“Este ano, em janeiro, com uma só nota no Enem, o estudante pode concorrer a vagas em 115 instituições, em 4,7 mil cursos diferentes em todo o país fazendo apenas a inscrição pela internet”, lembrou a presidenta Dilma Rousseff, em seu programa semanal de rádio Café com a Presidenta.
Alunos de rede pública e pessoas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo estão isentos do pagamento da taxa, que deve ser paga até o dia 28 de maio.
A previsão é que 8,2 milhões de pessoas se inscrevam no exame. Isso representará um crescimento de 13,8% em relação aos 7,2 milhões do ano passado. O número de cidades que aplicarão o exame também aumentou de 1,1 mil, em 2013, para 1,6 mil.
Como falou Dilma, a nota do Enem pode ser usada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos.
O Enem é também pré-requisito para firmar contratos por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para a obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras.
Agência PT de Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário