Páginas

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Vereador Miquinha e apoiadores relizam mês das crianças na Zona Rural

Em comemoração ao dia das Crianças, o Vereador Miquinha em parceria com o Grupo União Campo Cidade (GUCC), Associação de Moradores da Palmares e Vale, realizaram o mês das crianças na zona rural. A primeira festa foi no domingo (20), um evento com muitas brincadeiras, diversão, palhaços e muitas guloseimas, para a criançada da Palmares Sul. O evento contou também com o stand da Biblioteca Legislativa Sônia Cortez, que embelezou a festa que já acontece há nove anos. Mais de 3 mil brinquedos foram distribuídos para a garotada, em um evento que foi sucesso total.

O segundo evento foi na ultima quinta, 24, a comitiva do GUUC e associação de moradores da Palmares Sul, esteve na Palmares II. Levando muita alegria para a criançada, com brincadeiras, doces, picolé, pipoca e muitos brinquedos.

Para encerrar a programação, foi feita uma grande festa com almoço no Domingo, 27, para a criançada do assentamento Rio Branco.

“É muito gratificante ver o sorriso estampado no rosto dessa criançada, a alegria deles é o impulso para continuarmos a cada ano. Já são nove anos realizando esta linda festa para nossas crianças, e continuaremos se Deus quiser com a ajuda dos nossos apoiadores”.
“Muito obrigado a todos os parceiros que nos ajudaram, e que no próximo ano possamos alegrar novamente essas e muitas outras crianças ainda mais.” Concluiu Miquinha.








segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Suspeitos de assassinar empresário Altamiro em Parauapebas são presos em Balsas, no MA

Dois homens suspeitos de assassinato foram presos, neste fim de semana, em Balsas, a 752 km de São Luís. Airton Pereira de Lima, 25, e Ricardo Soares da Silva, 31, foram encontrados em uma residência no bairro Vivendas do Potosí, naquela cidade.

A operação foi realizada por policiais civis do Maranhão e Pará. De acordo com a polícia, a dupla é suspeita de assassinar o empresário Altamiro Borba Soares em Parauapebas, PA, a 673 km de Balsas. Em junho do ano passado, os dois teriam abordado a vítima na saída de um banco e levado mais de R$ 70 mil em dinheiro.
Ainda, segundo a polícia, houve troca de tiros no momento da abordagem. Os dois estavam armados com pistolas calibre 380 e se preparavam para assaltar bancos no sul do Estado. Veja mais detalhes no vídeo.
G1

28 de Outubro dia do Comerciário e dia do Servidor Público

Hoje comemorasse o dia de duas importantes classes de serviço.

Dia do Comerciário


Dia 30 de outubro é a data consagrada ao Comerciário, entretanto muitos não sabem a origem deste dia em que comemoramos as nossas grandes conquista do passado e do presente e hoje permanece a luta pela manutenção dos nossos direitos conquistados.

Em 1908, um grande número de companheiros criaram a União dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro, onde os caixeiros (como eram chamados os empregados no comércio), os escriturários, os guarda-livros e outros uniram-se contra os abusos e contra a escravidão a que eram submetidos pelos comerciantes.

Dia do Servidor Público


No dia 28 de outubro comemora-se o dia do funcionário público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.

Em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado.

Os serviços públicos estão divididos em classes hierárquicas, de acordo com os órgãos dos governos, que podem ser municipais, estaduais ou federais. Os serviços prestados podem ser de várias áreas de atuação, como da justiça, saúde, segurança, etc.

Parabéns a estas duas classes tão importante que prestam serviço a toda comunidade.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O filme Serra Pelada já está em cartaz


Os amigos Juliano (Juliano Cazarré) e Joaquim (Julio Andrade) deixam São Paulo em busca do sonho do ouro. Os dois chegam à Floresta Amazônica como outros milhares de homens, repletos de sonhos e ilusões. Mas a vida no garimpo muda tudo. A obsessão pela riqueza e pelo poder os destrói. Juliano se torna um gangster. Joaquim deixa seus valores para trás. Uma história sobre a febre do ouro, sobre ganância e violência. Sobre uma grande amizade e seu fim.

Com Juliano Cazarré, Sophie Charlotte, Julio Andrade, Matheus Nachtergaele, Wagner Moura no elenco.

FilmeClas.Horário

Elysium (Elysium)

16 anos

Dub. - 18h40

Mato Sem Cachorro (Mato Sem Cachorro)

12 anos

13h40, 16h10

Rota de Fuga (Escape Plan)

14 anos

Dub. - 14h00, 16h30, 19h00, 21h30

Sem Dor, Sem Ganho (Pain & Gain)

18 anos

Leg. - 21h00

Serra Pelada (Serra Pelada)

14 anos

14h30, 16h50, 19h20, 21h40

Tá Chovendo Hambúrguer 2 (Cloudy 2: Revenge of The Leftovers)

Livre

Dub. - 13h30, 15h30, 17h30, 19h30, 21h30

Em Parauapebas, novo campus da Ufra não tem energia elétrica

Salas de aula e laboratórios estão prontos há quatro meses.
Segundo a Celpa, energia deve ser estabilizada em dezembro de 2013.

Em Parauapebas, no sudeste do estado, os alunos da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) reclamam que o novo campus universidade, pronto há quatro meses, não pode ser utilizado por falta de energia elétrica.
No Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), estudam 620 alunos da Ufra. O prédio pertence à prefeitura e também abriga discentes de outras universidades públicas e particulares. Segundo os universitários, o local não oferece uma boa estrutura para o aprendizado.
O estudante de engenharia florestal Caio Alves, reclama da falta de estrutura. “São necessários lugares para aulas práticas, e no Centro nós não temos. Falta também material específico de laboratório. A estrutura em si do Ceup não atende a demanda dos cursos da Ufra”.
No Ceup, existe apenas um laboratório para mais de 600 alunos. Equipamentos e materiais de pesquisa de três cursos estão juntos. Para o estudante de agronomia Paulo Braga, o espaço é muito pequeno. “Tem dias que nós temos dificuldade até de se locomover nesse espaço (do laboratório) porque é pequeno e são poucos equipamentos para a demanda de alunos”.
Para resolver a situação, um novo campus da Ufra está sendo construído e o prédio está em fase de acabamento, mas os três blocos onde ficam as salas de aula e os laboratórios já estão prontos há quatro meses, contudo, os prédios estão sem energia elétrica.
Para atender os cursos de agronomia, zootecnia e engenharia florestal, 16 laboratórios vão funcionar no novo campus. Há quase um ano, a maioria dos equipamentos desses laboratórios foi adquirido, mas devido à falta de energia, muitos ainda continuam nas caixas.
O diretor do campus da Ufra de Parauapebas, Luis Sampaio, conta que fica triste com esta situação. “Muitas pessoas do interior do estado querem ter acesso a uma universidade federal, uma educação gratuita de qualidade e a gente não consegue promover isso para a sociedade, tendo tudo pronto por conta da concessionária de energia que não fornece. É um sentimento de tristeza”.
A rede que levará energia para o campus já foi instalada, mas ainda não funciona. A Celpa informa que já começou a construção de uma nova subestação em Carajás, que será interligada a subestação da transmissora, possibilitando assim a melhora no fornecimento para toda a região, inclusive a ligação da unidade consumidora da Universidade Federal Rural da Amazônia. A conclusão desta subestação está prevista para dezembro deste ano. G1

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Dia 22 de Outubro dia da Praça


Uma cidade sem praças é uma cidade onde as pessoas não se encontram. As praças humanizam as cidade e as relações. Elas são centro de lazer democráticos e gratuitos, abertas a pobre e ricos, crianças e idosos. Na praça, sem preconceitos, brincam as crianças, os idoso conversam, os namorados se beijam e todos batem papo e se encontram para fazer o que tiver vontade.  A praça é do povo.

PROMOÇÃO SONHO DE NATAL 2013

A CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Parauapebas) realizará no próximo dia 24 de Outubro de 2013 às 19h 30 o Coquetel de Lançamento da Promoção Sonho de Natal 2013 a realizar-se nas dependências da Inova Gráfica e Comunicação Visual (Rua F, 540 – Bairro União).
A PROMOÇÃO SONHO DE NATAL 2013 trará algumas novidades para este ano.
Serão 50 dias de Promoção onde o cliente concorrerá a: 01 (uma) viagem com tudo pago para o Litoral Nordestino e R$ 10.000,00 (dez mil reais) e ou Moto Zero Km; o Lojista também ganhará a viagem com mesmo destino do cliente; o vendedor poderá ganhar 01 (uma) Moto Zero Km ou prêmios em dinheiro. E mais, uma parte da renda será destinada para a APAE Parauapebas / PA.
Uma das novidades para esta edição é a palestra que teremos com o Flávio Almeida (Consultor do Sebrae) e um show com o humorista ADAMASTOR PITACO que abrilhantará a ABERTURA OFICIAL DA CAMPANHA no dia 20 de Novembro de 2013 no Tatersal (Parque de Exposição).

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Palmares Sul festeja dia das Crianças

Em comemoração ao dia das Crianças, o Vereador Miquinha em parceria com o Grupo União Campo Cidade (GUCC), Associação de Moradores da Palmares e Vale, realizaram no ultimo Domingo (20), um evento com muitas brincadeiras, diversão, palhaços e muitas guloseimas, para a criançada da Palmares Sul.
O evento contou também com o stand da Biblioteca Legislativa Sônia Cortez, que embelezou a festa que já acontece há nove anos.
Mais de 3 mil brinquedos foram distribuídos para a garotada, em um evento que foi sucesso total.
“É muito gratificante ver o sorriso estampado no rosto dessa criançada, a alegria deles é o impulso para continuarmos a cada ano. Já são nove anos realizando esta linda festa para nossas crianças, e continuaremos se Deus quiser com a ajuda dos nossos apoiadores. Obrigado a todos!” Agradeceu Miquinha.





Suspeito de violentar menina de 11 anos é preso em Marabá


Um homem suspeito de violentar uma criança foi preso em Marabá, sudeste paraense. Em 2011, ele teria violentado uma menina de 11 anos, e já cumpriu pena por roubo em Fortaleza, Ceará. A prisão preventiva ocorreu na quarta (16).
O preso foi denunciado pelo crime de estupro de vulnerável na Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data) daquela localidade. Apesar de negar todas as acusações, ele responderá processo criminal com base no Art. 216-A do Código Penal Brasileiro. Antonio foi localizado e preso em sua residência no bairro da Paz, núcleo Cidade Nova.
Parentes da vítima – que atualmente possui 13 anos de idade - e membros do Conselho Tutelar de Marabá, procuraram a Polícia para denunciar qyue o suspeito vinha abusando da adolescente desde o ano de 2011, quando esta ainda possuía 11 anos. Os depoimentos foram somados aos exames periciais forenses que constataram o abuso sofrido.
Diante dos indícios e prova da materialidade do crime, a delegada Adriana Sacramento, titular da Data em Marabá, representou junto ao Poder Judiciário da comarca o mandado de prisão preventiva do acusado, pois, segundo a autoridade policial, além de molestar a criança, o acusado fazia ameaças à família da vítima.

Prefeito Valmir Mariano recebe campeões mundiais de caratê


Os 12 atletas de Parauapebas que representaram o Estado do Pará e o Brasil no Campeonato Mundial de Karatê, realizado na Itália, foram recebidos na tarde desta quinta-feira (17) pelo prefeito Valmir Mariano. O grupo conquistou na competição treze medalhas, sendo quatro de ouro.
Ao receber os caratecas em seu gabinete, o prefeito parabenizou a todos pelo empenho e dedicação e reforçou a importância deles se manterem bem na escola. “Quero que vocês conquistem medalhas de ouro, prata e bronze também na escola, pois no esporte vocês já são campeões”, encorajou Valmir Mariano.
Das crianças e adolescentes que integraram a delegação, três participam do Centro de Referência da Criança e do Adolescente (Criar), desenvolvido pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Nesse projeto são ofertadas onze oficinas, sendo o caratê uma das que se destacam.
Tâmara Vaz Jardim, 9 anos de idade, aluna do Criar, é faixa laranja e foi uma das que conquistaram medalha de ouro. “Já passei por vários campeonatos no Brasil e esta foi a primeira vez que fui para o exterior. Fiquei muito feliz. Enfrentei três adversárias, fui lutando, até conseguir”, comemora a pequena atleta.
“Nos anos anteriores, os alunos alcançaram índices necessários e foram convocados pela Confederação de Karatê. Porém, não conseguiram recursos para participar do campeonato mundial. Graças à parceria com o Conselho da Criança e do Adolescente (Comdcap), agora o sonho se realizou”, afirma Denilson Marques, coordenador do Criar.
“Muitas crianças e adolescentes que atendemos vivem em situação de vulnerabilidade social. Temos depoimentos de pais que relatam a mudança no comportamento dos filhos, a partir do envolvimento com o esporte”, destaca Leudicy Leão, secretária municipal de Assistência Social.
Além das crianças do Criar, associações de caratê de Parauapebas também enviaram atletas para a competição. De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Marcel Nogueira, todas as instituições filantrópicas que ofertam gratuitamente modalidades esportivas para crianças recebem apoio do governo municipal.
“Ficamos muito felizes em ver esses resultados. Está valendo a pena investir”, destaca Marcel. Uma dessas associações atende mais de 200 crianças só com o caratê. Assim como o projeto Criar, todas elas cobram dos alunos bom desempenho na escola e comportamento exemplar em casa como condição para participarem das competições. (Karine Gomes/Ascom PMP)

Vice-prefeita Ângela Pereira em ação participa do IV Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas


O Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (DCA) é o meio de mobilização da sociedade pela defesa dos direitos da in...fância. O objetivo do encontro é fortalecer as políticas voltadas para o público infanto-juvenil e captar propostas e ideias para serem colocadas em prática.

O tema do Fórum este ano foi “Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, Qual é a minha contribuição?”. Esteve presente no evento a vice-prefeita, Ângela Pereira, o presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, vereador Josineto Feitosa, os secretários de Assistência Social e de Produção Rural e o presidente do COMDCAP – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas, Aldo Nonato.

Em sua fala a vice-prefeita Ângela Pereira disse que “precisamos deixar nítida a nossa contribuição para um amanhã melhor. Precisamos acompanhar de perto as necessidades de nosso município”. O Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (DCA) é o meio de mobilização da sociedade pela defesa dos direitos da in...fância. O objetivo do encontro é fortalecer as políticas voltadas para o público infanto-juvenil e captar propostas e ideias para serem colocadas em prática.
Blog do Alderi

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

“Nosso objetivo é sanear a Cooperativa”, diz interventor da Coomigasp


A Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), no município de Curionópolis, entra em uma nova fase sob intervenção da Justiça do Estado do Pará. A meta do Ministério Público e do interventor nomeado pela justiça, Marcos Alexandre Mendes, é reorganizar a entidade e resgatar os verdadeiros direitos dos sofridos garimpeiros que atuaram na década de 1980 naquele que foi considerado o maior garimpo a céu aberto do mundo. “Esta intervenção vai ser um marco na história da Coomigasp. O objetivo maior é sanear a cooperativa por intermédio de uma administração rigorosa, com profissionais especializados, após uma implacável auditoria nas contas da cooperativa e cumprir as cláusulas do TAC (Termo de Ajuste de Conduta) assinado em 2012 pela diretoria afastada da cooperativa”, afirmou o interventor Alexandre Mendes, em entrevista coletiva concedida ao final da tarde da última terça-feira (15), no auditório do Fórum de Parauapebas.

Segundo ele, “os garimpeiros aguardam tudo isto e o direito de pegar em algum dinheiro há 32 anos e agora o sonho está sendo renovado”. O interventor nomeado da Coomigasp é paraense de Marabá, tem 34 anos, a família dele mora em Curionópolis, é formado em Administração e especialista em Gestão Administrativa, tento atuado em diversas empresas de renome nacional e até em multinacionais. A partir de agora, Mendes irá administrar 2% da receita do garimpo. Os outros 98% serão repassados diretamente aos cooperados com depósitos em suas contas bancárias.

Desvio de R$ 50 milhões

A entrevista coletiva contou com as presenças do Procurador de Justiça, Nelson Medrado, e do Promotor de Justiça, Hélio Rubens, que, juntamente com os promotores Guilherme Chaves e Franklin Jones foram os responsáveis pelo pedido de intervenção na Cooperativa feito em ação civil pública ajuizado pelo Ministério Público do Estado do Pará.

“Constatamos um aumento exagerado de garimpeiros; carteiras de garimpeiros sendo vendidas no Pará e no Maranhão para que outras pessoas fossem beneficiadas no futuro a partir da exploração do ouro pela empresa Colossus em Serra Pelada; desvio de dinheiro que ultrapassa os R$ 50 milhões nos últimos cinco anos; e ainda os dois veículos de propriedade da cooperativa estão em busca e apreensão, pois eram usados em benefícios pessoais do presidente afastado da Cooperativa. Além disso, até hoje a Coomigasp não possui sede própria. Houve ainda muitas fraudes em ações trabalhistas com o único objetivo de lesar o dinheiro do verdadeiro garimpeiro”, afirmou o promotor Nelson Medrado.

O promotor Hélio Rubens informou que “será feito um levantamento rigoroso destas dívidas trabalhistas; pagar os verdadeiros credores e expurgar as ações fraudulentas”. Rubens disse ainda que “será feito um acordo entre a Colossus e as agências bancárias para que o dinheiro caia diretamente na conta aberta por cada garimpeiro que de fato tem direito a receber os dividendos oriundos da produção de ouro, paládio e platina em Serra Pelada”. E destacou que “as contas do interventor serão fiscalizadas também pelo Ministério Público e por garimpeiros indicados pelos dois grupos que brigam pela direção da cooperativa e também divulgadas na internet”. O promotor ainda acrescentou que “o trabalho de Alexandre Mendes será totalmente transparente para que garimpeiros e a sociedade em geral saibam o que está de fato acontecendo na Coomigasp”.

Novo modelo de administração

Os promotores anunciaram que a Cooperativa de Garimpeiros de Serra Pelada passará por um novo modelo de administração, que também se preocupará com a questão social em Serra Pelada. “Quando a coisa começa errado, se você não consertar acaba saindo dos trilhos. Por isso tomamos a iniciativa de pedir a intervenção na Coomigasp, que tem um histórico de verdadeiro caos social, além de atos de violência constantes entre os grupos que sempre brigaram pelo domínio da cooperativa”, destacou o promotor Medrado, acrescentando que “a meta é que a Coomigasp conviva de igual para igual com a Colossus”, a empresa canadense responsável pela exploração mineral em Serra Pelada. “A Coomigasp, dona área do garimpo, é tão rica quanto à Colossus”, frisou Medrado.

“Vamos acompanhar o trabalho do interventor visando sanear a Coomigasp, defender os direitos dos garimpeiros e garantir que o dinheiro da produção do ouro chegue com segurança no bolso dos verdadeiros garimpeiros. Após seis meses de intervenção, cujo prazo poderá ser renovado, se for o caso, será eleita uma nova diretoria pelos próprios garimpeiros, mas se utilizando um novo modelo de votação, sem ser este usado nos últimos anos pelos candidatos que cometiam até crime eleitoral pagando o transporte e dando alimentação para os garimpeiros votantes. As eleições serão descentralizadas e ocorrerão também nas regionais da cooperativa nos demais estados”, afirmou o promotor Hélio Rubens.

Entenda o caso

A intervenção na Coomigasp foi decretada na sexta-feira (11) pelo juiz Danilo Alves, de Curionópolis (PA), atendendo o pedido feito pelo Ministério Público Estadual. Segundo o MPE, “o objetivo é que a cooperativa seja profissionalmente e administrativamente gerida, intencionando ainda garantir a lisura, transparência e legitimidade nas eleições internas dos seus dirigentes, vislumbrando atingir seu objetivo precípuo, que é a distribuição dos lucros aos seus cooperados”.

No começo deste ano foi afastado da presidência da Coomigasp o então dirigente Gessé Simão, de Imperatriz (MA), acusado de desvio de recursos da cooperativa, entre outras irregularidades. Assumiu o diretor administrativo, Valder Falcão, que não conseguiu trabalhar porque um grupo de oposição invadiu algumas vezes o prédio da Coomigasp, que era localizado na Rua Pará, no centro de Curionópolis. Valder obteve mais de uma vez o aval da Justiça para retomar ao poder, mas não conseguiu administrar a cooperativa.

A oposição realizou uma assembleia em agosto deste ano – anulada pela justiça – e elegeu Vitor Alborado, de Belém, como presidente. Passadas algumas semanas, garimpeiros ligados ao grupo de oposição invadiram mais uma vez o prédio da Coomigasp e levaram documentos e equipamentos, que até hoje não foram recuperados totalmente.

“Ninguém sabia quem era o presidente da Coomigasp. O que se via eram brigas, confusões, mortes, incêndios e tudo de ruim acontecendo em Curionópolis e em Serra Pelada, sem que ninguém se entendesse, e a Coomigasp sendo obrigada a depositar o repasse mensal, em torno de R$ 300 mil, em uma conta judicial para que não houvesse mais desvio de dinheiro dos garimpeiros”, declarou, indignado, o promotor de Justiça,

Em plena forma


Um médico estava fazendo sua caminhada matinal quando viu essa velhinha sentada no degrau da varanda, fumando um cigarro. Curioso, ele perguntou: "Não pude deixar de notar como a senhora parece satisfeita com a vida! Qual o seu segredo?" "Eu fumo três maços de cigarros por dia" ela respondeu. "Não tenho hora pra dormir e antes de ir pra cama eu fumo um grande baseado. Fora isso, eu bebo uma garrafa de pinga a cada 3 dias e só como besteiras, porcarias, nada de proteínas, carboidratos, legumes,verduras, essa baboseira toda. E nos finais de semana, tomo pílulas, faço sexo adoidado e nenhum exercício físico." E o médico muito espantado: "Isso é extraordinário! Quantos anos a senhora tem?" "Trinta e quatro..."

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Parauapebas que alaga

Foto tirada hoje, após a forte chuva que caiu sobre a cidade na parte da manhã.
Essa é a rua São Paulo, ficou totalmente alagada. Infelizmente é o que mais veremos com a chegada das chuvas de inverno, ruas completamente alagadas.

Foto: Rodolfo Lira

Índio é preso por suspeita de estelionato em Parauapebas




Suspeito aplicava golpes no comércio da cidade.

Polícia informou que ele vivia na floresta nacional de Carajás.

Um índio foi preso por estelionato na noite da última quarta-feira (9), em Parauapebas, sudeste do estado. De acordo com a polícia, o suspeito vivia na floresta nacional de Carajás e aplicava golpes na área comercial da cidade.

Segundo as investigações, taxistas da cidade denunciaram os golpes à polícia. O índio usava serviços de taxi sem pagar, e também se hospedava em hoteis e fugia do local sem pagar. A proprietária de um dos hoteis onde o índio aplicou o golpe afirmou à polícia que ele passou 15 dias hospedado no local e saiu deixando uma dívida de R$ 2 mil.
Com o índio, os policiais apreenderam um revólver calibre 38. Ele foi autuado em flagrante e responderá pelos crimes de estelionato, porte ilegal de arma e cárcere privado.
G1

Plantões Médicos serão regularizados em Parauapebas


Durante a Sessão Ordinária desta terça-feira, 15, os vereadores da Câmara Municipal de Parauapebas votaram dois projetos de leis em primeira discussão. O primeiro projeto a ser votado foi o Nº039/2013 de autoria do Poder Executivo que solicita a regularização dos plantões médicos em Parauapebas e o segundo de autoria do vereador Odilon Rocha de Sanção (SDD), Nº034/2013, que requer título de utilidade publica.
O Projeto de Lei 39/2013 foi avaliado pela Comissão Mista de Justiça e Redação e Finanças e Orçamento e deve como relator o vereador Euzébio Rodrigues (PT). O projeto foi avaliado como favorável pela comissão que dispõe sobre a regulamentação do serviço de plantão e o regime de sobreaviso no município de Parauapebas, estado do Pará e dá outras providências.
Como o projeto foi votado para ser colocado em forma de Urgência Especial, a pedido do vereador Odilon Rocha (SDD), segue agora para o prefeito sancionar, visto que foi aprovado por unanimidade pela Casa de Lei.
O vereador Odilon Rocha solicitou, através do Projeto de Lei Nº034/2013, que seja concedido Título de Utilidade Publica Municipal ao Sindicato dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade de Parauapebas. Segundo ele esta instituição oferece vários cursos na cidade, entre eles o de informática avança “Com certeza eles defendem o interesse público”, afirmou o vereador.
O título de Utilidade Pública garante às entidades, associações civis e fundações o reconhecimento como instituições sem fins lucrativos prestadoras de serviços à sociedade. O título não assegura ao titular quaisquer direitos e vantagens na relação com o município, com exceção em celebrações de convênios. A declaração de utilidade pública é feita por decreto, com ofício do Prefeito ou atendendo a indicação de vereadores.
O Projeto de Lei Nº034/2013 foi aprovado por unanimidade em primeira discussão. Segue agora para segunda discussão para depois ser encaminhado ao prefeito.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Mundo da Leitura encanta os pequeninos no Dia das Crianças

A alegria estava estampada no rosto das crianças que passavam pelo stand da Biblioteca Legislativa Sônia Côrtes durante a 22ª festa da Criança da Integral, no dia 12 de outubro. O espaço conquistou a garotada que pôde se divertir colorindo, com pintura de rosto e muitas histórias.

            O objetivo da biblioteca itinerante é disseminar a leitura. De acordo com a coordenadora do projeto, Delma Resende, atrair a criançada por meio da brincadeira é uma forma de mostrar quão interessante é o mundo dos livros.

            “A leitura é o ponta pé inicial para um país de primeiro mundo e tudo começa com uma simples brincadeira. Eu me tornei uma pessoa mais autoconfiante, comunicativa e expressiva depois que comecei a ler”, ressaltou Carlene Alves Cardoso, professora da Sala de Leitura da Escola Ana Maria Machado, que contava as histórias dos livros para a criançada. A professora explicou ainda que ver a leitura sendo divulgada é um prazer inigualável. “O que me dá mais alegria nesta festa é poder vê o quanto as crianças gostam de ouvir histórias. Desde pequena eu ouço histórias e hoje ser uma voluntária é uma honra”.

            Ao visitar o stand, juntamente com o prefeito Valmir Queiroz Mariano, o presidente da Câmara Municipal, o vereador Josineto Feitosa, disse que um país menos desigual se constrói com educação. “O que estamos fazendo por meio desta ação é levar as crianças a ter contato com os livros e assim interessarem-se pela leitura e pelos estudos”.

            A pequena Verônica Macedo, de oito anos, veio ao evento com a mãe e o irmão. Para ela o stand foi a melhor parte da festa. “Foi tudo muito legal, o que eu mais gostei foi ver os livros diferentes e de ouvir historinhas”.
ASCOM CMP

Vendaval provoca transtornos em Parauapebas



 

Um temporal de cerca de 15 minutos provocou estragos nesta quarta-feira (9) em Parauapebas, no sudeste do estado.
Várias árvores dos canteiros ao lado da PA-275, que corta a cidade, tiveram os galhos quebrados. O vento foi tão forte que algumas foram arrancadas pela raiz. Vários carros foram atingidos.
Um poste de iluminação pública também caiu em cima de um carro. O telhado do hospital municipal foi atingido pela queda de uma árvore, mas ninguém se feriu.
Depois do vendaval faltou energia em pelo menos três bairros da cidade. Esse tipo de fenômeno tem se repetido com frequência nos últimos anos em Parauapebas sempre neste período. A meteorologia prevê pancadas de chuvas na região ainda esta noite.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Criança abandonada era amamentada por cadela


A constatação de que três crianças haviam sido abandonadas pela mãe provocou revolta em quatro conselheiros de Eldorado do Carajás. Entre as crianças, uma de apenas dois anos, que inclusive estaria mamando em uma cadela para saciar a fome.

A responsável  pelos menores, cujo primeiro nome seria Elismar, mas que atende por “Babalú”, está sendo acusada de abandono de incapaz. Os três filhos dela têm 12, 5 e 2 anos. As crianças foram deixadas em casa sozinhas por mais de 24 horas e estariam passando fome. Segundo a denúncia, a mãe não havia deixado nada em casa para que eles pudessem se alimentar.

