A tarde desta quarta-feira (5) foi marcada pela ausência de representantes da Central das Cooperativas que é responsável pelo transporte público de Parauapebas através de vans e micro-ônibus na Audiência Pública que foi realizada pelo Conselho Municipal de Juventude nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores de Parauapebas.
Na verdade, até que alguns membros da Central apareceram pelo plenário da Câmara, mas misteriosamente eles saíram do local e afirmaram que não iriam participar do debate devido a ausência de representantes do Ministério Público do Estado do Pará e da Prefeitura Municipal de Parauapebas. O esclarecimento apresentado por parte da Central das Cooperativas não convenceu a organização do evento, nem os estudantes e populares em geral que se deslocaram de suas casas para debater sobre o Transporte Público de Parauapebas.
Por sua vez, o vereador Adelson Fernandes (PDT), afirmou que a iniciativa do prefeito municipal de Parauapebas Darci Lermen de ter vetado inicialmente o reajuste da tarifa da van para R$ 2,00 foi ótima, “porém, um dos maiores responsáveis pela situação precária do serviço de transporte coletivo é a própria Prefeitura de Parauapebas”, afirmou.
De acordo com Wallace Lima, atual presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Parauapebas (Umespa), o momento é de união e não confusão. “Não estamos aqui para nos afrontar com os vanzeiros, pelo contrário, queremos ouvirmos e juntos elaboramos propostas e metas para melhorarmos o sistema de transporte público de Parauapebas”, enfatizou.
Encaminhamentos
A Audiência Pública para debater sobre o transporte público de Parauapebas foi considerada um sucesso, tendo em vista que várias pessoas e autoridades puderam expor suas opiniões, sendo que foi elaborado um documento que será entregue no próximo dia 11 de dezembro em uma reunião que acontecerá com o Ministério Público, Prefeitura de Parauapebas e Centrais das Cooperativas.
Lideranças estudantis também já confirmaram presença e prometem contribuir com o processo.
Nota de Repúdio
O Conselho Municipal de Juventude que tem como presidente Girlan Pereira da Silva, no final dos encaminhamentos afirmou na plenária que irá divulgar uma Nota de Repúdio contra a ação da Central das Cooperativas das vans que não participou do evento e também contra o prefeito atual Darci José Lermen (PT) e o prefeito eleito Valmir da Integral (PSD) que não participaram do evento e nem mesmo encaminharam representantes.
Fonte: Pebinha de açucar
Nenhum comentário:
Postar um comentário