Páginas

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Comissão de Direitos Humanos da Câmara vai apurar denúncias no Hospital Municipal de Parauapebas


Portal Pebinha de Açúcar.

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Parauapebas, composta pelos vereadores Israel Pereira Barros, Miquinha (PT), Maridé Gomes (PSC) e Ivanaldo Braz (SDD), se reuniu durante esta semana para averiguar denúncias enviadas pela comunidade à Câmara. Dentre as denúncias está o mau atendimento no hospital municipal, caso que está sendo averiguado pelos parlamentares, além de denúncias de maus tratos e abuso de poder.
Denúncias chegaram à redação do Pebinha
Parece que a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Parauapebas terá muito trabalho pela frente, tendo em vista que denúncias de maus tratos e abuso de poder nas dependências do Hospital Municipal de Parauapebas Teófilo Soares, também chegaram à equipe de reportagem do Portal Pebinha de Açúcar. Os denunciantes não quiseram se identificar com medo de serem ameaçados pelos denunciados, porém, o assunto é sério. Existem indícios que médicos que atuam no Hospital Municipal têm um relacionamento “estreito” com alguns policiais militares, e quando os médicos se sentem “ameaçados” por algum paciente do Hospital, os médicos acionam policiais militares que chegam em poucos minutos no Hospital e agem com abuso de poder.
Ainda de acordo com as denúncias, por várias vezes policiais teriam agredido fisicamente populares dentro de uma das salas do Hospital Municipal que fica localizado na rua “A”, bairro Primavera.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Projeto incentiva gosto pela leitura

Na última sexta-feira (22), em uma grande festa aberta à comunidade, com direito a dramatizações, recontos, danças, desfile de princesas, indicação literária e exposições de livros e produções, ocorreu a culminância do projeto, em ambas as unidades educacionais.

Nas culminâncias, os pequenos estudantes, com idades entre 4 e 5 anos, puderam demonstrar todo o aprendizado obtido. Competências e habilidades não faltaram. Havia princesas e príncipes eloquentes, sem falar nas bruxas com um vocabulário impecável e os recontadores de histórias desinibidos.

Os pais ficaram boquiabertos com o desempenho dos pequenos. Na avaliação de Daysa da Conceição Agenor - mãe de Maria Eduarda, aluna do 2º período - sua filha conseguiu interpretar a Chapeuzinho Vermelho de forma formidável. “Além de se apaixonar ainda mais pelos contos de fadas, ela conseguiu incorporar o personagem e exercer seu papel com naturalidade e desenvoltura”, relata Daysa Agenor.

Segundo Luísa Lopes, professora do 2º período da escola Comecinho de Vida, é gratificante trabalhar esse tipo de projeto com os alunos. “Eles em sua grande maioria já desenvolveram o gosto pela leitura, leem por prazer e não por obrigação, e quando trazemos para a sala de aula os contos de fadas ficam encantados e ávidos por novas histórias”, frisa a professora, ao afirmar que durante as leituras e interpretações os alunos também aumentaram o poder de memorização e enriqueceram o vocabulário.

Messania Cardoso -Semed

Disque Denuncia


Caminhão carregado de carne pega fogo e mercadoria é saqueada

Um caminhão, com placas de Santa Catarina, carregado com mais de 28 mil quilos de carne pegou fogo na madrugada deste domingo (24). Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) o motorista trafegava na BR-153 no km 554 em Oliveira de Fátima quando percebeu a fumaça que saia do caminhão. Ele encostou o veículo e o caminhão começou a pegar fogo.
O motorista seguia de Marabá, no Pará com destino a Minas Gerais. Segundo a PRF ele não soube informar as causas do incêndio. A carga, composta por carne bovina, foi saqueada por moradores da cidade, de acordo com a polícia. O motorista não se feriu.
G1

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Polícia de Parauapebas recebe armas não letais para usar nas ações

Em Parauapebas, no sudeste do Estado do Pará, a Polícia Militar recebeu armas não letais para serem usadas nas ações de combate ao crime.
Ao todo, são 20 pistolas que emitem descargas elétricas. As armas imobilizam o alvo sem causar ferimentos nas pessoas.
A partir da próxima semana, os policiais militares do município vão começar a serem treinados para utilizar as armas de forma adequada.

Filmes em Cartaz no Circuito Cinemas Parauapebas

FilmeClas.Horário

Jogos Vorazes - Em Chamas (The Hunger Games: Catching Fire)

14 anos

Dub. - 12h10A, 15h00, 18h00, 21h00

Serra Pelada (Serra Pelada)

14 anos

17h00, 19h30, 21h50

Silent Hill: Revelação (Silent Hill: Revelation 3D)

16 anos

Dub. - 13h30, 15h30, 17h30, 19h30, 21h30

Tá Chovendo Hambúrguer 2 (Cloudy 2: Revenge of The Leftovers)

Livre

Dub. - 13h00, 15h00

Thor: O Mundo Sombrio (Thor: The Dark World)

10 anos

Dub. - 13h50, 16h20, 19h00, 21h40

27 de Novembro, dia do Profissional em segurança do Trabalho


Hoje é 27 de Novembro, dia do Profissional em segurança do Trabalho. A segurança do trabalho é uma área que vem se tornando essencial dentro das empresas públicas e privadas (de pequeno, médio e grande porte), na construção civil, hospitais, prestação de serviços, entre outras.

Parabéns á esta classe tão importante para a segurança do povo trabalhador.



segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Milton Zimmer é eleito novo Presidente Estadual do PT estadual

O Deputado Estadual Milton Zimmer foi eleito novo Presidente Estadual do PT neste domingo, 24 de Novembro.

Milton Zimmer que pertence a corrente "AS" (Articulação Socialista) foi eleito com 8909 votos, cerca de 50,4% vencendo assim seu concorrente  Zé Geraldo no segundo turno.

Parabéns ao Deputado Estadual Milton Zimmer, Novo Presidente do Partido dos Trabalhadores.


quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Advogados denunciam violência contra a categoria em Marabá, PA

Advogados de Marabá, no sudeste do Pará, participaram de uma sessão especial na Câmara de Vereadores do município para denunciar a violência contra a categoria. Uma faixa com a frase “Até quando os advogados do Pará serão assassinados por pistoleiros?” resumia o motivo do protesto.
Segundo o presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na cidade, Haroldo Garcia, nos últimos dois anos, cinco advogados foram mortos no Pará. “A OAB trouxe a discussão dessa violência que está havendo em toda a sociedade. Esse homicídio que houve em Parauapebas foi apenas o estopim para essa indignação”, afirma.
O advogado criminalista Dácio Antônio Cunha foi assassinado no inicio do mês, ele tinha 41 anos e há 11 trabalhava em Parauapebas. O crime aconteceu no dia 5 de novembro, na porta da casa onde morava e até o momento ninguém foi preso pelo crime.
Para a OAB, o número de ameaças a advogados vem aumentando em todo o estado. As ameaças chegam também aos magistrados que atuam na região.
Em Marabá, o juiz do trabalho Jônatas Andrade da Conceição denunciou as ameaças que vinha sofrendo. “Todas as providências que se faziam necessárias para a melhora da nossa segurança estão sendo tomadas”, disse.
O major comandante do 4º Batalhão de Polícia em Marabá, José Eduardo Cardoso, diz que faz um trabalho intensivo na região para combater a criminalidade, inclusive as ameaças contra os advogados. “Os índices de violência e criminalidade estão diminuindo, isso de uma forma geral contribui para dar um pouco mais de segurança para toda a população e inclusive para os advogados”, afirmou.

G1

Novas ambulâncias Semi-UTI reforçam atendimento de saúde em Parauapebas

Adquiridas com recursos do município, as seis ambulâncias 0km entregues nesta terça-feira, 19, serão utilizadas pelas Unidades Básicas de Saúde das zonas urbana e rural de Parauapebas. Elas estão equipadas com respirador portátil, aspirador de secreção a vácuo, bomba de infusão, cadeira de rodas retrátil, cilindros de oxigênio e bolsa resgate. As ambulâncias fazem parte de um grupo de dez veículos que vão agilizar e qualificar o transporte de pacientes.

“A Prefeitura de Parauapebas está investindo na melhoria da qualidade do atendimento de saúde e essas ambulâncias são uma prova disso”, disse o secretário de saúde Rômulo Maia. O secretário ressaltou a importância de transportar com mais qualidade os pacientes e dar toda a condição para que médicos, técnicos e enfermeiros realizem esse transporte sem levar riscos para nossos usuários. "O que tem mais moderno no país a gente comprou, tudo com recursos municipais”, afirmou.

O prefeito Valmir Mariano, reforçou o compromisso com a saúde: “Compramos 10 ambulâncias para esse ano e compraremos mais 10 para o próximo ano", garantiu. O prefeito aproveitou para ressaltar o investimento em saúde preventiva. "Estamos reformando e ampliando 16 Unidades Básicas de Saúde e ano que vem construiremos mais 11. Também estamos investindo na ampliação e na qualidade do abastecimento de água e do saneamento básico do município”, ressaltou.

Dentro da estratégia de melhoria do atendimento de saúde no município, além das seis ambulâncias, a prefeitura vai entregar ainda este ano mais quatro unidades de UTI móvel e um ônibus para transporte de pacientes que fazem hemodiálise em outros municípios.

As ambulâncias devem estar disponíveis para uso da população até o final do mês de novembro.

Márcia Pajeú  - Semsa

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Vereadores participam de Seminário sobre combate a exploração de crianças e adolescentes

Aconteceu na manhã desta terça-feira,19, no “Plenarinho” da Câmara Municipal de Parauapebas um seminário sobre combate a exploração de menores com o tema “A rede de atendimento e proteção social e o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes de Parauapebas”. O auditório da Casa de leis ficou lotado com a presença de representantes da sociedade, das instituições públicas e privadas que lutam para vencer a violência sexual infanto-juvenil no município.

A violência sexual, física e psicológica,contra crianças e adolescentes é crime previsto no código penal brasileiro. O abuso sexual além de comprometer o desenvolvimento físico e psicológico das crianças vitimadas pode causar danos sérios no futuro dessas crianças e adolescentes, que tiveram o direito de despertar a sexualidade de maneira sadia negado.

O presidente da Casa de Leis, Josineto Feitosa (SDD), falou que quando foi diretor da escola Farunk Salem vivenciou mais de perto essa realidade de exploração e abuso sexual das crianças e adolescentes da cidade. Além disso, ressaltou que denunciar a violência infanto-juvenil é um compromisso de todos “Todos nós temos que ter responsabilidade. Nosso dever não é maior nem menor que do outro”, afirmou o vereador. A vice-prefeita, Ângela Pereira, também concorda com o pensamento do parlamentar Josineto “A lei é clara, ela ampara a criança e o adolescente. É nosso dever cuidar delas, é meu dever, é dever de toda sociedade”.

Estiveram presentes no evento os vereadores Maridé Gomes (PSC) e Israel Barros, Miquinha (PT), além do representante do Poder Judiciário, Líbio Moura; da gerente geral de relações intersetoriais da Vale, Andreia Rabetim; do secretário adjunto da SEMAS, Josenilson Gomes; do coordenado do Conselho do direito da crianças e adolescentes de Parauapebas (COMDCAP), Aldo Nonato; do coordenador do Conselho tutelar, Oseias Leão; e o secretário de meio ambiente, Zoênio Santos.
ASCOM CMP

Dia 20 de Novembro, dia da Consciência Negra

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.

Mulheres se unem em 16 Dias de Ativismo contra violência

As ações têm início no Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, com a proposta de destacar a dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras. As ações ainda contemplam o Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres (25/11) e o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12).

Organizado pela Secretaria Municipal da Mulher (Semmu), o evento conta com a parceria das secretarias municipais de Saúde, de Assistência Social e de Educação,  além da ONG Amigos para Sempre, Grupo Retumbá, Cavaleiros de Jorge, Terra Viva e sociedade civil organizada.

Programação

20/11 – Dia Nacional da Consciência Negra

18 h – Abertura da Campanha- Atividades, Cortejo do Batuque, seguido da celebração afro e grupos musicais.

Local – Praça de Eventos

21 e 23/11

18 h – Apresentações culturais e exibição de filmes temáticos

Local – Praça de Eventos

25/11 – Dia Internacional da Não Violência Contra as Mulheres

18 h – Campanha Laço Branco e distribuição de preservativos

Local – Portaria de acesso à Floresta Nacional de Carajás

26 a 29/11

Atividades – Palestra sócio-educativa (distribuição de materiais “Maria da Penha”) e apresentações culturais

Local – Escolas Estaduais e Educação de Jovens e Adultos

30/11 – Campanha Movimente-se contra a AIDS

00 h – Consultório de Rua (profissionais do sexo e público GLBTT)

Local – Avenida Liberdade (em frente Hotel Atrium)

01/12 – Dia Mundial de Luta Contra AIDS

7 às 10 h – Conscientização sobre a AIDS, orientações sobre nutrição, hipertensão, diabetes e apresentações culturais.

Local – Em frente ao Isep, Praça de Eventos, em frente ao supermercado Alvorada

10/12 - Dia Internacional dos Direitos Humanos

18 h – Encerramento da campanha: palestras, apresentações culturais e roda de samba

21 h – Show

Local – Praça de Eventos

Dia 24 de Novembro vote 381 para Presidente Estadual do PT


Amanhã no plenário da Câmara Municipal de Parauapebas


segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Comissão de Conselhos Municipais reivindica apoio de vereadores

Uma extensa lista de solicitações para melhorar o trabalho dos Conselhos Municipais de Parauapebas foi entregue aos vereadores nessa quarta-feira, 13, na Câmara Municipal, por uma Comissão de Conselheiros. Entre as principais reclamações estão a falta de autonomia para que possam desempenhar suas atribuições e a falta de estrutura dos órgãos.

O Presidente do Conselho Municipal da Juventude, Girlan Pereira, destacou a importância desse momento e qualificou essa reunião como um acontecimento histórico, pois foi a primeira vez que os Conselheiros se reuniram com os representantes do Legislativo para tratar das necessidades da categoria e consequentemente da população, já que os Conselhos existem para contribuir com ações e sugestões que melhorem as políticas públicas.

O presidente da Câmara, Josineto Feitosa (SDD), também destacou a relevância do momento, pois estavam reunidos os representantes legítimos da população. Ressaltou ainda que o legislativo fará tudo que estiver ao seu alcance para melhorar o trabalho dos Conselheiros e contribuir para que tenham mais autonomia.

Major da Mactra (PSDB) relatou que os vereadores cumprem a sua função, que é ouvir a comunidade e buscar soluções. Bruno Soares (PP) acrescentou que a Câmara e os Conselhos juntos podem obter resultados melhores. Irmã Luzinete (PV), que tem uma atuação bastante ativa no Conselho Municipal da Mulher, falou da necessidade de se trabalhar para o fortalecimento desses órgãos.

José Pavão (SDD) informou aos Conselheiros que muitas das reivindicações que foram feitas os vereadores não podem atender porque são de competência do Poder Executivo, mas relatou que os parlamentares podem colocar emendas no Plano Plurianual (PPA) e na Lei Orçamentária Anual (LOA), que serão impositivas e o prefeito terá que cumprir. Eliene Soares (PT) se disponibilizou a colaborar com o que for necessário para ajudar os Conselheiros.

Rapidez para aprovar o projeto de lei que cria um novo Conselho Tutelar no município foi a reivindicação feita pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCAP), Aldo Serra. O procurador geral da Câmara, Vinícius Peloso, informou que a proposta já está sendo analisada.

Em Parauapebas existem 17 Conselhos, cada um atua de maneira diferente, de acordo com a sua especificação, seja ela fiscalizar, deliberar, consultar ou normatizar. Mas, a principal atribuição certamente é a defesa dos direitos dos cidadãos, a partir da garantia de participação popular nas decisões do poder público. É de responsabilidade dos gestores das Secretarias a manutenção dos conselhos, mas é grande a queixa dos integrantes por falta de acesso aos recursos para desempenhar desde as ações mais básicas.

A conselheira Vanessa Sales relatou que os recursos até existem, mas eles não podem ter acesso pois falta autonomia contábil e financeira a eles, o que prejudica e limita as ações dos Conselhos. Nos casos de viagens para participação em congressos e capacitações, por exemplo, os conselheiros que não são servidores das Secretarias não recebem pagamento, nem ajuda de custo.


Veja as principais reivindicações do conselheiros:


Celeridade no projeto de lei de criação do novo conselho tutelar, tão logo chegue a Câmara;

Apoio a regulamentação da função de conselheiro;

Estruturação dos conselhos. Criar projeto de lei que autorize ao gestor o pagamento ou a ajuda de custo nas diárias aos conselheiros de modo geral, principalmente os usuários quando houver necessidade de viagens para eventos dentro e fora do município;

Participação dos vereadores conselheiros nas reuniões e atividades dos conselhos que são representantes;

Doação da antiga Câmara de vereadores para ser a casa dos conselhos;

Concessão de título de cidadão parauapebense a quem tenha atuação nos conselhos e nas causas sociais;

Que o legislativo crie pelo menos uma agenda trimestral para reunir com conselhos para discutir a situação das políticas públicas de cada área.


Nayara Cristina/ASCOM-CMP

Vigilância Sanitária apreende 200 litros de leite em Parauapebas


Duzentos litros de leite com data de fabricação e validade adulterada foram apreendidos pela Vigilância Sanitária em estabelecimentos comerciais do núcleo urbano de Carajás, em Parauapebas, no sudeste do Pará.
Segundo o órgão, o leite estava com data de fabricação desta sexta, 15 de novembro, mas estava nas prateleiras desde a última quinta-feira (14). Um morador denunciou o caso à Vigilância Sanitária do município, que fez uma fiscalização e encontrou o produto em uma panificadora e dois restaurantes.
O material apreendido será encaminhado para análise no laboratório central do órgão em Belém. Os donos dos estabelecimentos que vendiam o leite serão intimados a prestar esclarecimentos e podem se multados, no caso de reincidência.
O leite apreendido é produzido na zona rural de Parauapebas.
G1

Expansão da Ferrovia Carajás, no Pará, deve gerar 1.500 empregos

A expansão da Ferrovia Carajás, em Marabá, no sudeste do estado, deve gerar mais de 1.500 contratações e ampliar a capacidade de transporte de minérios. A expectativa é que a obra atraia fornecedores para a região.
A linha férrea passa em vários bairros da cidade de Marabá e, por isso, muretas de contenção serão construídas no perímetro urbano para evitar que as pessoas cruzem a linha do trem fora das passarelas.
O trecho em obras para a expansão está na fase de terraplenagem. Essa primeira frente de trabalho de expansão da ferrovia é de 30 quilômetros e, devido à obra, estão sendo investidos R$ 26 milhões no município em serviços e locações.
Ao todo, mais de 1.500 pessoas vão trabalhar na expansão e 87% da mão de obra serão formados de paraenses. Só em Marabá, serão geradas mais de 700 contratações.
A Ferrovia Carajás tem 892 quilômetros entre os municípios de Parauapebas e São Luís, no Maranhão. Com a expansão, uma segunda linha férrea está sendo construída paralela a que já existe para aumentar a capacidade de transporte de minério. A previsão é que a obra seja concluída em 2018, mas a preocupação é manter a geração de empregos na região.
Uma reunião entre representantes da Vale e empresários do sudeste do estado discutiu propostas como a reativação do polo industrial de Marabá e a criação de um entreposto para escoar a produção de grãos.
Segundo o secretário estadual e indústria, comércio e mineração, David Leal, os investimentos devem atrair fornecedores. “Esse é um potencial muito grande de geração de emprego e renda para atrair fornecedor que hoje está em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Esses fornecedores precisam vir para cá gerar emprego e renda”, explica.
G1

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Parabéns Kezawen Vaz

Hoje quem completa mais um aninho de vida é a minha irmã linda Kezawen Vaz.
Cheia de charme, inteligente e muito sorridente, ela definitivamente sabe ser linda.

Feliz aniversário mana, que todos os seus sonhos se realizem nessa data tão especial.

  

CMP realiza audiência pública sobre a regularização do transporte urbano de Parauapebas


A Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) realizou na manhã desta sexta-feira, 8, Audiência Pública sobre o Projeto de Lei Nº28/2013, que dispõe sobre a regulamentação do sistema de transporte urbano do município de Parauapebas, nas modalidades transporte público coletivo, transporte privado coletivo, transporte de pequenas cargas, condução escolar, táxi, moto-táxi e moto-frete.
A audiência foi presidida pelo vereador Odilon Rocha (SDD), relator do projeto, e conforme inscrições feitas na hora, os representantes das categorias presentes expuseram suas opiniões no tempo limite de 3 minutos. Dentre a maioria das opiniões, das 15 pessoas inscritas, foi consenso que a mobilidade urbana na cidade de Parauapebas é um caos e não atende a população. Longo em seguida, o diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), Rafael Cristo expressou sua opinião sobre as colocações da comunidade e ainda respondeu aos questionamentos feitos pela população presente na assembleia.
O Plenário da Câmara ficou lotado pelos representantes das categorias de vans, táxi, moto-táxi e táxi-lotação, porém foi pequena a participação da população usuária do transporte público, contanto com alguns lideres da classe estudantil e dos comerciantes. Outra ausência notada foi a participação de autoridades, como membros do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Poder Judiciário.
Segundo Odilon Rocha, a pessoa ou entidade que desejar conhecer melhor o conteúdo do projeto pode retirá-lo na Secretaria Legislativa e tem até quarta-feira, 13, para protocolar junto a Casa de Leis propostas de emedas, para que assim sejam avaliadas e colocadas nos autos do processo.

Táxi-Lotação
A categoria de táxi-lotação, que ultimamente vem trabalhando de forma ilegal na cidade, não foi inserida para a regulamentação no projeto que tramita na Câmara de Vereadores. As opiniões a respeito dessa modalidade foram bem divididas durante a fala dos vereadores e da população presente na audiência. Algumas pessoas demostraram-se explicitamente a favor e outras contra, já para alguns não importa qual modalidade vai sair e qual vai ficar, mas sim que a lei traga realmente melhorias significativas para o transporte urbano do município. 
Segundo o vereador Euzébio Rodrigues (PT), membro da Comissão de Justiça e Redação, a modalidade Táxi-Lotação não está contemplada no projeto e que “só o prefeito poderá inclui-lá”. Para o presidente da Casa, Josineto Feitosa (SDD), o transporte público é responsabilidade de todos e o papel da Câmara é dá legalidade ao problema “Vamos analisar o projeto e votar com responsabilidade”, afirmou o vereador.
Após concluindo o relatório conjunto das comissões de Justiça e Redação e Comissão de Terras, Obras, Serviços Públicos, Minas e Energia seguirá para a votação em primeira discussão no plenário da Casa. 

Renê Silva – Ascom/CMP

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Tadeu Campos eleito novo Presidente do Partido dos Trabalhadores em Parauapebas


Com 353 votos Tadeu Campos é eleito novo presidente do PT Parauapebas. 
Parabéns pela vitória companheiro Tadeu Campos.

Moradores encontram cobra de 8 metros na periferia de Parauapebas

Em Parauapebas, sudes, moradores de um bairro da periferia encontraram uma cobra de aproximadamente 8 metros de comprimento.
Da espécie Sucuri, o animal foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros.
A cobra pesa cerca de 100 quilos, e deve ser levada para a Floresta Nacional de Carajás, onde será devolvida à natureza.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Feliz Aniversário Dudu

Hoje quem completa mais um ano de vida é meu brother Eduardo Silva. Um jovem alegre, companheiro e divertido. Continue assim Dudu, um cara do bem, amigo de todos e que está sempre sorrindo.  

Que sua vida seja pontilhada de bons e felizes momentos. Parabéns!


Advogados protestam contra o assassinato de colega de profissão em Parauapebas


Advogados de Parauapebas estão neste momento em frente ao Ministério Público em protesto ao assassinato do advogado Dácio Antônio Gonçalves Cunha (foto). A classe pede que o MP e polícia trabalhem juntos para darem celeridade às investigações que possam revelar às causas do assassinato e que o (s) assassino (s) seja (m) preso (s).
Para a OAB subseção Parauapebas, presidida atualmente pelo advogado Jakson de Sousa, o crime foi uma afronta contra a classe e sociedade.
Em pronunciação feita aos advogados, o promotor Guilherme Fontes disse que essa não é a primeira vez que irá trabalhar num caso de assassinato contra um advogado no Pará. “O Ministério Público irá se empenhar para fazer justiça e conseguir colocar atrás das grades o assassino, ou os assassinos do Dácio. Enquanto matarem um advogado, existiram outros advogados para lutarem em prol da causa”, relatou o promotor.
Em conversa por telefone com o HOJE, o delegado Rodrigo Paggi, diretor da 20ª Seccional de Polícia Civil, relatou que a Polícia Civil já está empenhada na investigação do crime, entretanto, nada será comunicado a imprensa para que possíveis ações da PC não sejam atrapalhadas. Policiais de Belém já estão à caminho de Parauapebas para ajudar na elucidação do crime.
Por Vinícios Nogueira 

Audiência Pública


quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Programação de filmes - Circuito Cinemas Parauapebas

FilmeClas.Horário

Mato Sem Cachorro (Mato Sem Cachorro)

12 anos

13h50, 16h20

Rota de Fuga (Escape Plan)

14 anos

Dub. - 18h50, 21h30

Serra Pelada (Serra Pelada)

14 anos

14h30, 16h50, 19h20, 21h40

Tá Chovendo Hambúrguer 2 (Cloudy 2: Revenge of The Leftovers)

Livre

Dub. - 13h30, 15h30, 17h30, 19h30, 21h30

Thor: O Mundo Sombrio (Thor: The Dark World)

10 anos

Dub. - 12h50, 15h05, 17h20, 19h35, 21h50

1º Astronauta Brasileiro realizará Palestra na FAP


Acontece hoje as 19 horas no Tatersal do Parque de Exposições Lázaro de Deus Vieira Neto, uma palestra fechada, com o engenheiro Marcos Pontes - 1º Astronauta Brasileiro, com o tema É possível! Como transformar seus sonhos em realidade.

Obs. Cada convidado terá direito a levar um acompanhante. 



Vagas de emprego no Sine de Parauapebas


A Agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) disponibiliza para esta terça-feira (5), na sala de encaminhamento, as seguintes vagas em Parauapebas, com experiência comprovada:

Administrador de restaurante
Encarregado de limpeza, com CNH
Engenheiro civil
Montador de forro
Montador de vidro
Motorista de carreta, com CNH
Motorista de ônibus, com CNH
Operador de pá carregadeira, com CNH
Orçamentista
Repórter de jornal impresso, com CNH
Serralheiro de alumínio
Técnico de informática, com CNH

Interessados devem procurar a Agência do Sine na Rua 11, entre as ruas D e E, Bairro Cidade Nova, ou telefonar para (94) 3346-2971, Parauapebas (PA).

Polícia investiga assassinato de advogado em Parauapebas

Em Parauapebas, no sudeste do estado, a polícia investiga o assassinato do advogado Dácio Antônio Gonçalves Cunha, de 42 anos. Ele foi assassinado na porta de casa na noite da última terça-feira (5).
Segundo a assessoria da Ordem dos Advogados, o crime ocorreu por volta das 19h, enquanto a vítima aguardava uma pizza que havia pedido. Dois homens em uma motocicleta dispararam tiros contra Dácio e depois fugiram.
O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Marabá. Uma equipe da Polícia Civil foi deslocada ao município para acompanhar as investigações do caso. A polícia ainda não sabe o que motivou o crime.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Regularização fundiária é indicada ao Executivo pelo vereador Odilon


Para proporcionar a comunidade do Bairro Betânia maior tranquilidade e a possibilidade de investir em melhorias em suas propriedades, o vereador Odilon Rocha de Sanção (SDD) solicitou ao Poder Executivo a expedição de títulos definitivos aos moradores do local. Para o parlamentar a regularização dos terrenos também melhora o padrão do bairro, devido ao aumento dos investimentos. “Essa área foi desapropriada pela Prefeitura na década de 90 e feita a distribuição dos lotes, não entendo porque ainda não foi realizada a sua regularização”, disse.
Na mesma Indicação (192/2013) o vereador solicitou a recuperação das Ruas Beija Flor, Espírito Santo, Jardim das Oliveiras, Cristóvão Colombo e trechos das ruas Melquezedeque, Benjamim, Rei Davi, São Lázaro e Jerusalém ambas no Bairro Betânia. “Apesar dos grandes investimentos do Poder Público na recuperação e melhorias nas ruas daquele bairro, algumas vias não foram contempladas. Em alguns trechos a situação é crítica. Na parte alta do bairro, por exemplo, a água encanada não chega aos moradores que tem o abastecimento feito por carros pipas, porém na época da chuva estas ruas ficam intransitáveis até mesmo por pedestres, por isso a necessidade urgente de recuperação”, explicou Odilon.
ASCOM CMP

Palmares II recebe a maior escola de educação infantil de Parauapebas

“No dia 1° de março de 2007 conquistamos o direito de ter essa escola assim como outros benefícios, hoje é um momento de grandeza infinita para a nossa sociedade, pois aqui se materializa nossa luta”, discursou a diretora da escola Deusamar Sales Matos.

O prefeito Valmir Mariano destacou a peculiaridade do projeto arquitetônico da escola. “Vocês desenharam o modelo e a Prefeitura construiu, parabéns pelo empenho em batalhar pelo melhor para a comunidade de vocês”, elogiou o prefeito, que reforçou o compromisso do seu governo em finalizar esse ano com a entrega de 10 escolas.
A secretária de Educação, Juliana de Souza, informou que a escola tem capacidade para mais de 500 alunos e conta com espaços inovadores que vão colaborar para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico consistente, implicando assim em mais qualidade para o processo de educação dos alunos.

Ditimar Coelho Resende é um dos moradores da Palmares II que terá sua criança estudando na nova escola. “A estrutura é sem comparação, além da educação aqui nossos filhos vão ter lazer e muito espaço para gastar energias”, destaca.

A estrutura da escola conta 12 salas de aula construídas em forma de cabanas separadas; salas de informática, de vídeo, de arquivo; brinquedoteca, videoteca, biblioteca e o bloco administrativo,  além de  praça de recreação, playground, pátio coberto, anfiteatro, auditório, cozinha, refeitório.

Karine Gomes/ Ascom

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Alunos da escola Carlos Henrique visitam CMP


Para comemorar a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que vai do dia 23 a 29 de outubro, os alunos do 2º Ano A, da escola Carlos Henrique vistaram a Biblioteca Legislativa Sônia Cortez, na ultima sexta-feira, 25.

A visita contou coma presença de 21 alunos e segundo Márcia Paulina, professora dos estudantes, a atividade foi motiva em comemoração a Semana do Livro. “Nosso objetivo é levar os alunos para conhecer outros espaços que tenham livros, além da escola”, declarou.

Na oportunidade os alunos também conheceram a estrutura do novo prédio da Câmara Municipal de Parauapebas. Durante o passeio a turma teve a oportunidade de conhecer os vereadores Josineto Feitosa (SDD), Pavão (SDD), Euzébio (PT) e Eliene Soares(PT). Além disso, ainda ouviram a historia “Até as princesas soltam pum” contada pela coordenadora da biblioteca, Delma Resende no espaço reservado para Literatura Infantil da Biblioteca Sônia Cortez.

Para a aluna Eduarda Sousa, 8 anos, a visita foi muito legal “o que eu mais gostei foi ir na sala do presidente da Câmara”, disse a estudante. Já Francisco Victor Alencar, 7 anos, ficou encantado com o livro Shrek Terceiro.


Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída pelo Decreto nº 84.631, em 1980. A semana é comemorada todos anos entre os dias 23 e 29 de outubro. No último dia, também se comemora o Dia Nacional do Livro.

A comemoração tem como objetivo incentivar a leitura e estimular a construção do conhecimento, difundir o livro e divulgar o papel da biblioteca como instrumento de democratização, bem como promover a informação e o acesso a diversas formas de manifestações artísticas e culturais. Além disso, difunde a profissão do bibliotecário e de todos que trabalham nesta área possibilitando a valorização destes profissionais. (fonte:Diário de Araxá)

Texto - Renê Silva / Fotos: Rodrigo Martins

Presos fazem túnel, mas polícia impede fuga em Parauapebas

Agentes penitenciários identificaram o túnel por volta das 00h desta terça.
Unidade custodia 140 internos, sendo que a capacidade é para 50 presos.


Policiais impediram uma fuga em massa na madrugada desta terça-feira (5) na carceragem de Parauapebas, no sudeste do Pará. A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) confirmou a tentativa de fuga e informou que na unidade prisional estão custodiados 140 internos, sendo que a capacidade é para 50 presos. Os presos se rebelaram e fizeram outros detentos reféns.

Os agentes penitenciários de plantão identificaram um túnel, por volta das 00h, na cela grande da Unidade Prisional, onde ficam 65 detentos. O Grupo Tático Operacional da Polícia Militar foi acionado para fazer a segurança da carceragem durante toda a madrugada.
Sem sucesso na fuga, os presos fizeram outros cinco detentos reféns. De acordo com a Susipe, por volta das 3h, os cinco presos foram amarrados por outros internos na cela e foram agredidos fisicamente.
Os internos os fizeram pelo menos outros cinco detentos reféns e exigiram que a impressa fosse chamada e também o presidente da OAB, subseção Paraupebas. O presidente ouviu os presos, que reclamaram da superlotação e pediu para que os reféns fossem liberados. Para conter a situação, a polícia precisou invadir o bloco carcerário.
Os presos saíram da cela direto para o pátio da carceragem. Os detentos feitos reféns saíram feridos. Eles receberam os primeiros socorros por bombeiros e foram encaminhados para hospitais.
Nesta manhã foi realizada uma revista nas três celas da unidade prisional e 20 detentos foram transferidos para dois centros de detenção da Susipe, em Marabá.  G1

Dilma autoriza criação de e-mail nacional antiespionagem


O governo federal já pode começar a desenvolver o serviço de comunicação interna que pretende proteger os dados nacionais de espionagem estrangeira. A presidente Dilma Rousseff assinou nesta segunda-feira (4) o decreto que autoriza a criação do novo sistema de correio eletrônico.

O decreto número 8.135, publicado no "Diário Oficial da União" desta terça-feira (5), prevê que “as comunicações de dados da administração pública federal direta, autárquica e fundacional deverão ser realizadas por redes de telecomunicações e serviços de tecnologia da informação fornecidos por órgãos ou entidades da administração pública federal, incluindo empresas públicas e sociedades de economia mista da União e suas subsidiárias”.

A iniciativa é uma reação às denúncias de espionagem dos Estados Unidos, da qual até a presidente Dilma teria sido vítima. A NSA (Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos) teria monitorado conversas entre Dilma e seus assessores diretos no ano passado.

Brasil é um alvo fácil na guerra cibernética, dizem especialistas

De acordo com o decreto publicado nesta terça-feira, “ato conjunto dos Ministros de Estado da Defesa, do Planejamento, Orçamento e Gestão e das Comunicações disciplinará o disposto neste artigo e estabelecerá procedimentos, abrangência e prazos de implementação”.

Licitação

Em seu artigo 2º, o decreto prevê ainda que, “com vistas à preservação da segurança nacional, fica dispensada a licitação para a contratação de órgãos ou entidades da administração pública federal, incluindo empresas públicas e sociedades de economia mista da união e suas subsidiárias”.
R7

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Luto: Clisman Gonzaga

Nossa cidade perde mais um jovem vitima de acidente no transito. 

Clisman Gonzaga de apenas 20 anos veio a óbito no ultimo sábado (02), após sua moto chocar-se com um micro-ônibus que fazia linha para Palmares. Clisman estava sem capacete no momento da colisão e teve traumatismo craniano.
Deixo aqui minha homenagem para um amigo que era de minha família e deixou muitas saudades. 

Que possamos sempre lembrar do seu jeito divertido e meio maluquinho.