O evento será no próximo dia 27 de junho, a partir das 14:00h, no plenário João Batista, na Assembleia Legislativa. A proposição também servirá para apresentar o pré - projeto de Lei do Cooperativismo do Pará e ainda terá a função de celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), comemorado este ano no dia 06 de julho, cujo tema é “Empresas cooperativas continuam fortes em tempos de crise?”.
“O cooperativismo é um sistema que existe há décadas em vários países e vem dando certo no Brasil e pode dar certo no Pará se tiver maior incentivo. É um instrumento que promove o desenvolvimento em função do apoio que é dado aos pequenos produtores e empresários de diversos segmentos. Com a sessão, queremos discutir mais políticas públicas de desenvolvimento para o setor e fortalecer o sistema cooperativista no Estado”, esclarece o deputado.
Para participar da mesa principal de debate, foram convidados os representantes do Sistema Cooperativo do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Pará (Sescoop-PA) e da Organização das Cooperativas do Pará (OCB-Pa), instituições responsáveis pela capacitação profissional e promoção social dos cooperados e defensoras dos direitos cooperativistas no Estado, respectivamente. Também estão previstos pronunciamentos de presidentes de várias cooperativas do Pará.
Na programação também consta a exposição de estandes de cooperativas de diversos segmentos, que poderão receber os visitantes durante todo o dia, com início ainda pela manhã, onde terão a chance de conferir de perto os serviços cooperativistas e a beleza de produtos artesanais e
guloseimas feitas com a castanha-do-pará e de caju, geleias, entre outros. A exposição será no hall de entrada do plenário João Batista, localizado no segundo andar do prédio principal.
Economia – De acordo com o Sistema OCB/SESCOOP-PA, o Brasil conta hoje com mais de 6.600 cooperativas atuantes em 13 ramos de atividades econômicas distintas, com cerca de 9.016.527 cooperados e gera mais de 298 mil empregos diretos. Isso representa 7% do PIB (produto interno bruto) do país, gerando 40 milhões em negócios de forma coletiva. Segundo a Aliança Cooperativa Internacional (ACI), um bilhão de pessoas estão ligadas ao cooperativismo em 100 países. Mundialmente o setor gera mais de 100 milhões de empregos diretamente e movimenta aproximadamente 1 trilhão e 600 bilhões de dólares.
No Pará, o segmento vem crescendo e ganhando força econômica. O Estado configura como um dos mais expressivos do Norte quando o assunto é cooperativismo. Atualmente existem 300 cooperativas regulamentadas com mais de 100 mil cooperados. O setor paraense representa 12% das cooperativas do Brasil. As atividades agropecuárias continuam liderando, seguidas por transportes, trabalho e crédito.
Qualificação – Para qualificar os profissionais cooperativistas no Estado, o Sistema OCB/SESCOOP-PA, implantou em 2012 o primeiro curso de pós-graduação, MBA em Gestão de Cooperativas do Norte. A iniciativa é uma parceria com a Escola Superior de Cooperativismo (Escoop), com sede no Rio Grande do Sul. As aulas são ministradas em Belém e conta 35 alunos. O curso possui carga horária de 360 horas.
Assessoria de imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário