Páginas

terça-feira, 5 de março de 2013

Dilma lamenta morte de Hugo Chávez

A presidente Dilma Rousseff lamentou na noite desta terça-feira a morte do presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Antes de começar o discurso no 11º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadores Rurais, em Brasília, Dilma afirmou que morre “um amigo do povo brasileiro”. “É uma perda irreparável”, afirmou.


Ferrenho crítico do neoliberalismo e do governo dos Estados Unidos, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, morreu aos 58 anos nesta terça-feira (5), vítima de um câncer na região pélvica, com o qual convivia há um ano e meio.

Dilma pediu um minuto de silêncio antes de iniciar o evento. “Lamento como presidente da República e como uma pessoa que tinha por ele um grande carinho.”
"Essa morte deve encher de tristeza todos os latino-americanos e centro-americanos. O presidente Chávez foi, sem dúvida, uma liderança comprometida com o seu país e com o desenvolvimento dos povos da América Latina. Em muitas ocasiões o governo brasileiro não concordou integralmente com o presidente Chávez. Porém, hoje, como sempre, nós reconhecemos nele uma grande liderança, uma perda irreparável e, sobretudo, um amigo do Brasil, um amigo do povo brasileiro", discursou.
A presidente cancelou a viagem que faria para a Argentina e deverá comparecer ao velório do colega venezuelano.
No Congresso Nacional, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) também pediu um minuto de silêncio. Alguns parlamentares aplaudiram após a homenagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário