Páginas

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Zimmer pede maior atenção aos garimpeiros de Serra pelada


Como defensor dos direitos dos garimpeiros, o deputado estadual Milton Zimmer usou a tribuna nesta terça, 04, para reivindicar maior atenção aos episódios envolvendo os garimpeiros de Serra Pelada, em Curionópolis, sudeste do estado do Pará.

Para o parlamentar, o último protesto ocorrido em agosto, quando  os garimpeiros bloquearam a estrada que dá acesso à vila e incendiaram veículos como forma de reivindicar melhorias para a comunidade, deve ser visto com preocupação por parte do poder legislativo e executivo do Pará.

“Não devemos criminalizar os manifestantes por exigirem seus direitos que não foram cumpridos há anos. É lamentável que o movimento tenha  excedido ao depredar bens, mas se não houver uma ação rápida por parte dos poderes públicos para garantir os direitos da categoria garimpeira temo que o pior aconteça. Nesse sentido, é preciso agir rápido para evitar que mais um massacre ocorra no Estado, justifica.    

Preocupado, Zimmer solicitou aos deputados integrantes da Comissão Externa de Serra Pelada e da Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Mineração para ampliarem o debate juntamente com outros órgãos e entidades, com o objetivo de envolver a participação dos garimpeiros, Assembleia Legislativa, Ministério de Minas e Energia, Departamento Nacional de Produção Mineral, Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB/PA e a empresa Colossus, responsável pela exploração mecanizada do garimpo.   

“ Temos que unir e buscar alternativas para garantir os direitos dos garimpeiros e a continuidade do processo de exploração sem infringir os verdadeiros direitos da classe”, conclui.   

Na oportunidade, o presidente da Frente, deputado Raimundo Santos, informou que o caso já foi comunicado ao ministério e que aguarda um posicionamento do órgão para agendar uma audiência entre os parlamentares e o ministro Edison Lobão, em Brasília.

Na tentativa de resolver os conflitos envolvendo os direitos da categoria  o poder legislativo tem realizado nos últimos anos visitas e reuniões na vila do antigo garimpo.

História
O garimpo de Serra Pelada descoberto na década de 80, passou a ser conhecido como a maior mina de ouro do mundo e por ter na época mais de 80 mil garimpeiros trabalhando com a extração do minério. De lá para cá, os moradores da Vila vêm sofrendo com a falta de investimentos na saúde, educação, saneamento, energia e infraestrutura

Nenhum comentário:

Postar um comentário