Páginas

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Serra dos Carajás: estuprador de menor é preso após denúncia


alt
Não é só nas periferias que encontramos casos de estupro e pedofilia. Foi preso na última terça-feira Airton Caires da Silva (foto),de 46 anos, técnico em química da mineradora Vale em Carajás. Ele é acusado de abuso sexual contra a enteada de apenas 11 anos de idade. Natural de São Luís do Maranhão, Airton reside na Rua Juruá, Núcleo Urbano de Carajás, município de Parauapebas.
Segundo relatos da menor à escrivã “ad hoc” Paula Adriana Barbosa Costa, Airton a perseguia há cerca de 5 anos e que ela já teria relatado à mãe, Eliane Santos, que vinha sofrendo há anos violência sexual por parte do padrasto, todavia, a mãe não teria acreditado na acusação da menor e não tomou nenhuma medida preventiva em auxílio a filha, ignorando o fato relatado.

No depoimento, acompanhada de membros do Conselho Tutelar do município, a menor afirmou que só criou coragem de denunciar o padrasto à justiça após ser incentivada por uma colega que interceptara uma mensagem SMS do suspeito onde o mesmo dizia que seria ótimo quando a mãe viajasse e que com isso  “vai ficar nós dois, aí vamos fazer todos os dias”.
À polícia, acompanhado da advogada Pamela Alencar de Moraes, o acusado negou todas as acusações imputadas pela enteada à sua pessoa, justificando que a menor “passa por acompanhamento psicológico, devido sofrer algumas reações estranhas, chegando a passar mal, perder a memória e criar fatos que nunca acontecerem”.
Airton foi preso em fragrante e, segundo o delegado Antônio Miranda, vai responder pelo crime de estupro de vulnerável e poderá pegar de 8 a 15 anos de detenção.
Para o psicólogo Wagner Dias Caldeira, que atende a rede pública em Parauapebas e Marabá, casos como este, de abuso sexual por parte dos padrastos, são frequentes em virtude do alto índice de separação e formação de novos casais. Para Caldeira, a perversão se dá, na maioria das vezes, por pessoas que, indubitavelmente, também sofreram abuso na infância em virtude da confiança que depositam ou depositaram nos agressores, geralmente pais, irmãos, tios, etc. No caso em tela, o psicólogo afirma que o fato da agressão se dar há tanto tempo agrava a situação penal do autor, já que o mesmo também deve ter ameaçado a menor para que mantivesse o crime em segredo.

O Núcleo Urbano de Carajás, local pacato e com pouquíssimos relatos de violência é 18 km distante da sede do munícipio de Parauapebas e abriga funcionários da Mineradora Vale. Lá, a população está estupefata com o ocorrido, pois a família era conhecida e sistematicamente frequentava a sociedade local.
Segundo o delegado Antônio Miranda, já foram registrados 31 casos de estupro residencial, onde há a participação de membros da família ou vizinhos, em 2012 em Parauapebas. Miranda afirmou que vem investigando todas as denúncias e que é importante a participação da população para que fatos como estes sejam denunciados.
Texto: Márcia Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário