Moradores dos bairros Tropical I e II, em Parauapebas, receberam na tarde desta terça-feira (9) uma equipe do Programa DMTT Mais Perto de Você, que objetiva promover maior aproximação do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) com a comunidade e dessa forma atender melhor às demandas de sua competência, assim como reforçar ações educativas e de fiscalização.
O evento foi o primeiro do programa e contou com a participação de líderes comunitários, de aproximadamente 100 pessoas da comunidade e de representantes da Central de Vans, o coordenador de transportes, Luis Gonzaga, e o vice-presidente, Mauro Júnior.
Como pauta do encontro, foram colocados o levantamento das necessidades de sinalização vertical e horizontal do bairro, informes sobre competências do DMTT e a implantação da rota de transporte público na localidade.
Fábio Santos Bezerra, líder comunitário, informou que existem pelo menos 2.500 pessoas morando nos bairros e que a perspectiva é que cheguem a pelo menos 15 mil residentes em breve, o que demonstra a importância de incluí-los na rota das vans e cuidar do trânsito no local para reduzir acidentes.
Sobre a inclusão dos bairros na rota das vans, foi esclarecido à comunidade que o procedimento é iniciado pela Central das Vans, que faz um estudo para definição de rota e paradas e depois encaminha para a regulamentação do DMTT. De acordo com Luis Gonzaga, as vans da rota Habitar Feliz atenderão aos bairros Tropical I e II e deverão iniciar até o final da próxima semana.
Edeny Gonçalves, coordenador geral do órgão, revelou que teve o desprazer de atender ao primeiro acidente com vítima naqueles bairros e espera que com o apoio da comunidade situações como esta não mais ocorram. Na oportunidade, O coordenador antecipou que na próxima terça-feira a visita do DMTT ocorrerá na VS 10.
Programa DMTT Mais Perto de Você
Toda terça-feira, uma equipe do DMTT, integrada por representantes dos setores de trânsito, transporte, engenharia e educação, assim com o diretor e coordenador do órgão, estará em contato com a comunidade. As associações de bairros interessadas em receber o grupo devem solicitar a presença dele por meio de ofício enviado ao DMTT.
De acordo com Rafael Cristo, durante todos os encontros a equipe técnica fará um diagnóstico das principais demandas de trânsito do local e o Núcleo de Educação para o Trânsito (NET) realizará ação educativa. No evento dos bairros Tropical I e II, quem participou pelo NET foi a famosa equipe de TV do Núcleo, que educa o público de forma lúdica.
Além dessa ação de aproximação, o diretor do DMTT recebe também toda quinta-feira representantes das comunidades na sede do órgão. “Nosso objetivo é no futuro ter uma base nossa de atuação em bairros com maior fluxo de trânsito, para agilizar os atendimentos em casos de colisão e reforçar as ações de fiscalização e educação”, revela Rafael Cristo.
Texto: Karine Gomes Fotos: Irisvelton Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário