Páginas

quinta-feira, 29 de março de 2012

Mais de 700 famílias são contempladas no primeiro sorteio dos lotes urbanizados

"A alegria que estou sentindo hoje é muito grande, pois agora vou conseguir uma moradia digna pra minha família". Essa declaração de Francilene Alves representa o sentimento externado pelas 788 famílias, que participaram do primeiro sorteio dos lotes urbanizados, realizado nesta terça-feira, 27, no ginásio poliesportivo.

O prefeito, Darci Lermen, demonstrou, durante seu discurso no evento, o quanto essa conquista é importante. "Hoje serão entregues os lotes para as famílias devidamente cadastradas e que moram em áreas de risco. Isso é um orgulho pra mim como prefeito e cidadão parauapebense, pois essas famílias terão um lugar digno para morar", afirmou Darci.

 A entrega de lotes urbanizados faz parte de um programa habitacional, criado e mantido com recursos municipais, que atenderá a população da cidade com dois mil lotes. Para participar do programa é necessário se cadastrar na Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) e se enquadrar nos critérios pré-estabelecidos.

Para Marilene Ferreira, presidente da associação de moradores da Chácara das Nuvens, o sorteio possibilitou a realização de um sonho. "É uma dificuldade muito grande adquirir um lote em Parauapebas, devido ao alto custo. Pra uma família de baixa renda é praticamente impossível, com o sorteio de hoje será possível realizar esse grande sonho", declarou Marilene.

As famílias desabrigadas do bairro Riacho Doce e as que residem na Chácara das Nuvens, proximidades da Saaep e do projeto PIPA e no bairro Nova Vida II, fazem parte dos primeiros grupos atendidos no sorteio dos lotes.

Nesta terça-feira, participaram do sorteio apenas os cadastrados que estavam com a documentação em dias. As outras 107 pessoas que não entregaram cópias de R.G. e C.P.F. têm os seus lotes garantidos, mas devem resolver a situação até 09/04.

Para as famílias que participaram do sorteio, ainda será necessário passar por uma avaliação, que identificará se o cadastrado no programa não possui propriedade de imóveis em seu nome.

Após isso, cada beneficiado pelo programa deverá pagar R$ 250,00, o equivalente a 1% do valor do lote, que será destinado ao Fundo Municipal da Habitação (FMHIS). O último passo será assinar o documento de direito de uso do lote.  A partir da assinatura, o beneficiado terá até três meses para construir no lote.

COMBATE A NOVAS INVASÕES

Segundo o secretário municipal de habitação, Antonio Neto, após a desocupação das casas em que as famílias beneficiadas pelo programa dos lotes urbanizados moravam, a secretaria municipal de urbanismo ( Semurb) realizará a demolição de todas elas. A ação terá como objetivo evitar novas invasões.

O secretário também informou que algumas áreas serão cercadas. Além disso, novas tentativas de invasão serão impedidas de imediato, pois os programas habitacionais estão disponíveis para toda população carente.
Fonte:Ascom PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário