Páginas

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Risco de ebola chegar ao Brasil é de 5%, diz estudo

 A probabilidade de a epidemia de ebola chegar ao Brasil até o fim do mês é de 5%, colocando o país em último lugar em uma lista de 30 nações com maior risco elaborada por pesquisadores da Northeastern University, de Boston, nos Estados Unidos

O percentual é o maior entre países latino-americanos, mas ainda assim considerado baixo pelos autores do estudo.

Quinto norte-americano com ebola desembarca nos EUA

Confirmado na Espanha 1º caso de contágio do ebola fora da África

Segundo o pesquisador brasileiro Marcelo Gomes, um dos autores do estudo, em um segundo cenário analisado, quando se leva em consideração uma redução de 80% no tráfego aéreo internacional entre o Brasil e os países da África Ocidental mais afetados pela doença, a probabilidade de o Brasil registrar um caso cai para cerca de 1%, fora da lista dos 30.

"Nosso entendimento é de que o cenário mais adequado, no momento, é esse, o que leva em conta a redução de 80% no tráfego aéreo", disse Gomes à BBC Brasil.

"Isso por conta da atual notoriedade pública dos riscos associados a esta doença, o que leva a população a evitar viagens aos países afetados, naturalmente reduzindo o tráfego aéreo entre os países", ressalta.

O coordenador da pesquisa, Alessandro Vespignani, reforça que a probabilidade do Brasil é muito baixa.

"Se você está no grupo dos 1%, obviamente sua probabilidade é muito baixa e é bem provável que você não registre importação de casos. Mas não existe a probabilidade zero", disse Vespignani à BBC Brasil.

Vespignani acredita que, caso o ebola seja diagnosticado no Brasil, seria um surto de pequenas proporções. "Poderia haver transmissão no lar do paciente, ou entre as equipes de primeiros-socorros. Então poderia se esperar dois ou três casos no máximo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário