Páginas

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Pacientes que fazem hemodiálise não receberam ajuda de custo


Pacientes moram em Parauapebas e fazem tratamento em Marabá.
Repasse da ajuda de custo do mês de novembro ainda não foi efetuado.

Pacientes do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) de Parauapebas, no sudeste do estado, dependem do dinheiro público para fazer hemodiálise em Marabá, mas eles ainda não receberam a ajuda de custo do mês de dezembro de 2012.
José Ferreira faz hemodiálise há 1 ano e 4 meses. Impossibilitado de trabalhar, ele depende do dinheiro público para cuidar da saúde. “A parcela era pra ter pago dia 10. O dinheiro que nós recebemos é um custo de vida para pagar o que comer, pagar tudo”, conta o paciente, que está desempregado.
Os pacientes do TFD seguem de Parauapebas até Marabá três vezes durante a semana para fazer hemodiálise. A ajuda de custo de R$ 325,00 por mês dados pela Secretaria Municipal de Saúde são para custear a alimentação e os medicamentos.
Mas, segundo os pacientes, o valor ainda não é suficiente. “Não está dando. Um prato de comida lá é R$ 20,00 um PF (prato feito), se quiser”, conta o paciente Osmar Martins. “Não está dando não, o de comer está muito caro, aí a gente sempre fica na falta”, relata a dona de casa Marinalva Fagundes.
De acordo com os pacientes, esta foi a primeira vez que o pagamento não foi repassado, mas os atrasos são frequentes.
Em nota, a prefeitura afirmou que os procedimentos para a realização do tratamento dos pacientes ocorrem normalmente na cidade de Marabá e o transporte que os conduz está disponível. Quanto ao auxílio de custo, a prefeitura disse que vai regularizar o repasse até o final deste mês, e explicou que ainda não foi feito por questões legais, devido o período de transição de governo. (G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário