“Recursos humanos: atendimento ao público, relações interpessoais e teoria dos 5's”, este foi o tema do curso ministrado aos servidores do legislativo municipal nos dias 19,21,22 e 23 de novembro. O treinamento, promovido pela Câmara Municipal de Parauapebas, é uma forma de qualificar o servidor público para melhor atender a população.
De acordo com a instrutora do curso, Marili Sousa, o funcionário/colaborador precisa se qualificar constantemente para que ele possa repensar suas atitudes no ambiente de trabalho. “Primeiro diante de si, intrapessoal e depois as relações interpessoais. Ou seja, uma auto avaliação e uma avaliação comportamental. Isso vai colaborar para que ele tenha novas atitudes.”
Ainda segundo Marili, o treinamento é um processo sistemático que proporciona a reflexão sobre diversas questões internas e externas. “Hoje em dia, o sujeito tem se 'dividido' entre trabalho, família, saúde e projetos pessoais, que causam um estresse muito grande, afetando a qualidade do seu trabalho”.
Marili lembra que no ambiente de trabalho a comunicação é um quesito essencial, que deve ser trabalhado diariamente. “Dependemos da comunicação para tudo: propor ideias, defender projetos, vender um produto, explicar uma estratégia, pedir aumentos, etc. E Todas essas atividades exigem que saibamos expor argumentos firmes e coerentes de forma clara e objetiva. Comunicação não é apenas saber falar, mas também saber ouvir. Por isso, é preciso trabalha-la sempre
Ainda segundo Marili, o treinamento é um processo sistemático que proporciona a reflexão sobre diversas questões internas e externas. “Hoje em dia, o sujeito tem se 'dividido' entre trabalho, família, saúde e projetos pessoais, que causam um estresse muito grande, afetando a qualidade do seu trabalho”.
Marili lembra que no ambiente de trabalho a comunicação é um quesito essencial, que deve ser trabalhado diariamente. “Dependemos da comunicação para tudo: propor ideias, defender projetos, vender um produto, explicar uma estratégia, pedir aumentos, etc. E Todas essas atividades exigem que saibamos expor argumentos firmes e coerentes de forma clara e objetiva. Comunicação não é apenas saber falar, mas também saber ouvir. Por isso, é preciso trabalha-la sempre
Durante o evento foram abordados temas como: crenças e valores do ser humano; diferenças individuais; percepção seletiva e relação interpessoal; como lidar com os conflitos; técnicas de motivação e auto motivação, técnicas de comunicação interna e externa – forma e uso dos meios de comunicação escrita e falada.
Opinião
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O policial legislativo, Anilton Sampaio, afirma que o curso foi muito proveitoso para o seu desempenho pessoal e profissional. “As atividades desenvolvidas vão me proporcionar uma maior interatividade com meus colegas. Espero que os ensinamentos permaneçam em mim”.
Já o técnico em informática, Ariel Silva, acredita que o treinamento vai ajudar na união dos servidores. “Adorei as atividades em grupo, principalmente as que tinham músicas, porque demonstram que não se faz nada sozinho, vamos sempre precisar de alguém para nos auxiliar”.
O analista de sistema, Thiago Luiz, enfatizou que as dinâmicas de grupo ajudam a construir elos e quebrar barreiras entre pessoas de departamento diferentes. “Isso contribui para melhorar as relações interpessoais e construir novos relacionamentos profissionais, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional dos servidores da Câmara”.
Segundo, o presidente da Casa, Zé Alves, do PT, a qualificação dos servidores é uma preocupação dos parlamentares dessa legislatura. “Espero que os próximos vereadores deem seguimento a esse trabalho. E que todos saibam valorizar o momento importante pelo qual estamos passando. Vamos encerrar o ano em uma Câmara nova, com um número recorde de concursados convocados, 122 no total, e o melhor, com servidores qualificados para prestar um serviço público à altura da população”. Ascom/CMP/Rosiere Morais
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