Páginas

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Funcionários da mineradora VALE suspendem atividades em Parauapebas

Cerca de 1.500 funcionários da mineradora Vale paralisaram as atividades na manhã desta quarta-feira (15) em Parauapebas, no sudeste do Pará. Os trabalhadores cruzaram os braços durante a madrugada e ficaram concentrados em uma das portarias de acesso às minas de ferro na Serra dos Carajás. O G1 entrou em contato com a Vale, que disse que não comenta negociações em andamento com sindicato e que a respeito das demissões, informou que mantém uma taxa de rotatividade bem abaixo da média da indústria brasileira de mineração e siderurgia, que é de 15%.
De acordo com o sindicato que representa os trabalhadores das indústrias mineradoras na região sudeste do Pará, a empresa estaria promovendo demissões e teria anunciado o corte dos 14º e 15º salários pagos aos funcionários da mineradora, além de outras mudanças que poderiam prejudicar os empregados.
O sindicato da categoria tem uma pauta de reivindicações e quer discutir imediatamente com a Vale as propostas, e ameaça uma paralisação geral caso não seja atendido. O complexo minerador de Carajás empregaria atualmente cerca de 20 mil trabalhadores, entre funcionários da Vale, e de empresas contratadas pela mineradora. (G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário