Mal começava o carnaval de Parauapebas e em plena via que corta a cidade um grave acidente acontecia. O fato ocorreu na noite de sábado, 18, no local conhecido como Rotatória do Quartel, onde por volta das 22h30 uma motocicleta se chocou na lateral de um carro de passeio.
Tanto a moto quanto o carro eram conduzido por mulheres, uma delas conduzia a moto sem o uso de capacete e levava consigo uma criança de mais ou menos 10 anos de idade.
As três vítimas ficaram em estado grave, a criança teve grande escoriação na cabeça, mas por sorte não teve traumatismo e ficou consciente; a condutora da moto teve grandes lesões pelo corpo e cabeça, mas manteve a consciência; já a condutora do carro, na desesperada tentativa de evitar a colisão, invadiu o canteiro da rotatória, bateu a cabeça contra o volante e perdeu os sentidos sendo socorrida inconsciente.
Acionado via telefone, os bombeiros militar chegaram ao local do acidente em tempo de prestar o devido socorro aos feridos e conduzi-los ao atendimento de praxe. Agentes do DETRAN também compareceram ao local e controlou o trânsito para evitar a complicação do problema.
Na opinião do Tenente Bombeiro Catuaba, o acidente foi ocasionado pela imprudência da condutora do carro que não respeitou a rotatória que no momento era usada pela condutora da moto e mesmo com a desesperada tentativa de corrigir sua agressão perdeu o controle e complicou ainda mais. “Os acidentes são ocasionados, quase sempre, por imprudência e falha humana”, esclareceu Catuaba.
Muitos curiosos compareceram ao local e assistiu o socorro das vítimas.
Realidade – O acidente foi uma simulação teatral feita pela Rota Ambiental, idealizada pelo Comando de Inteligência da Corporação, tendo como objetivo chamar a atenção dos condutores que por ali passavam para o perigo da imprudência.
Enquanto era prestado o socorro às vítimas homens da Rota Ambiental distribuíam panfletos com mensagem de prevenção de acidentes pela embriaguês e conversavam com os condutores e passageiros dos veículos, orientando também sobre o uso dos devidos equipamentos de segurança.
A ação foi feita em parceria com o DETRAN e CBMPA (Corpo de Bombeiros Militar do Pará).
“Atingimos nosso objetivo: levar os que passaram pelo local a um momento de reflexão. Esperamos que as imagens ali mostradas fiquem gravadas na consciência de cada um”, disse o Coronel Ambiental Eustáquio, comandante da Rota, após encerrar a encenação.
Matéria e foto: Jornalista Francesco Costa