Páginas

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Centro de Abastecimento de Parauapebas vai disponibilizar mais de 300 pontos de comercialização

O prefeito, seu secretariado e a comitiva do Governo do Estado conheceram as instalações do Cap. Com dois pavimentos, o local vai disponibilizar 311 pontos comerciais, sendo 200 destinados aos produtores rurais para venda de hortifruti, legumes e frutas; 64 boxes para vendas de peixes, carnes, frango e caranguejo; 40 salas para os mais diversos ramos, como praça de alimentação, casa lotérica, correios, bancos e auditório.

O espaço que vai atender a milhares de consumidores foi aprovado pela população. “Muito bonito e amplo. Agora vamos ter uma feira completa”, avaliou Eliane Martins, moradora do Bairro União, que participou da inauguração.

Para o secretário municipal de Produção Rural, Horácio Martins, o centro vai estimular a produção agrícola local, proporcionando alternativas para a permanência do produtor no campo.

“O Cap vai servir de base para a execução da política municipal de abastecimento, garantindo segurança e qualidade dos produtos comercializados e assegurando que os produtos de origem animais e vegetais se enquadrem nas normas da vigilância sanitária”, explica o secretário.

O prefeito aproveitou o momento para dizer que a gestão municipal está pensando no futuro da cidade. “Esta é mais uma obra que proporciona emprego e renda para a população, promovendo o desenvolvimento de nossa cidade. Obra para futuras gerações”,  enfatizou o gestor.

Remanejamento dos feirantes

De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, Judson Gomes, o remanejamento dos feirantes para o novo local deve acontecer dentro de 40 dias. Na próxima quinta-feira (15), uma reunião definirá a logística de mudança e entrega do termo de permissão, documento necessário para os feirantes utilizar o espaço. Um processo de licitação vai definir quem deve utilizar as salas destinadas para as lojas.

O Centro de Abastecimento de Parauapebas fica localizado na Estrada Faruk Salmen, ao lado da Secretaria Municipal de Produção Rural.
Liliane Diniz | Ascom

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O ENEM 2014

O Ministério da Educação abriu, nesta segunda-feira (12), as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem se candidatar pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), até o próximo dia 23. A inscrição custa R$ 35 reais e as provas estão marcadas para os dias 8 e 9 de novembro.
“Este ano, em janeiro, com uma só nota no Enem, o estudante pode concorrer a vagas em 115 instituições, em 4,7 mil cursos diferentes em todo o país fazendo apenas a inscrição pela internet”, lembrou a presidenta Dilma Rousseff, em seu programa semanal de rádio Café com a Presidenta.

Alunos de rede pública e pessoas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo estão isentos do pagamento da taxa, que deve ser paga até o dia 28 de maio.
A previsão é que 8,2 milhões de pessoas se inscrevam no exame. Isso representará um crescimento de 13,8% em relação aos 7,2 milhões do ano passado. O número de cidades que aplicarão o exame também aumentou de 1,1 mil, em 2013, para 1,6 mil.

Como falou Dilma, a nota do Enem pode ser usada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos.

O Enem é também pré-requisito para firmar contratos por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para a obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras.
Agência PT de Notícias

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Pará está entre os piores no Ideb

Outra constatação da auditoria é que o setor público tem feito baixo investimento nessa faixa de educação, que atende principalmente adolescentes entre 15 e 17 anos. O Brasil investiu em 2010 cerca de 2.148 dólares por aluno do ensino médio. Já em países que fazem parte da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a exemplo do México e Chile, esse valor foi de 9.322 dólares.

O TCU fez uma relação entre o Produto Interno Bruto per capita dos entes federativos com a série histórica das notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb, no ensino médio estadual público, por estado, de 2005 a 2011. O Pará tem o 21º PIB per capita do país, com R$ 10.259,20 e o 25º Ideb, perdendo apenas para Rio Grande do Norte e Alagoas, que têm respectivamente o 22º e o 25º índice de PIB percapita. Nenhum dos três estados conseguiu atingir a meta do Ideb em 2001. Ao contrário, apresentaram queda quando comparado com o índice de 2009.

No caso do Pará, a meta em 2011 era de 2,9, mas os estudantes das escolas públicas estaduais conseguiram apenas 2,8 de nota. Em 2009 os alunos paraenses conseguiram 3,0, ou seja, a educação no ensino médio nas escolas públicas decaiu em dois anos.

Outro item avaliado pelo Tribunal indica que há no Brasil carência de 32 mil professores com formação específica nas 12 disciplinas obrigatórias do nível médio. Mais uma vez o Pará se destaca negativamente sendo o 4º pior ente federativo com déficit de professores, com 2.024 mestres a menos que o necessário na rede de ensino, sendo: 373 de Filosofia, 756 de Física, 649 de Química e 246 de Socilogia.

Os demais estados com o maior déficit de professores são: Bahia (6.931), Minas Gerais (3.962), Amazonas (2.069), São Paulo (1.792) e Santa Catarina (1.658). O Rio de Janeiro vem em seguida com carência de 1.624 docentes.

Para o relator da auditoria no Tribunal de Contas da União, ministro Valmir Campelo, o problema poderia ser solucionado com uma boa gestão. “Parte dos problemas encontrados poderia ser solucionada com uma boa gestão, e essa gestão pode estar dentro do próprio estado”, destacou Campelo. Física, Química e Sociologia são as áreas mais carentes de professores.

Também foram objeto de análise do Tribunal dados sobre a gestão das redes de ensino e das escolas e sobre a qualidade e veracidade das informações do financiamento do ensino médio no Brasil. Com a fiscalização, foi possível identificar que não há definição de padrões mínimos de qualidade de ensino, conforme estipula a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

O levantamento também levou à conclusão de que as informações declaradas pelos governos estaduais – incluindo o Pará - no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação divergem, até significativamente em alguns casos, das informações de outras fontes de dados de execução orçamentária. Desta forma, podem não refletir os gastos feitos na área.

Na avaliação do TCU, caso não ocorram mudanças significativas na gestão do ensino médio do Brasil, o país corre sério risco de não atingir a meta estipulada pelo Projeto de Lei do Plano Nacional de Educação (PLPNE) de chegar a 2023 com até 85% de adolescentes cursando no ensino médio.

O TCU determinou ao Ministério da Educação que apresente plano de ação para melhorar a qualidade e a oferta do ensino médio no país. A Corte também alertou as secretarias estaduais sobre as principais fragilidades encontradas na auditoria, como o déficit de professores nas redes estaduais de ensino médio e a insuficiência de cobertura da rede escolar para cumprir meta do Plano Nacional de Educação, que tramita no Congresso Nacional.

O relatório vai ser encaminhado, todos os anos, ao Congresso Nacional e à sociedade. O levantamento apresenta uma visão geral sobre as políticas públicas educacionais por meio da análise da execução orçamentária da Função Educação do Orçamento Geral da União; das metas e indicadores dos programas contidos nos Planos Plurianuais (PPA); e de grandes temas da área educacional.

(Diário do Pará)

Mães repassam experiência e dicas para criar filhos com doenças raras

Um amor incondicional, sem esperar nada em troca. Foi isso que João Pedro, de três anos, ensinou à mãe, Elaine Cristina. Esse amor é o que a move na hora de enfrentar os desafios de ter um filho especial e a dar apoio a outras mães em situação parecida, no grupo "Troca Troca Entre Mães Nordeste". João Pedro apresenta convulsões e ainda não há um diagnóstico fechado, mas os médicos apontam sintomas que se encaixam em cinco síndromes raras, entre elas a de West, uma forma grave de epilepsia em crianças.

Aos três anos, o menino conta com cuidados da mãe 24 horas. Está agora começando a se virar sozinho, mas não consegue sentar. “Ele se encaixa e ao mesmo tempo não se encaixa nas síndromes. Ele é meu presente, me tornei mais especial do que ele. Uma mãe geralmente espera que o filho se forme, lhe dê orgulho. Eu só quero que ele tenha saúde”, explica Elaine, que coordena o grupo junto com outra mãe, Pollyana Dias.

Juntas, há nove meses, elas coordenam doações de medicamentos, equipamentos e utensílios que mães de crianças com doenças raras precisam. A rede de solidariedade funciona pelas redes sociais e já conta com mais de 2.300 pessoas. “Eu passo para as mães o que aprendi sozinha, como lidar com a sonda, por exemplo. Quando fico triste e entro no grupo, vejo que muitas ali precisam de apoio, encontro nelas as forças para continuar. Era horrível enfrentar tudo isso sem ter com quem compartilhar”, afirma Elaine.

Leia mais no G1 http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2014/05/maes-repassam-experiencia-e-dicas-para-criar-filhos-com-doencas-raras.html

sexta-feira, 9 de maio de 2014

2ª Mobilização Nacional dos Vereadores



Entre os dias 6 e 8 de Maio os vereadores da Câmara Municipal de Parauapebas estiveram participando da 2ª Mobilização Nacional dos Vereadores em Brasília,
O evento que começou terça-feira, 6, contou com a presença dos vereadores Euzebio Rodrigues(PT), Miquinha (PT), João Assi (SDD), Maridé Gomes (PSC), Odilon Rocha (SDD) e José Pavão (SDD), e teve diversas palestras e debates e foi promovido pela Associação Brasileira de Câmaras Municipais (ABRACAM).

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Hoje parece engraçado


Hoje parece engraçado, mas um dia já foi tecnologia de ponta.


Atrações Musicais confirmadas no aniversário de Parauapebas


FETAGRI reúne com deputados e reivindica melhorias para o homem do campo


De acordo com o presidente da Federação, Diassis Solidade, todas as propostas da pauta são fundamentais para o desenvolvimento do meio rural e para melhoria de qualidade de vida do homem do campo, mas ele destaca algumas consideradas mais urgentes como: agilidade na execução dos projetos de assentamento das famílias em áreas de competência do Estado; garantir assistência técnica e extensão rural continuada aos agricultores familiares e aos assentados; criar políticas de segurança ao homem do campo; melhorar a infraestrutura de estradas vicinais; proporcionar atendimento à saúde aos trabalhadores rurais, dentre outras.

“A pauta é um conjunto de propostas que representa as necessidades de implantação de políticas públicas estaduais que venham atender às reivindicações. Queremos que o governo estabeleça algumas prioridades e dê atenção ao que o homem do campo paraense realmente precisa”, destaca Diassis.

O líder do governo, deputado José Megale, informou que as questões de políticas públicas envolvendo a agricultura familiar serão levadas ao conhecimento do executivo para viabilizar reunião com a Federação.
O presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do estado do Pará, (FETAGRI), Francisco De Assis Solidade, entregou nesta quarta-feira (07) em reunião na sala VIP da Assembleia Legislativa do estado do Pará (ALEPA), a pauta do Grito da Terra Estadual 2014 ao líder do governo na ALEPA, deputado José Megale e ao vice presidente da Casa de Leis, deputado Júnior Ferrari e aos deputados da bancada petista, Airton Faleiro, Carlos Bordalo e Zé Maria, respectivamente . O documento propõe uma série de reivindicações específicas para a implantação de políticas públicas que venham garantir qualidade de vida e desenvolvimento no meio rural, que abrangem áreas de trabalho de 16 secretarias e outros órgãos vinculados ao governo do Estado.

O deputado Carlos Bordalo sugeriu a formação de uma comissão de deputados para acompanhar as reivindicações da pauta entre governo e a entidade. “ É importante o Estado reconhecer a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento do Pará e por isso devemos acompanhar de forma mais presente essas discussões”, justifica.

Representando o governo estadual, esteve presente à reunião, o Diretor Técnico da Secretaria de Estado de Agricultura (SAGRI), Paulo Amazonas Pedroso. Ele recebeu o documento e disse que na próxima semana, entre os dias 12 a 13, estará agendando reunião com o executivo e representantes da Secretaria de Produção para reunir com a comitiva da FETAGRI e iniciar as negociações relacionadas às demandas apresentadas.

O Grito da Terra

A pauta de reivindicação do Grito da Terra Estadual nasceu do Movimento Grito da Terra Brasil que é uma ação do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), promovido pela CONTAG, Federações dos Trabalhadores na Agricultura (FETAGs) e pelos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs). Anualmente, reúne em Brasília, milhares de pessoas de todo o país, entre lideranças, agricultores familiares, assalariados rurais, assentados e acampados da reforma agrária que apoiam a luta por melhores condições de vida ao homem do campo.

Por Mara Barcellos -  da assessoria do deputado Milton Zimmer

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Encontro Municipal do PSC é marcado por propaganda eleitoral antecipada

Foi realizado na tarde de sábado (2), nas dependências do Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Parauapebas, a edição 2014 do Encontro Municipal do Partido Social Cristão (PSC), que neste município é presidido pelo vereador Maridé Gomes.

Na oportunidade, além de lideranças estaduais e até mesmo nacionais do PSC, marcaram presença no encontro e receberam de perto cerca de 600 pessoas que participaram do evento político que contou com várias irregularidades no que diz respeito à propaganda eleitoral de forma antecipada, tendo em vista que dois nomes do partido foram anunciados como pré-candidatos a deputado estadual e federal pela legenda, porém, votos acabaram sendo pedidos abertamente aos candidatos, o que se considera crime eleitoral.

Reportagem: Frank James
Fotos: Israel Lira

terça-feira, 6 de maio de 2014

Mulher morre após ônibus cair de ponte no sudeste do Pará


Uma mulher morreu na madrugada desta segunda-feira (5), após um ônibus da empresa Transbrasiliana ter caído de uma ponte na PA-150, entre Goianésia do Pará e Jacundá, no sudeste do estado. De acordo com a Polícia Civil, cerca de 40 pessoas ficaram feridas. As vítimas estão sendo ouvidas na delegacia de Goianésia e o motorista foi detido em flagrante.
Equipes do Instituto Médico Legal (IML) de Tucuruí foram ao local do acidente para fazer a remoção do corpo que, segundo a polícia, já foi encaminhado para perícia. As causas do acidente ainda serão investigadas, mas a PRE acredita que o motorista possa ter cochilado ao volante.
De acordo com a Transbrasiliana, o ônibus saiu de Belém no último domingo (4), às 15h, com destino à Paraupebas. Equipes da empresa estão no local do acidente para apurar o motivo do acidente.
Acidente
Em fevereiro de 2014, um acidente com um ônibus da mesma empresa também se envolveu em um acidente nesta rodovia, deixando três vítimas fatais e 16 feridos. O ônibus tombou na madrugada do dia 28/02, quando seguia de Marabá para Belém.
(G1)

No Pará, assentamento Mártires de abril completa 15 anos


A ilha de Mosqueiro, região metropolitana de Belém, sempre foi conhecida como um dos refúgios da burguesia da capital paraense. Juízes, promotores, empresários e políticos da cidade têm mansões e terras na ilha.

No dia 03 de maio de 1999, cerca de 400 famílias ligadas ao movimento ocupam a fazenda Taba (Transportes Aéreos da Bacia Amazônica) e montam acampamento reivindicando a desapropriação da área. Depois de quatro ações de despejos de forma violenta, em 2001 as famílias conseguem conquistar a terra.

A antiga fazenda, onde antes acontecia degradação do meio ambiente, prostituição e tráfico de drogas, hoje abriga o assentamento Mártires de abril, que completou 15 anos de lutas e resistência.

A festa de aniversário do assentamento contou com a participação de partidos políticos de esquerda, movimentos sociais da cidade de Belém e da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH). Todos acompanharam e se solidarizaram com essa luta desde os primeiros dias de acampamento, em 1999.

“O primeiro resultado positivo é saber que aqui não se passa fome. Aqui se produz macaxeira, feijão, peixe, cupuaçu, açaí, galinha caipira. E isso é muito importante pra gente, pois as pessoas que aqui estão lutam por sua dignidade enquanto seres humanos”, afirma Jane Cabral, da direção do movimento.

Lapo: Uma experiência agroecológica

Em 2005 as famílias organizam o Lote Agroecológico de Produção Orgânica (Lapo) a partir de uma concepção do próprio MST através das leituras e estudos a respeito da agroecologia.

O militante Mamede Gomes, assassinado em 2012 no seu lote enquanto trabalhava, foi um dos principais responsáveis pela criação do projeto e um dos homenageados durante a mística de abertura da celebração dos 15 anos do assentamento.

A produção começou com maracujá, hortaliças, macaxeira, feijão até consolidar o Lapo dentro de uma transição agroecológica, produzindo alimentos de forma saudável e diversificada, livre de venenos, agrotóxicos, fazendo a troca de sementes e combatendo a política do monocultivo do Agronegócio.

“Temos a prática de troca de sementes e mudas, intercâmbio com as universidades e pesquisadores, vivência e troca de experiências com estudantes. O Lapo se tornou o legado que o Mamede nos deixou e queremos que ele sirva de exemplo para os nossos outros acampamento e assentamentos”, afirma Teo Nunes, assentada e viúva de Mamede.
Página do MST

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Arezzo Parauapebas

Na ultima quarta feira estive na loja Arezzo do Unique Shopping Parauapebas, na ocasião fui convidar para fazer umas fotos da loja e dos clientes.

Encontrei muitos amigos que são clientes da loja, e fiquei impressionado com a qualidade no atendimento da equipe da Arezzo que sempre trata cada cliente de maneira muito especial e profissional.

Após um bate papo começamos a fazer algumas fotos das clientes que com muito estilo pousavam para câmera com um ar de segurança e autoestima calçando a linha Arezzo. 
Parabéns a toda equipe da Arezzo de Parauapebas e obrigado pelo convite.


Deixo aqui o meu recado a todos os leitores do nosso blog:

Quer um presente a altura  que toda mulher merece? Então passe na Arezzo e compre um presente para a mulher da sua vida, seja ela, mãe, esposa, namorada  filha ou amiga.

Confiram as fotos a baixo.




  







Dallas vence o Cobreloa por 2x0 na segunda faze do mata-mata


Na tarde de ontem o Dallas derrotou o Cobreloa por 2 x 0 no estádio de futebol da Palmares II. Uma grande vitória com um gol do Erin e outro do Ednaldo, para encerrar a segunda faze do mata-mata da Copa Palmares Sul de Futebol.

Latifundiário é condenado a 12 anos de prisão por morte de sindicalista no Pará

Confira nota de organizações do campo sobre o julgamento de Delsão, mandante de assassinato do sindicalista José Dutra da Costa, no Pará. Apesar da ligação entre o latifúndio e o Judiciário no estado, conseguiu-se uma condenação:

Após 14 anos de luta, o mandante do assassinato do sindicalista José Dutra da Costa, o Dezinho, foi condenado pelo Tribunal do Júri do Pará. O latifundiário e madeireiro Décio José Barroso Nunes, o Delsão, foi sentenciado a 12 anos de prisão por crime de homicídio duplamente qualificado.

A decisão do júri fortalece o enfrentamento aos crimes praticados contra os trabalhadores e trabalhadoras rurais, especialmente no Estado do Pará.

Dezinho foi assassinado em 21 de novembro de 2000. Welington, autor dos disparos, foi preso em
flagrante por populares logo após o crime. Foi condenado a 27 anos de prisão, mas, autorizado a passar um feriado de final de ano em casa, nunca mais retornou para cumprir a pena.

Os intermediários do crime, Igoismar Mariano e Rogério Dias, tiveram suas prisões decretadas, mas nunca houve interesse da polícia em prendê-los. No ano passado, dois outros acusados de terem participação no crime (intermediário e mandante) foram julgados, mas foram absolvidos.

Ao longo dos anos a tramitação do processo sempre foi marcada por situações nebulosas e mal explicadas, que favoreceram o poderoso madeireiro e fazendeiro Delsão.

Quando foi preso preventivamente em 30 de novembro de 2000, Delsão passou apenas 14 dias na prisão, pois foi beneficiado por uma liminar do então desembargador Otávio Maciel.

O então juiz da Comarca, Haroldo da Fonseca, impronunciou o acusado Delsão. A assistência de acusação ingressou com recurso e o Tribunal de Justiça do Pará cassou a decisão do juiz e determinou que o fazendeiro fosse julgado pelo tribunal do júri.

Com o desaforamento do processo da comarca de Rondon para a comarca de Belém, foi então marcado o julgamento. Mais os promotores que atuam no tribunal do Júri da capital se negarem a fazer a acusação do fazendeiro no julgamento.

Após as sucessivas e injustificáveis recusas, a escolha do promotor que concordou em assumir o processo só ocorreu 15 dias antes do julgamento, na véspera de um feriado. Um processo complexo, com quase 4 mil páginas.

Durante a seção do tribunal do júri, o Juiz Moisés Flexa, que coordenou os trabalhos, tentou desqualificar o trabalho do promotor, da assistência e o depoimento das testemunhas de acusação.

Mesmo frente a essa situação constrangedora, os jurados, por 4 votos a 3 decidiram pela condenação do fazendeiro. Na leitura da sentença, o juiz, mais uma vez, surpreendeu e indignou a todos os presentes: a condenação foi por homicídio duplamente qualificado, o qual a pena mínima é de 12 anos e máxima de 30 anos.

Inexplicavelmente, o juiz definiu a pena em 12 anos e ignorou as qualificadoras. Para terminar, afrontou o advogado assistente de acusação Fernando Prioste (da entidade de Direitos Humanos Terra de Direitos), afirmando ao microfone que ele "deveria se informar mais sobre o Pará antes de vir para cá", além de outros comentários em tom ameaçador.          

Na verdade, afora os acontecimentos inusitados deste caso específico, tudo não passa de mais um capítulo de uma história marcada por uma questionável ligação de parcela do Ministério Público e do Judiciário do Pará com o poder do latifúndio.

Uma história que envolve centenas de personagens, como os mais de oitocentos trabalhadores rurais assassinados em nosso Estado nos últimos trinta e cinco anos. Mesmo com tudo isso, a condenação do mandante da morte do sindicalista Dezinho é uma vitória contra a violência e a impunidade no campo.

Belém/Rondon do Pará, 30 de abril de 2014.

Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Pará - FETAGRI
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rondon do Pará
Comissão Pastoral da Terra - CPT
Sociedade Paraense de Direitos Humanos - SDDH
Comitê Dorothy
Justiça Global
Terra de Direitos

Dia Internacional do Trabalhador