Alojamentos foram depredados.
Segundo a polícia, um inquérito foi instaurado para apurar o caso e investigar outras pessoas envolvidas na ação. A manifestação teria começado na última sexta-feira (17), quando a comunidade do município de Curionópolis fechou uma estrada vicinal municipal, que liga a PA 275 à Vila de Serra Pelada, em protesto. Os moradores reivindicavam a presença de representantes do Governo no intuito de solicitar a pavimentação da estrada de acesso à Vila de Serra Pelada e ao vilarejo, além da construção de um posto de saúde e iluminação pública.
Uma equipe da Polícia Militar (PM) foi enviada até o local para negociar a liberação da via, mas por volta das 18h30 de sábado (18), o conflito teria se intensificado e os manifestantes decidiram invadir as instalações do projeto Serra Leste, localizado próximo a área.
Os suspeitos foram autuados em flagrante delito.Todos vão responder por destruir e roubar computadores dos escritórios. Os procedimentos foram lavrados na Seccional de Polícia de Parauapebas.
"Eles depredaram alojamentos e incendiaram veículos da companhia, além de quebrar os vidros das viaturas da PM. Até objetos eletroeletrônicos foram furtados da empresa durante a ação. Parte dos objetos foi recuperada neste domingo (19) quando os suspeitos foram presos, mas continuamos buscando mais envolvidos", conta o delegado Sílvio Maués. Os suspeitos estão presos na Delegacia de Curionópolis.
A Vale informou que os manifestantes atearam fogo em suas instalações. A empresa diz que "respeita o direito de livre manifestação, mas repudia atos violentos que coloquem em risco a integridade de seus trabalhadores e das suas instalações, assim como repudia qualquer situação que comprometa o direito soberano e constitucional de ir e vir, inerente a todos os cidadãos".(G1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário