Uma equipe do Parque Zoobotânico Vale (PZV) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) fez na última terça-feira (15), em Parauapebas, a devolução de uma sucuri à natureza. O animal, de 1,80 cm, recebeu alta após cinco meses de tratamento e recuperação na área de quarentena do PZV.
A sucuri foi encaminhada ao Parque em agosto do ano passado pelo ICMBio, com ferimentos causados após engolir um anzol nos arredores de Parauapebas. A serpente passou por uma cirurgia para retirar o objeto que estava preso na região do esôfago, numa operação bem sucedida e, desde então, o espécime ficou sob os cuidados veterinários.
De acordo com o biólogo Josafá Chaves, o período de cinco meses após a cirurgia em que a sucuri ficou em observação antes de ser devolvida à natureza ocorreu porque animais deste tipo têm o metabolismo muito lento para cicatrizar o ferimento.
Frederico Drumond, chefe do ICMBio em Parauapebas, explica que, ao ser devolvida às matas da Flona, a cobra não corre risco de morte, pois ela passou apenas cinco meses longe de seu habita natural.
Fonte: Waldyr Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário