Páginas

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Assinado hoje contrato para financiamento de ônibus para o transporte coletivo em Parauapebas

Contrato assinado hoje, 26, entre a Central das Cooperativas de Transporte Coletivo de Parauapebas e o Banco da Amazônia (Basa), por intermédio da Prefeitura, vai possibilitar a compra de 60 ônibus urbanos para o transporte coletivo de passageiros. Os ônibus zero km fazem parte de uma primeira etapa de veículos que serão entregues em três lotes, o primeiro dentro de 30 dias. Ao todo, serão 120 ônibus. O contrato para aquisição da segunda remessa de 60 veículos será assinado no próximo ano. Os ônibus possuem 24 assentos, são climatizados, oferecem percentual de acessibilidade e catraca eletrônica. Segundo a Cooperativa, os usuários serão cadastrados para o uso de vale transporte, sistema que oferecerá mais segurança e evitará a necessidade de troco. Todos os condutores e cobradores devem passar por treinamento antes da circulação da nova frota.
ASCOM PMP

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Imprensa internacional elogia Copa no Brasil

Há  alguns meses o Brasil é foco dos olhares do mundo todo. Todos aguardavam com grande expectativa a realização da Copa do Mundo no País. Muitas foram as críticas feitas à organização do evento por parte da mídia nacional e internacional.

Iniciado o Mundial, entretanto, a história é outra. O País recebeu centenas de jornalistas de diversas parte do mundo e as notícias divulgadas pelo mundo, que antes carregavam apreensão e desconfiança, hoje reportam elogios à população e à organização do torneio.

Um bom exemplo disso dá reportagem publicada, neste domingo (22), pelo jornal norte-americano The New York Times. Nele, a Capital Federal é apresentada como importante impulso do Brasil na modernidade. Na matéria há muitos elogios a organização e à beleza da cidade

No texto, o arquiteto Oscar Niemeyer, responsável pelo projeto das principais edificações da cidade, considerada a vitrine do modernismo brasileiro, foi citado como o “Pelé da arquitetura”. Os jornalistas americanos também não se esqueceram de citar a nova edificação da Capital: o Estádio Nacional Mané Garrincha.

“É enorme do lado de fora e quase aconchegante por dentro”, disse a reportagem.

Na semana passada, o maior periódico da Espanha, o El País, publicou matéria na qual ressaltava o bom funcionamento do transporte público. Os serviços dos aeroportos também foram elogiados, assim como a alegria e cordialidade do torcedor brasileiro.

A rede de comunicação portuguesa RTP destacou o grande legado da Copa no Brasil e comparou o evento com a realização da Eurocopa, que aconteceu em Portugal em 2004. “A Euro de 2004 serviu de exemplo para as autoridades. Tudo o que se pensava que correria mal, correu bem até agora”, afirmou o correspondente António Esteves.

Da Inglaterra, o canal Eurosport, do portal Yahoo, levou para o mundo o que muitos já dizem por aqui: que esta será a melhor copa da história.

“A Copa deste ano no Brasil tem o potencial de eclipsar as outras Copas memoráveis”, diz a matéria.

“Esqueça os campos de futebol das escolas públicas na Inglaterra, o Brasil é o lar espiritual real deste esporte. Se você não pode se animar com a Copa do Mundo no Brasil você precisa verificar seu pulso”, diz um trecho do texto.

Por Flávia Umpierre

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Imagem do dia


Festival Junino Jeca Tatu vai até domingo na Praça de Eventos


Antes dos shows musicais, um grupo de brincantes e várias carroças saíram do Bairro Guanabara em direção ao local do festival. Devidamente caracterizados com trajes juninos, os brincantes animaram as principais ruas da cidade com muita alegria e carisma.

Já na Praça de Eventos, Fernando Veras, gestor da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), repartição que em parceria com a Liga das Agremiações Juninas de Parauapebas (Liajup) é responsável pela organização do Jeca Tatu, apresentou a programação ao público e decretou a abertura oficial do festival.

“Estamos trabalhando para fomentar a cultura em Parauapebas, e o Jeca Tatu é prova disso, com uma ótima agenda vai promover ao público e aos brincantes uma semana de muito forró pé de serra, atrações locais e nacionais, praça de alimentação e muita animação das quadrilhas juninas”, disse Fernando Veras.

No coreto, o Trio Sanfoneiro tocou canções do homenageado e de outros músicos reconhecidos. A primeira noite do evento terminou com a apresentação de Mazinho e Banda.

Nesta segunda-feira (23), a partir das 19 horas, ocorrerá a abertura do arraial com apresentações de grupos culturais convidados e show do cantor Vamberto Gonzaga. A programação continuará até sábado (28).
Anderson George e Luis Bezerra ASCOM

Homem confessa ter matado suposto amante da mulher em Parauapebas

Um homem de 38 anos foi preso em flagrante por homicídio qualificado no município de Parauapebas, sudeste do Pará. O crime ocorreu na tarde da última sexta-feira (20) e, segundo a polícia, teria motivação passional.
A vítima, o mototaxista Gilmar Martins Gomes de Souza, morreu em decorrência de ferimento por faca do tipo caseira. O corpo foi encontrado em uma estrada de acesso a praça da Bíblia, no centro da cidade.
O suspeito foi encontrado na zona rural do município. Interrogado, ele confessou a autoria do crime.
Em depoimento, o homem alega ter cometido o crime porque a vítima estaria mantendo um relacionamento extraconjugal com sua esposa. Ainda segundo o preso, a vítima estaria tentando convencê-la a terminar com o acusado para se apropriar de seus bens.
O delegado Rodrigo Paggi é o responsável pelas investigações. A Polícia Civil tem prazo legal de até 10 dias para concluir o inquérito e encaminhar à Justiça. (G1)

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Frejat dia 29 de Junho na Palmares II


Seleção Brasileira enfrenta Camarões em jogo decisivo para as oitavas de final da Copa do Mundo


Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, será palco para jogo decisivo da seleção brasileira nesta segunda-feira (23). A disputa contra Camarões, às 17h, definirá quais times do Grupo A seguem para as oitavas de final da Copa do Mundo.

Projeto mais ambicioso de Oscar Niemeyer, Brasília enche os olhos dos turistas brasileiros e estrangeiros. A capital federal, conhecida por ter largas avenidas e diversas paradas turísticas obrigatórias, receberá 490 mil viajantes durante o mundial de futebol.

Para implantar melhorias e projetos, que ficarão como legado da Copa aos brasilienses, a capital federal recebeu cerca de R$ 2,1 bilhões em investimentos. Um bom exemplo é o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, concedido à iniciativa privada.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

APROVADO


Na ultima sessão, (13), ocorrida na Câmara Municipal foram aprovados vários projetos importantes para a comunidade. Entre eles dois projetos de autoria do Vereador Israel Pereira Barros (Miquinha).

O primeiro é o Projeto de Resolução Nº 004/2013, que modifica o Regimento interno da Câmara Municipal de Parauapebas para a instituir a Tribuna Livre.

A “Tribuna Livre” tem por objetivo assegurar aos cidadãos ou representantes de grupos organizados da sociedade civil o direito à livre expressão do pensamento, por meio do uso da tribuna para a manifestação sobre temas diversos de interesse do município.

A Tribuna Livre Funcionará pelo menos uma vez por mês, no período compreendido entre 09:00h e 09:30h da manhã, desde que haja inscrições prévias, com data estabelecida em calendário a ser fixado mensalmente pela diretoria legislativa.

O Segundo projeto é o de Nº 035/2013, que dispõe sobre a Obrigação do Poder executivo de encaminhar mensalmente ao legislativo cópia da publicação das leis e decretos Municipais

O projeto obriga o executivo que o encaminhe ao legislativo até o dia 10 do Mês seguinte a cópia digitalizada de todas as leis e decretos municipais editados e publicados nos mês.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Balanço aponta alta de mais de 7% na indústria automotiva paraense

Um balanço do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Pará e Amapá (Sincodiv PA/AP) apontou que a indústria automotiva paraense paraense teve alta de 7,28% no mês de maio. Ainda de acordo com o estudo, o setor de caminhões foi o que mais cresceu, apresentando aumento de 32,54%.
“Maio foi o primeiro mês inteiro sob as novas normas para o financiamento de veículos desse porte. Isso deu um novo gás para as vendas no setor. Além da alta sobre abril, o segmento de caminhões teve saldo positivo em relação ao mesmo período do ano passado, com crescimento de 15,42%”, comemora Leonardo Pontes, presidente do Sincodiv PA/AP.
O crescimento da venda de veículos foi percebido na comparação com o mês anterior. Foram emplacados 13.051 veículos em maio, contra 12.165 em abril, entre automóveis, comerciais leves, motocicletas, caminhões, ônibus e implementos rodoviários.
Apesar do saldo positivo em maio, o acumulado dos cinco primeiros meses do ano apresentou retração de 2,42%. De janeiro a maio deste ano, foram emplacados 63.682 veículos contra 65.260 no mesmo período, representando menos 1.578 veículos novos no estado.
Setores
O segmento de automóveis e comerciais leves teve aumento de 13,99% sobre abril, totalizando 4.757 veículos vendidos. O setor de motocicletas também apresentou crescimento, registrando um aumento de 3,74%. Foram emplacadas 7.741 motos, em maio, contra 7.462 em abril.
Interior na liderança de caminhões e ônibus
No segmento de automóveis, Belém continua na liderança, com 43,8% de participação, seguida por Ananindeua e Marabá, que marcaram participação de 8,3% e 6,4%, respectivamente. Já o setor de caminhões e ônibus foi liderado por Parauapebas. O município teve representação de 16,6% no volume de vendas no segmento de caminhões e 46,3% no setor de ônibus. Parauapebas ocupou, ainda, a terceira posição na venda de motocicletas, com 5,8%. O segmento de motos é liderado por Belém, com 12,3%, seguido de Marabá, com 6,3%.(G1)

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Locais para assistir à abertura da Copa do Mundo

Prepare sua torcida e leve sua família para assistir à abertura da Copa do Mundo e ao jogo de estreia do Brasil no mundial, em telões montados nas Praças da Cidadania, bairro Rio Verde, e Mahatma Gandhi, bairro Cidade Nova, nesta quinta, 12, partir das 15h. A programação #ShowDaCopa traz também apresentações culturais e show de artistas locais após o jogo.
Ascom PMP

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Estabelecimentos em Parauapebas mudam horário de funcionamento nos jogos do Brasil

No município, os bancos vão funcionar de 8h30 até as 12h30 e alguns supermercados vão fechar 15 minutos antes dos jogos, para reabrirem 15 minutos após a partida. No centro comercial, as lojas fecham 1h antes e reabrem no dia seguinte.
A prefeitura informou que não existe nenhum decreto estabelecendo horário de funcionamento dos órgãos públicos, mas professores e estudantes da rede municipal de ensino serão dispensados meia hora antes dos jogos.
O hospital municipal funciona normalmente, mas os postos de saúde encerram o atendimento às 14h

Investimentos da Copa são legados para o Brasil

A Copa do Mundo traz diversas oportunidades para o Brasil, entre elas a intensificação da exposição do país ao mundo, a aceleração de investimentos em infraestrutura, tais como mobilidade urbana e aeroportos; além da ampliação do turismo doméstico e estrangeiro; e amplo retorno financeiro.

Ao todo, o plano de investimentos nas cidades-sede da Copa do Mundo do Brasil totaliza R$ 25,6 bilhões. Os dados são do portal da transparência da Copa: www.copa2014.gov.br.

Cerca de 69% deste total (17,6 bilhões) representam investimentos em infraestrutura e políticas públicas, especialmente em mobilidade urbana (R$ 8,0 bilhões investidos), aeroportos (R$ 6,2 bilhão), segurança (R$ 1,9 bilhão) e portos (0,6 bilhão). Ou seja, nestes casos a Copa contribuiu diretamente para acelerar investimentos associados ao bem-estar da população, bem como impulsionar a melhoria das políticas públicas.

Os outros 31% (R$ 8,0 bilhões) de despesas com o plano de investimentos para a Copa foram destinados à construção e modernização de 12 estádios de futebol nas cidades-sede. Os gastos em estádios não ocorreriam sem a Copa, ao menos na dimensão e na velocidade com que foram feitos.
Fonte:Blog do Bordalo

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Aprovado fim do teste com animais para cosméticos

A Câmara dos Deputados aprovou nessa quarta-feira (4) projeto de lei que proíbe o uso de animais em pesquisas de desenvolvimento de produtos de uso cosmético. O texto agora segue para votação no Senado antes de ir à sanção presidencial.

O projeto é uma resposta ao protesto feito por ativistas no ano passado, quando invadiram a sede do Instituto Royal, em São Roque (SP), e levaram 178 cães da raça beagle e sete coelhos usados em pesquisas de cosméticos.

A proposta estabelece prazo de cinco anos para que os laboratórios instalados no país deixem de usar animais para testar os produtos. Durante esse período, o texto diz que será "vedada a reutilização do mesmo animal depois de alcançado o objetivo principal do projeto de pesquisa."

As instituições e pessoas que desobedecerem a norma serão multadas. A multa para instituições que violarem as regras passa a variar de R$ 50 mil a R$ 500 mil. Já as pessoas que usarem animais de forma indevida para testes e pesquisas terão de pagar multa que varia de R$ 1 mil a R$ 50 mil.

(Agência Brasil)

terça-feira, 3 de junho de 2014

Maior projeto da Vale é paralisado por população atingida

O projeto Ferro Carajás S11D está paralisado por moradores da Vila Racha Placa. A paralisação iniciou hoje (02/06) pela manhã com o fechamento da estrada que dá acesso às obras do projeto. A população, que será deslocada com a implantação do projeto, reivindica cumprimento de acordo feito com a empresa referente a indenizações que não foram feitas pela mineradora a algumas famílias residentes na Vila.

O projeto Ferro Carajás S11D está localizado na parte sul da Floresta Nacional de Carajás, situada nos municípios de Paraupebas e Canaã dos Carajás, faz parte do complexo minerário da Serra Sul, formado por uma cadeia de montanhas de 120 Km de extensão, com 47 jazidas a serem exploradas. O S11D é apenas um bloco da 11ª jazida, que foi dividida em quatro blocos: A, B, C e D. É considerado o maior projeto da Vale, nos cinco continentes onde atua. Está previsto a exploração de 90 milhões de toneladas por ano, quase a capacidade do Projeto Ferro Carajás, que deve ter chegar este ano a 100 milhões de toneladas. A projeção é para chegar a extração de até 130 milhões de toneladas por ano. A mina tem vida útil de 39 anos. A produção de 90 milhões de toneladas representa, em relação ao ano de 2008, 24,3% da produção nacional e 4% da produção mundial.

Esse projeto inclui além das infraestruturas para exploração da mina, a construção de um ramal ferroviário que ligará a mina na Serra Sul até a Estrada de Ferro Carajás, que também está em obras, será duplicada em 504km e adaptada em 226km. As comunidades que vivem hoje com os problemas de rachaduras nas casas, barulho do trem, atropelamento e mortes nos trilhos terão a vida perturbada mais ainda. Com este projeto, a cidade de Canaã dos Carajás e região voltarão a viver com o inchaço populacional e grandes problemas sociais e ambientais vividos durante os anos de implantação do Projeto Sossego (2000 a 2004).

A população da Vila Racha Placa, a mais atingida até agora, afirmam que desde a década de 1980 que a Vale, na época Companhia Vale do Rio Doce, vem fazendo visitas e ameaças para as pessoas. Chegaram até a impor, com o consentimento de alguns moradores, o nome da vila de Mozartinópolis, como homenagem a um diretor da empresa que trabalhou por muito tempo em Carajás, e se dizia amigo da comunidade.
Desde o ano de 2008 que 94 famílias da vila Racha Placa estão sendo ameaçadas pela Vale, através de sua contratada, a empresa DIAGONAL Urbano. Técnicos da DIAGONAL chegaram a dizer para as pessoas que elas não teriam condições de continuar na vila a partir do momento do funcionamento do projeto. Portanto, a partir daquele momento ninguém poderia mais ampliar e nem fazer melhorias em suas residências porque a Vale iria indenizar a todos. A partir deste momento a Vale passou a negociar junto aos fazendeiros da região as propriedades que lhes interessava no momento.
Com a compra das terras dos fazendeiros foram causados grandes transtornos para os moradores da vila, principalmente para aquelas famílias que sobreviviam do trabalho nas fazendas. Muitas famílias trabalhavam para os fazendeiros como também faziam suas nossas em áreas cedidas pelos proprietários. Logo estas famílias tanto perderam oportunidades de trabalho como também perderam os locais para fazerem suas roças para produzirem seus alimentos.

Outra situação causada pela compra das terras é que os fazendeiros tiveram que negociar junto com as terras as suas casas que tinham na vila. Estas casas foram imediatamente destruídas ficando aquelas lacunas em várias das ruas. Com isto foram desativados pontos comerciais, como lanchonete, mercearia e dormitórios.

Com isto a Vale provocou um desmonte e desorganização da vila deixando os moradores desmotivados e desorientados, sem saber o que fazer diante da pressão da empresas para que eles desocupassem a área da vila.
Durante o ano de 2010, com acompanhamento da CPT, CEPASP e Movimento Debate e Ação, os moradores da vila conseguiram um nível razoável de organização, capaz de fazer com a Vale aceitasse em negociar a partir das proposições das famílias e não somente a partir dos interesses da empresa.

Já em 2011, no mês de maio, os representantes da Vale, por não aceitarem as propostas das famílias e desconsiderando os acordos feitos durante o ano de 2010 e reafirmado em uma reunião realizada em janeiro de 2011, passou a dizer que as famílias não teriam mais motivos para saírem da vila.

Acontece que muitas casas foram destruídas, o comércio foi desestruturado, a prefeitura cortou suas obrigações em atendimento às necessidades da escola e do atendimento à saúde, como que se os moradores não fossem continuar na vila.

Outros atingidos com esta situação da vila Racha Placa foram as famílias do Projeto de Assentamento Cosme Damião, que fica a 30 km da vila e que tinha toda sua relação com esta, desde a relação comercial, como de lazer, educação e saúde.

Muitos proprietários de terras se sentem prejudicados com a construção de estrada, implantação de rede de energia e com a construção da ferrovia. Alegam que seus lotes ficarão divididos pelos empreendimentos, e outros ficarão isolados, portanto não tem condições de permanecerem na área, e que a Vale deve pagar pelos danos.

Devido esta situação, em 2011 e 2012 as famílias tiveram que recorrer às esse mesmo tipo de manifestação para retomar o diálogo com a empresa. Na ocasião do ano de 2012 eram reivindicados os seguintes pontos:

– O reassentamento das famílias até o mês de agosto/2012;
– A retomada do pagamento da ajuda de custo para as famílias;
– A liberação do acesso às propriedades do entorno da vila para coleta de alimentos;
– Retomada das negociações de outras questões pendentes que a Vale não vem cumprindo.

O primeiro e o último ponto ainda continuam em aberto: o primeiro as ações para o reassentamento estão sendo realizadas, porém atrasadas. No último ponto, após negativa da empresa, foi reaberta a discussão, mas a mineradora não se manifestou mais sobre o assunto.

02 de junho de 2014

Observatório Socioambiental do Sudeste Paraense

Comissão Pastoral da Terra

Centro de Educação Pesquisa Acessoria Sindical e Popular

Movimento Debate e Ação
Fonte: Ecos de Carajás

Bebê de 3 meses morre após ser atacada por pitbull em Parauapebas

Uma bebê de três meses morreu na noite do último domingo (1º) após ser atacada por um cachorro da raça pitbull em Parauapebas, no sudeste do Pará. Ketlen Vitória estava no colo da vizinha, uma adolescente de 17 anos, quando foi mordida. A família está inconformada com o que aconteceu e preferiu não falar com a imprensa.
Segundo testemunhas, o incidente ocorreu após os pais da criança deixarem a bebê com a vizinha enquanto saíam para comprar uma pizza. A jovem foi até a casa onde estava o cachorro, que ela era acostumada frequentar, mas quando passou pelo portão foi atacada pelo pit bull.
O cachorro que atacou a adolescente e a criança passou toda esta segunda-feira (2) amarrado. A Polícia Civil abriu inquérito para apurar o caso. O dono do pitbull foi procurado, mas não quis falar sobre o assunto.
A adolescente que estava com a criança teve ferimentos no rosto e depois de atendida no hospital foi liberada. O corpo da criança deve ser sepultado nesta terça-feira (3) em Parauapebas.