Páginas

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Parauapebas terá educação profissional no final do ano


O município de Parauapebas contará, até o final do ano, com uma escola de educação profissional. Localizada no bairro Cidade Jardim, a nova unidade atenderá 1.260 alunos, em 12 salas de aula, com 8 laboratórios, sendo seis deles básicos e dois específicos, além de biblioteca, auditório, quadra coberta e anfiteatro. Para discutir os rumos da Educação Profissional naquela região, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) reuniu, na tarde do último sábado, 19, no auditório da Câmara Municipal de Parauapebas, todos os interessados em debater e conhecer a proposta de educação profissional para o município.
Ao implantar o ensino profissionalizante em Parauapebas, a intenção da Seduc é facilitar o acesso ao mercado de trabalho de jovens e adolescentes oriundos dos municípios de Canaã dos Carajás, Marabá, Curionópolis e Parauapebas, que terão a chance de receber formação tecnológica na região onde moram, sem precisar ficar longe das famílias. O Fórum de educação profissional é o espaço de referência na educação do município, oportunidade que abre o debate à população, especialmente, com o setor produtivo e a sociedade civil, em clara demonstração democrática sobre a discussão de aproveitamento do potencial local e regional.
Eixos – A exemplo dos outros fóruns ministrados pela Seduc, em Parauapebas, a discussão promovida apontou os três eixos temáticos que nortearão a educação profissional: meio ambiente, saúde e segurança; informação e comunicação; controle e processos industriais. A vice-diretora da escola “Eduardo Angelim”, professora Ana Maria Sousa Santos, destacou que o fórum foi o momento de discutir as possibilidades de profissionalização dos jovens. "Antes da conclusão do Ensino Médio, muitos estudantes procuram cursos da rede particular e correm o risco de não obter a certificação, como regularmente acontece", informou.
A profissionalização e consequente qualificação de mão de obra atende as exigências de mercado da maior mineradora instalada na região, a Vale. Segundo Ana Maria Sousa, a procura por profissionais por parte das empresas terceirizadas da mineradora é grande no Sistema Nacional de Emprego (Sine). Em Parauapebas, mais de 17.500 alunos estão matriculados em oito escolas de Ensino Médio, na rede pública de ensino. A construção da escola profissionalizante vai permitir a inclusão de alunos após a conclusão de mais um ciclo na educação, sem ônus para os interessados.
A proposta do fórum recebeu aval positivo da classe estudantil. Os estudantes Rodrigo Martins e Geilson Costa, alunos da escola “Eduardo Angelim" e "Marluce Massariol”, afirmaram que a implantação da unidade é uma excelente oportunidade de profissionalização, além de sair do foco da Vale e apontar outros cursos, como informática, culinária, e informação, entre outros.
Texto: Izabel Cunha – Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário