Páginas

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Expansão da Ferrovia Carajás, no Pará, deve gerar 1.500 empregos

A expansão da Ferrovia Carajás, em Marabá, no sudeste do estado, deve gerar mais de 1.500 contratações e ampliar a capacidade de transporte de minérios. A expectativa é que a obra atraia fornecedores para a região.
A linha férrea passa em vários bairros da cidade de Marabá e, por isso, muretas de contenção serão construídas no perímetro urbano para evitar que as pessoas cruzem a linha do trem fora das passarelas.
O trecho em obras para a expansão está na fase de terraplenagem. Essa primeira frente de trabalho de expansão da ferrovia é de 30 quilômetros e, devido à obra, estão sendo investidos R$ 26 milhões no município em serviços e locações.
Ao todo, mais de 1.500 pessoas vão trabalhar na expansão e 87% da mão de obra serão formados de paraenses. Só em Marabá, serão geradas mais de 700 contratações.
A Ferrovia Carajás tem 892 quilômetros entre os municípios de Parauapebas e São Luís, no Maranhão. Com a expansão, uma segunda linha férrea está sendo construída paralela a que já existe para aumentar a capacidade de transporte de minério. A previsão é que a obra seja concluída em 2018, mas a preocupação é manter a geração de empregos na região.
Uma reunião entre representantes da Vale e empresários do sudeste do estado discutiu propostas como a reativação do polo industrial de Marabá e a criação de um entreposto para escoar a produção de grãos.
Segundo o secretário estadual e indústria, comércio e mineração, David Leal, os investimentos devem atrair fornecedores. “Esse é um potencial muito grande de geração de emprego e renda para atrair fornecedor que hoje está em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Esses fornecedores precisam vir para cá gerar emprego e renda”, explica.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário