Páginas

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

WhatsApp: como usar o aplicativo durante o bloqueio imposto as operadoras brasileiras

Desde a primeira hora de quinta-feira (17), o mensageiro instantâneo mais usado na internet está como o seu acesso bloqueado durante 48 horas no Brasil devido a uma determinação judicial. E após essa decisão inédita milhares de usuários estão procurando alternativas para se comunicarem. Nessa coluna será demonstrado como recuperar o acesso ao serviço WhatsApp através de aplicativos que navegam na internet por meio de uma VPN.

O que é uma VPN

As VPNs são amplamente usadas para estabelecer uma conexão segura entre computadores conectados na internet a redes corporativas ou governamentais. A sigla significa "Virtual Private Network", ou seja é uma ferramenta que disponibiliza uma camada de segurança adicional aos computadores interligados, e transpõe eventuais bloqueios a sites internacionais.

Quais são os melhores aplicativos para navegar numa rede privada

O WhatsApp teve o seu acesso bloqueado as operadoras brasileiras, mas o serviço de troca de mensagens permanece ativo no restante do mundo. Então isso significa que se o leitor estiver navegando na internet através de uma VPN, o bloqueio imposto no Brasil não surtirá efeito. Entre os aplicativos testados e que permitiram normalmente a troca de mensagens entre os usuários do WhatsApp, os mais indicados são os seguintes:

Psiphon - É um aplicativo de VPN gratuito para smartphones com o sistema operacional Android. Ele está disponível na Google Play.

Hotspot Shield VPN Privacy - É uma outra alternativa para a navegação numa VPN. Nos testes realizados ele apresentou melhor desempenho no Android se comparado com os outros aplicativos indicados acima. O aplicativo possuí versões para o Android e iOS.

Após a instalação de um aplicativo de VPN no smartphone, basta mantê-lo em execução enquanto o WhatsApp estiver sendo utilizado. Mas vale salientar que a troca de mensagens só ocorrerá entre usuários que estiverem navengado com algum aplicativo de VPN ativo. Os leitores que forem acessar internet banking devem desabilitar o aplicativo, pois os mecanismos de segurança do banco podem interpretar como um acesso suspeito a partir de um IP (internet protocol), e bloquear temporariamente o acesso a conta bancária pela internet.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário