos, as empresas acabam impunes. Preocupados com essa situação os vereadores Maridé Gomes (PSC), Euzébio Rodrigues e Israel Pereira, o Miquinha, ambos do PT, apresentaram nessa terça-feira, 27, durante a sessão da Câmara Municipal de Parauapebas a Indicação Nº141/2013 sugerindo ao prefeito Valmir Mariano que implante o “Procon Móvel”.

O projeto seria uma maneira de aproximar os consumidores do Procon, para que possam tirar dúvidas e receber orientações sobre seus direitos e deveres, de modo que sejam protegidos e defendidos nas relações de consumo. Para colocar em prática o “Procon Móvel”, os parlamentares sugerem ao prefeito que disponibilize um ônibus e advogados para prestar atendimento em diferentes pontos da cidade, sem a necessidade de agendar horários.

Após a leitura da indicação, o vereador Euzébio Rodrigues ressaltou que a maior parte da população não sabe onde fica o Procon, e com este projeto o órgão ficará mais próximo da comunidade. “Podemos ter o Procon na porta de um banco, de um supermercado, até para que as pessoas carentes, que desconhecem seus direitos possam ser orientadas de uma forma mais direta. Essa indicação é uma forma de promover cidadania”.

Maridé Gomes relatou que fica indignado com o atendimento que é dado aos consumidores em alguns estabelecimentos, principalmente nos bancos. “Queremos que o Procon atenda com eficiência, que não multem apenas, mas cobrem dos bancos, das lojas a obrigatoriedade de mudar o comportamento, no sentido de ter um atendimento que preze pela excelência”.

Odilon Rocha (PMDB) parabenizou os vereadores pela proposta e destacou que o “Procon Móvel” vai facilitar o acesso da população. “Visa garantir o direito do cidadão e desburocratizar um serviço, que aliás, não devia ser burocrático hora nenhuma. O Procon dentro desta localidade deve e tem que ser incrementado para que a população possa formular denúncias, porque as irregularidades nos serviços prestados são grandes”.

Para o vereador Ivanaldo Braz (PDT), caso o projeto seja implantado, “vai estimular as pessoas a formalizar suas denúncias e assim, a gente vai começar a amenizar os problemas que temos”.
ASCOM CMP


Câmara inicia curso de formação para policiais legislativos

A Câmara Municipal de Parauapebas deu inicio, nesta segunda-feira, 26, ao Curso de Formação para Policiais Legislativos. O curso será aos moldes da formação praticada no Congresso Nacional e acontecerá todas as segundas, quartas e sextas-feiras, sempre no turno da manhã, com previsão de término no mês de dezembro.


O curso contará com a colaboração e assessoria da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar e do Instituto de Desenvolvimento Humano – IDH e tem como objetivo ofertar treinamento específico para os policiais legislativos que são encarregados de assegurar a proteção das autoridades e dos servidores nas dependências da Câmara Municipal. Para o presidente da Casa, Prof. Josineto Feitosa (PSDC), “este curso é muito importante para proporcionar um trabalho de qualidade a todos”.

Para o vereador Israel Barros, Miquinha (PT), este curso também é importante, pois “mostra que a Câmara está preocupada em capacitar as pessoas que trabalham na Casa”. O delegado da Polícia Civil, Nelson Júnior, ressaltou que este curso vai “trazer alguns conhecimentos, mas é preciso sempre ir à busca de mais”.



Para o diretor do IDH, Ademar Fernandes, oferecer um curso de qualidade é seu objetivo, pois o resultado que deseja é a qualificação de fato. Para o coordenador do curso, procurador legislativo Nilton César, essa formação valoriza o servidor. Ele ainda explicou que o curso tem uma carga horária total de 220 horas e consta de 20 disciplinas que abordam assuntos diversos como por exemplo: estrutura e funcionamento da segurança pública brasileira e proteção de autoridades. A primeira disciplina ministrada é “desenvolvimento habilidades de Relacionamento”, fornecida pela professora Diany Vilhena do IDH.

Renê Silva/ASCOM-CMP

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Marcha em Defesa do Animal

A Associação dos Amigos e Protetores dos Animais e do Meio Ambiente de Parauapebas (APAMA), realizou na tarde de domingo (25), no bairro Cidade Nova a Marcha em Defesa do Animal, a marcha foi a nível nacional, em Parauapebas os manifestantes cobraram mais compromisso do poder publico com os animais de rua, a criação de um centro de zoonoses alem de penas mais severas pra quem maltratar animais.









sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Amanhã acontece a grande cavalgada da FAP 2013


Os últimos retoques para a grande Cavalgada da FAP 2013 já estão sendo feitos, a mesma acontecerá neste sábado (24) com saída do viaduto a partir das 6:00 horas da manhã . As comitivas estão trabalhando os últimos detalhes para concorrerem a Taça Odilon Gomes. A Cavalgada marca o início da Feira de Agronegócios de Parauapebas- (FAP) que acontecerá de 31 de agosto a 09 de setembro.

Uma reunião foi realizada na noite desta quinta-feira (22) no Parque de Exposição com a participação de delegados de comitivas e organização da Cavalgada para serem tiradas dúvidas referentes ao regulamento e programação. De acordo com Fabrício Abrahão do Siproduz o evento terá algumas mudanças este ano no que se trata de regulamento como, por exemplo: o julgamento das comitivas acontecerá durante o percurso e não na chegada. Adiantou ainda que somente o item “berranteiro” é que será julgado no palco de premiação. “Estamos visando uma cavalgada menos cansativa para os participantes e principalmente para os animais, contaremos com o apoio do DMTT,Detran e Polícia Militar para que tenhamos um percurso com menos atraso” disse Fabrício.

Programação da Cavalgada 2013:

• Concentração às 6:00 horas da manhã no posto próximo ao viaduto para o café da manhã.

• 8:00 horas – Saída da Cavalgada, como comissão de frente a comitiva vencedora em 2012 “Unido por Leite” da Fazenda Tetéia.

Obs. As demais comitivas serão colocadas no roteiro por ordem de chegada.

• Roteiro – PA-275, Rua “E”;Rua 5 (cinco); Rua A; Av. Faruk Salmen com chegada no Parque de Exposições com um grande churrasco, premiação das comitivas vencedoras show com Leo Bruno e Banda e apresentação de 16 carros de som automotivo.

Premiação:

Taça Odilon Gomes:

• 1º Lugar: Taça mais uma Moto Zero km

• 2º Lugar: Troféu mais R$ 2.000,00 (Dois mil reais)

• 3º Lugar: Troféu mais R$ 1.000,00 (Um mil reais)

Comitiva mais organizada / Comitiva Padrão

Maior Comitiva

• 1º Lugar Troféu

• 2ºLugar Troféu

Berranteiros:

• 1º Lugar R$ 120,00

• 2ºLugar R$ 60,00

Peão/Peoa estilo estradão

•1º Lugar R$ 120,00

•2ºLugar R$ 60,00

Animal melhor traiado

• R$ 120,00

•Cavaleiro/Amazona Sênior / Cavaleiro/Amazona Júnior

• R$ 100,00

Prêmios Extras

Carroça mais enfeitada

• R$ 150,00

Animal Caracterizado

• R$ 100,00

Maiores informações sobre a Cavalgada FAP 2013 entrar em contato pelos telefones:

(94) 9136-2686 (João Barreto) (94) 9132-6692 (Fabrício Abrão)

Fonte: ASCOM FAP

Vereador Josineto Feitosa visita bairro Tropical

Nesta semana o atual presidente da Câmara de Parauapebas, vereador Josineto Feitosa (PSDC), iniciou um roteiro de visitas aos bairros Tropical I e II para conversar com lideranças e a comunidade.
Josineto Feitosa também notou a necessidade da formação de uma associação de moradores, para que as reivindicações dos bairros sejam facilmente encaminhadas por eles próprios, a fim de buscar as soluções mais adequadas aos problemas urbanos, agilizando dessa forma a resolução dos mesmos.
O vereador se prontificou a orientar a comunidade no que for necessário para que a associação seja formada e apoiar os moradores em suas demandas.

Ronaldo Lopes, morador do Tropical I, também notou a necessidade da formação de uma associação de moradores, para que as reivindicações do bairro sejam facilmente encaminhadas por eles próprios, a fim de que os populares tenham de fato uma representação constituída.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Sedução Sex shop & Acessórios

Confira alguns produtos no site oficial http://www.sexshopseducao.com.br/


Joel Táxi 24 horas

Fazemos viagens para Eldorado, Canaã, Marabá, Belém, Teresina, Imperatriz e cidades vizinhas.
Transporte com total conforto, qualidade e segurança. 
Atendimento 24hrs.


Deputado Zimmer propõe criação da Região Metropolitana de Carajás

O deputado estadual Milton Zimmer (PT) apresentou nesta terça- feira (20), na Assembleia Legislativa, projeto de lei instituindo a Região Metropolitana de Carajás. Ao todo quatro municípios serão incluídos na região de abrangência: Parauapebas, Eldorado dos Carajás, Canaã e Curionópolis. Por ser a maior cidade e com melhor infraestrutura da área de influência, Parauapebas será a principal referência.
A região é composta por grandes jazidas de minérios de espécies variadas como ferro, manganês, ouro, cobre e bauxita, riquezas que contribuem para a arrecadação de royalties milionários.
Só a cidade de Parauapebas possui um Produto Interno Bruto (PIB) de 2,1 bilhões de dólares, configurando-se como o segundo maior do Pará.
Em sua justificativa, Zimmer destaca que mesmo diante de tanta riqueza os cerca de 300 mil habitantes ainda sofrem com a falta de políticas de reordenamento urbano, transporte, estradas, segurança, educação, saúde, saneamento, geração de emprego e renda, além da ausência efetiva do Estado.
“ Criar a Região Metropolitana de Carajás significa possibilitar condições para um debate regionalizado e realizar uma gestão integrada, alinhada aos interesses e necessidades comuns”, disse, completando que nesse modelo será necessário envolver as prefeituras, empresas mineradoras e sociedade civil organizada para um planejamento futuro de desenvolvimento socioeconômico.
Para o parlamentar, a riqueza extraída do solo e comercializada para o exterior deve ser revertida em benefícios para a população. “Temos que exigir parte dos valores dos recursos arrecadados por meio da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) e garantir investimentos concretos no melhoramento de infraestrutura, desenvolvimento sustentável e qualidade de vida das comunidades”, finaliza.

Vantagens
A criação de uma Região Metropolitana possibilita grandes vantagens para a sociedade nela inserida. Dentre elas destacam-se: o planejamento organizado do território, visando atender as necessidades comuns; a implantação de projetos técnicos unificados para a região; aumenta a representação conjunta de força política, garantindo maior participação em projetos do governo federal como “Luz para Todos”, “Minha Casa, Minha Vida; gestão integrada de políticas, parcerias e sistemas para atender áreas de segurança, educação, saúde, comércio, agricultura, meio ambiente, entre outros.
Por Mara Mara Barcellos (assessoria de imprensa)

DMTT informa interdições no trânsito durante a cavalgada em Parauapebas

No próximo sábado (24), ocorrerá a Cavalgada 2013, evento que integra as programações da Feira de Agronegócios de Parauapebas (FAP).

A cavalgada terá o seguinte percurso: o ponto de saída será o viaduto, de onde as comitivas seguirão pela Rodovia PA 275 até a rotatória do quartel da PM, ponto em que irão entrar na Rua E até a Rua 5 e depois seguirão na contramão da Rua A, subindo pela Faruk Salmen em direção ao Parque de Exposições Lázaro de Deus.
Durante o evento, o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) vai realizar alguns bloqueios de vias e solicita que a população fique atenta e respeite as interdições que ocorrerão temporariamente em virtude da cavalgada.

Um efetivo de 20 agentes de trânsito estará atuando nos pontos que serão interditados ao longo do percurso da cavalgada. Além disso, equipes do Detran e da Polícia Militar auxiliarão no que for preciso.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Moradores da Palmares II interditam estrada de acesso ao bairro

Moradores do bairro Palmares Sul interditaram ontem a estrada principal de acesso ao bairro. O motivo da manifestação foi a interrupção no fornecimento de energia elétrica ocorrido no inicio desta semana.
Outro motivo das revindicações foi à falta de resposta de uma pauta negociada desde o inicio do ano com o atual prefeito.

As manifestações continuarão até que sejam atendidas também as reivindicações de melhorias na educação, saúde, energia elétrica e segurança publica.


 

Estado da Rua Domingos Cardoso no bairro Alto Bonito.

Essa é a situação da rua Domingos Cardoso em frente a Escola de Ensino Municipal Domingos Cardoso no bairro Alto Bonito (conhecido como morro do Chapéu).


terça-feira, 20 de agosto de 2013

Preso suspeito de espancar uma índia de 13 anos no Pará

Ela é da etnia Guajajara e corpo tinha marcas da violência.
Crime aconteceu em Parauapebas, no sudeste do estado

Está preso em Parauapebas, no sudeste do estado, um homem suspeito de espancar a companheira.
A jovem é uma índia da etnia Guajajara de apenas 13 anos de idade. No corpo estavam as marcas da violência.
Ela foi atendida no hospital da cidade e depois encaminhada ao Conselho Tutelar.
A polícia chegou até o casal através de uma denúncia anônima. O suspeito, Jefferson Rodrigues, foi autuado em flagrante por violência doméstica.
(G1)

Vândalos roubam plantas ornamentais de canteiros públicos de Parauapebas

Diversas mudas de plantas ornamentais, plantadas em canteiros públicos de Parauapebas, vêm sendo alvo de vândalos, que arrancam as plantas e as roubam, deixando apenas o buraco vazio.
O plantio de plantas ornamentais vem sendo feito em Parauapebas pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semurb) e tem como objetivo tornar a cidade mais bonita e harmoniosa.
O projeto iniciou nos últimos dias e já contemplou o centro da rodovia PA-275 e as vias de acesso ao Centro Administrativo, onde funcionam a Prefeitura de Parauapebas e demais secretarias e coordenadorias do governo municipal.
O titular da Semurb, Raimundo Augusto Neto, diz lamentar a ação de pessoa que, pelo visto, não entende tratar-se de uma coisa pública e não individual.
“Os jardins plantados na via pública servem para decorar nossa cidade, que é de todos, e as pessoas não entendem que a coletividade precisa zelar por isto, deixando tudo em seus respectivos locais”, sugere Augusto Neto, apelando para o bom senso da população para ajudar, denunciando os vândalos e comunicando à Secretaria de Urbanismo sobre objetos, patrimônios ou plantas destruídos.
O secretário lembra ainda que os espaços públicos de Parauapebas nunca tinham recebido jardinagem e agora que a população ganha este presente deve prestigiar, pois, do contrário, isto ficará muito caro para os cofres públicos, que por sua vez são alimentados pela contribuição de todos.

Reportagem: Francesco Costa / Waldyr Silva

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Um paraíso chamado Brasil

O Brasil não é um país perfeito, claro que com um pouco mais de investimentos na educação, saúde, transporte e segurança teríamos um país muito melhor de se viver. Mas fora isso temos que nos orgulhar em viver em um país abençoado por Deus, um lugar tão lindo, uma paraíso que nos cerca e muitas vezes não percebemos.
Separei algumas imagens que mostram que nosso país é realmente um paraíso.

[Clique na imagem]