A denunciante que levou o caso ao Conselho Tutelar disse que presenciou a criança menor mamando na cadela da casa. Ao se dirigirem ao local indicado, os integrantes do Conselho de Eldorado do Carajás Danielle Valente, Maria do Carmo, Cléber Reis e Flavio Barbosa constaram a veracidade das denúncias e o estado crítico em que as crianças se encontravam, sem alimento, higiene e aparentando estar doentes.

Os conselheiros ficaram chocados ao ver o quadro de abandono das crianças, que mesmo com fome brincavam com preservativos espalhados pelo chão. Alguns eram colocados na boca como se fossem balão.
(DOL)

Zimmer atende reivindicação dos moradores da Vila Palmares II e propõe emancipação


A pedido do movimento pró-emancipação política e administrativa da Vila Palmares II, localizada a 20 quilômetros de Parauapebas, o deputado Milton Zimmer (PT), apresentou na última quarta-feira (02), na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), um projeto de lei que propõe a criação do município Palmares de Carajás e o desmembramento dos municípios sede de Marabá e Parauapebas. A região ainda seria composta por 12 agrovilas, que estão localizadas em áreas circunvizinhas do território a ser emancipado.

Em sua justificativa, Zimmer destaca que a finalidade do projeto é corrigir o atraso, a ausência do progresso e garantir autonomia na gestão com maior investimentos em políticas públicas para o desenvolvimento socioeconômico e melhorias na qualidade de vida dos cerca de 5 mil moradores da Vila que há mais de uma década anseiam pela independência.

Atualmente a população, incluindo as famílias que residem na área do entorno, ultrapassa mais de 20 mil habitantes, contando com certa infraestrutura como escolas, posto de saúde, farmácias, praças e comércios diversificados.

“Existe um desejo da comunidade para emancipar a região. As atividades desenvolvidas como a agricultura, pecuária e o comércio sofrem com a falta de incentivos para promover o crescimento econômico. Os serviços de saúde, educação, saneamento e segurança são insuficientes para atender às demandas e não garantem políticas públicas de qualidade aos moradores ”, justifica o deputado

Segundo o parlamentar, a energia elétrica na região é de baixa resistência, o que dificulta a implantação de novas indústrias. As estradas vicinais estão em péssimas condições e inviabiliza o escoamento da produção agrícola e também o acesso dos alunos às escolas nas zonas rurais.

"A Vila de Palmares II é um aglomerado urbano que já têm vida própria, têm serviços independentes e pode ser transformado em município. Por isso proponho a autonomia para que o desenvolvimento e o progresso na região se concretizem”, defende.

De acordo com os critérios estabelecidos pelo Projeto de Lei 416/2008 para a criação de municípios, um dos principais fatores é o limite populacional de no mínimo 5.997 habitantes para a Região Norte, e a de que ao menos 20% da população local sejam residentes das áreas urbanas e que as localidades a serem emancipadas apresentem condições de viabilidade

Entenda melhor

O projeto aprovado no dia 04 de junho deste ano na Câmara, regulamenta o Parágrafo 4º, do Artigo 18 da Constituição Federal, e estabelece que a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios serão feitos pelos estados. Também define que, para a criação de municípios deverá ser realizados estudos de viabilidade econômica municipal, número mínimo de moradores e consulta por meio de plebiscito nos municípios interessados na emancipação.

Se o plebiscito for aprovado a Assembleia Legislativa Estadual aprovará o projeto de lei com as definições de nome, sede, limites geográficos dos municípios envolvidos.

Após a votação na Câmara o projeto volta para o Senado, onde já foi submetido à votação sendo aprovado em 2008. Se aprovado, seguirá para a sanção presidencial, dentro do prazo de até 30 dias, após protocolado na presidência.
Texto: Mara Barcellos

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Outubro o mês da luta contra o Câncer


Outubro é um mês para lembrarmos a importância da prevenção do câncer de mama e no colo do útero. Nós temos que nos conscientizar como é importante fazer o autoexame e também suas consultas periodicamente com o ginecologista. A cor rosa e o laço rosa simbolizam a luta contra a doença e tem o intuito de chamar a atenção da população sobre a importância da realização do diagnóstico precoce da doença através da mamografia.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Mito ou Realidade

Esta é a realidade em Parauapebas, a capital do minério encontra-se com um índice altíssimo de desemprego, tanto nas prestadoras de serviços da Vale, quanto na própria Vale. O reflexo disso já podemos sentir no comércio parado, queda no setor imobiliário,com um número nunca visto de casas, apartamentos e quitinetes para alugar e vender.
Na manhã de hoje (04), quem passou nas proximidades do SINE Parauapebas, pôde conferir de perto o grande número de homens e mulheres que estão lutando por uma vaga de trabalho em nosso município.
Foi preciso interditar a rua 11, entre a rua D e a E para que mais de 2.000 pessoas pudessem aguardar o atendimento em frente o SINE.

O que se vê é um grande numero de pessoas procurando indicações para arrumar emprego, pois o que se comenta é que no SINE as indicações políticas ou empresariais muitas vezes determinam a colocação no mercado de trabalho, em detrimento daqueles que, sem padrinhos, amargam uma longa espera nas filas daquele órgão.


Cursos Gratuitos


quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Repentista cearense é destaquedo Conexão Rural deste domingo na BAND


O repentista cearense
Zé Maria da Viola
É o destaque deste domingo
De um programa show de bola
Estou falando do Conexão Rural
Que também é cultural
E é o programa da hora.

O Conexão Rural traz ainda
O concurso de gado leiteiro
Promovido pelo Siproduz
Com prêmio até em dinheiro
Ligue na RBATV-Band, canal 30
Em veja um programa verdadeiro.

Tem ainda a inauguração do Casão Country
Do Casagrande, o grande cantor
Que vai abrir espaço para os músicos
Por isso vou valor
Para quem valoriza a gente da terra
Da cidade ou da serra
E quem é compositor.

O Conexão Rural fala ainda
Do governo itinerante de Eldorado
Foi lá na Vila Viveiros ou Bamerindus
Com ações sociais de muito agrado
Ligue a TV domingo às 9 da manhã
E fique no canal 30 bem ligado

Aguardo você e sua família
E só me resta dizer OBRIGADO.
Grato, abraços do amigo Lima Rodrigues.

Professor desaparecido é localizado em reserva indígena Xicrin do Cateté

Um professor que estava desaparecido há três dias, foi localizado nesta quarta-feira (2) na reserva indígena Xicrin do Cateté, na região de Parauapebas, sudeste do Pará.

Antônio Regivan Almeida Reinaldo, 38 anos, natural do Maranhão, estava desaparecido há três dias.

Ele foi internado em um hospital particular em Serra dos Carajás e permanece internado. O estado de saúde dele é estável.

Almeida estava desaparecido há três dias. Ele trabalha como professor dentro de uma aldeia indígena da Floresta Nacional de Carajás. 
Durante o último final de semana, o professor teria saído do alojamento no domingo, por volta das 17h para fazer uma caminhada e não retornou. 

Convite do Conselho Municipal da Juventude


quarta-feira, 2 de outubro de 2013

PA-160 está abandonada pelo Governo do Estado e pela mineradora VALE


“Estrada da Morte”, “Roleta Russa” e outros apelidos estão cada vez mais sendo usados para descrever a triste e perigosa situação em que se encontra atualmente a Rodovia PA-160, que liga os municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás no sudeste paraense.

Na última quarta-feira (25), as equipes de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar e do Jornal Tablóide saíram de Parauapebas rumo à Canaã dos Carajás e acompanharam de perto a situação de abandono em que se encontra a PA-160.
Por mais que a região seja rica, por ser berço de dois mega projetos minerais administrados pela multinacional mineradora VALE, a rodovia que é usada maciçamente para escoar minério, está abandonada por parte do Governo do Estado do Pará, que era de fato o responsável pela conservação e manutenção da Estrada, e pela VALE, que com certeza é a grande responsável pela rodovia estar em estado de destruição com vários buracos, afinal, por dia, dezenas de caminhões com excesso de peso trafegam pela PA-160.

Mortes e assaltos

Se não bastassem apenas os buracos e falta de sinalização, existentes ao longo de quase 70 km de extensão da PA-160, vários acidentes com mortes e assaltos estão se tornando cada vez mais comuns.
Para o empresário Daniel Augusto, que reside no Bairro da Paz em Parauapebas, e que precisa todos os dias se deslocar até Canaã dos Carajás por conta de seus negócios empresariais, “a atual situação em que se encontra a PA-160 é mais que vergonhosa, tanto para o Governador Jatene, que de fato é o responsável pela estrada, quanto para a mineradora Vale, que usa com mais frequência a rodovia para levar seus funcionários para seus projetos minerais e também para escoar minérios”, destacou Daniel.

Outro lado

A equipe de reportagem do Portal Pebinha de Açúcar entrou em contato via e-mail com a Assessoria de Comunicação da multinacional Vale e do Governo do Estado do Pará, porém, até o fechamento desta matéria, nenhuma resposta nos foi enviada sobre o abandono da Rodovia PA-160.
Assim que as assessorias nos responderem, iremos publicar na íntegra as referidas justificativas.
Fonte: Pebinha de Açúcar

Programação Circuito Cinemas 27/09 à 03/10/2013


Aviões (Planes)

Livre

Dub. - 13h30, 15h30, 17h30, 19h30

Dose Dupla (2 Guns)

12 anos

Dub. - 14h00, 16h20, 18h40, 21h00

Elysium (Elysium)

16 anos

Dub. - 14h40, 17h00, 19h20, 21h35

Invocação do Mal (The Conjuring)

14 anos

Dub. - 14h20, 16h40, 19h05, 21h20

Jobs (Jobs)

12 anos

Dub. - 21h30