Henrique Sawaki veio a Parauapebas verificar a viabilidade da instalação de uma Estação de Produção de Alevinos no espaço onde funciona o Centro Tecnológico de Apoio à Agricultura Familiar (Cetaf). A proposta é que as atividades e projetos existentes no Cetaf sejam ampliados para atender também aos piscicultores.
A Estação de Produção de Alevinos deverá ser também um centro de desenvolvimento de projetos, pesquisa e de capacitação em piscicultura, destinado a produtores e técnicos do município e regiões vizinhas.
Durante a manhã, Henrique Sawaki se reuniu com o secretário municipal de Produção Rural, Horácio Martins, e visitou junto com Erasmo Rodrigues, engenheiro agrônomo da Sempror, especialista em piscicultura, o Cetaf e alguns piscicultores. Já no período da tarde, ofereceu capacitação em aquicultura aos técnicos da Secretaria de Produção Rural.
Segundo Erasmo Rodrigues, o Centro beneficiará produtores locais e regionais e incentivará o desenvolvimento da piscicultura no município. “Hoje importamos cerca de 70% da demanda de consumo. Os pescados chegam de Breu Branco, Tucuruí, Jacundá, Santa Inês, Belém e de algumas cidades do Tocantins, mas o Censo Agropecuário identificou que cerca de 400 produtores estão interessados em investir em piscicultura, Com a instalação do Centro, o incentivo a esses produtores será muito maior”, afirma o engenheiro agrônomo.
A avaliação de Henrique Sawaki em relação à área surgida para a instalação do Centro foi favorável. “Trata-se de um espaço muito amplo. Dependendo da vazão da água, poderemos definir o tamanho da estação”, relata Sawaki.
A intenção de parceria entre a Prefeitura de Parauapebas e a Secretaria de Estado de Pesca (SEPAq) e Aquicultura deverá ser assinada durante as festividades do aniversário de Parauapebas, dia 10 de maio.
Ascom PMP
Nenhum comentário:
Postar um comentário