Páginas

terça-feira, 15 de maio de 2012

16º JIPs - Maior evento esportivo-educacional tem início em Parauapebas


anderson  esquerda raimundo neto e afonso arajo  direita fizeram a abertura do jips.jpg

Foi com muito barulho e animação que teve início no Ginásio Poliesportivo, na última quinta-feira (10), dia do aniversário de 24 anos do município, a 16ª edição dos Jogos Interescolares de Parauapebas (JIPs). A competição, que este ano reúne mais de 2.300 atletas e cerca de 40 escolas das redes municipal, estadual e particular, é o maior evento esportivo estudantil local.
Os JIPs 2012 acontecem de 10 de maio a 3 de junho, todos os sábados e domingos, nas quadras das escolas Chico Mendes, Eduardo Angelim, Novo Horizonte, Marluce Massariol e Plácido de Castro. As modalidades disputadas na competição são futsal, handebol, voleibol, basquete, xadrez e tênis de mesa.
Para que os jogos aconteçam de forma saudável e com qualidade, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) garante transporte para o deslocamento dos atletas e água, bem como uma equipe multidisciplinar, composta por 160 pessoas, para cuidar da segurança a arbitragem do evento. Além disso, a Semed conta com parceiros que dão suporte à saúde e ao bem-estar dos alunos-atletas no decorrer do certame, como as secretarias municipais de Esportes (Semel) e Saúde (Semsa), o Corpo de Bombeiros, o Conselho Tutelar e a Polícia Militar. De acordo com o coordenador de Educação Física da Semed, Jonathan Kenzo, esses parceiros "são fundamentais para que o evento seja bem sucedido".
Para participar dos jogos, o aluno não precisa apenas gostar de esportes, precisa também ser bom em sala de aula. Segundo a professora Michela Torres, que leciona Educação Física na Escola Novo Horizonte, os estudantes que participam dos JIPs adquirem disciplina, sobretudo. "Para estarem inseridos nos times, os alunos precisam ter bom desempenho em sala de aula. Então, para que isso aconteça, precisam ser assíduos e disciplinados", explica Michela.
Um exemplo do que comenta a professora é a aluna Jainara Rodrigues, da Escola Paulo Freire, campeã no futsal feminino, da modalidade infanto-juvenil, em 2011. Depois que entrou no time da escola, Jainara melhorou da água para o vinho seu desempenho em sala de aula. "Comecei a me dedicar mais nos estudos. Antes, eu não era nada interessada. Vou me dedicar cada vez mais porque quero me tornar uma jogadora profissional", profetiza.

Conforme o secretário municipal de Educação, Raimundo Neto, a infraestrutura oferecida no período do treinamento pré-JIPs é importante para o desempenho dos alunos-atletas. "A cobertura das quadras e o fornecimento de todo material esportivo dão aos atletas maior possibilidade de treinamento e lhes garantem um maior conforto no período de preparação", afirma. Para Neto, o objetivo dos JIPs ultrapassa a noção de lazer: visa, também, a contribuir na formação de cidadãos, íntegros e disciplinados.

Na avaliação do titular da pasta de Esportes, Anderson Moratório, os jogos interescolares contribuem significativamente para o esporte educacional e para a vida dos alunos. "Ele fortalece o esporte educacional, uma vez que mobiliza 40 escolas e desenvolve nos alunos valores como respeito, solidariedade e integração", sintetiza.

Fonte: ASCOM Parauapebas

Nenhum comentário:

Postar um comentário