Páginas

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Moradores sofrem com a falta de pavimentação e infraestrutura nos bairros Vila Rica e Liberdade"


Para a população parauapebense o período de inverno virou sinônimo de muita dor de cabeça. A água das chuvas que tem caído em Parauapebas nos últimos dias, tem trazido grandes transtornos para alguns moradores dos Bairros Vila Rica e Liberdade II. Um dos motivos do incômodo é a falta de escoamento e asfalto nas vias.
Em uma volta nos bairros deu pra identificar algumas ruas que estavam totalmente intrafegáveis, impossibilitando a passagem de veículos e até mesmo que os moradores saíssem de suas casas, devido ao excesso de lama na rua que chega a faixa de 50cm de profundidade.
Por causa da grande quantidade de água empossada, na Rua Jerusalém no Bairro Vila Rica, tem sido impossível o trânsito de pedestres, ciclistas, motociclistas e até mesmo motoristas, já que com a falta de visibilidade do solo, seria muito arriscado passar pelo local.
Na Rua Vinicius de Moraes no Bairro Liberdade a situação também ficou muito complicada para se transitar. Neste local, a quantidade de lama deixa os veículos sem estabilidade e com muitas trepidações, levando em conta que vários buracos se abriram.
Um morador que não quis se identificar para a reportagem reclamou da falta de meios estruturais para o escoamento da água. “Deveria ser instalado um bueiro para a água ter para onde correr, pois mesmo se as chuvas pararem, a água ainda ficará no mesmo lugar por um bom tempo”, contou.
Outra rua que sofre com o mesmo problema é a rua Havanas, localizada no Bairro Vila Rica, pois não tem condições nenhuma de tráfego de veículos no local. A maioria dos moradores está sofrendo com a falta de infraestrutura, sem pavimentação asfáltica, diversos trechos torna difícil a circulação de meios de transportes, sem contar que a grande preocupação, fica por conta da possibilidade de as pessoas contraírem doenças, como a leptospirose, transmitida pela urina de ratos que tomam conta de vários lixões existentes em terrenos baldios. As crianças ficam mais vulneráveis, pois costumam andar descalças por essas ruas.
A reportagem do Correio do Pará esteve percorrendo nos pontos mais críticos dos bairros Liberdade II e Vila Rica. O poder público chegou a colocar material para compactação em algumas ruas, mas como o serviço não teve continuidade, grande parte do material já foi levado pelas aguas das chuvas.
Moradores esperam que a Secretaria de Urbanismo (Semurb) utilize os recursos do ISS pago pelas empresas para pavimentação e urbanismo da cidade. Segundo pesquisas a soma desses recursos chega a ultrapassar a casa dos milhões. Os administradores só precisam investir o dinheiro certo.
(Fotos e texto: Bianca Linhares)

Nenhum comentário:

Postar um comentário